sexta-feira, maio 13, 2011

PESCARIA

Para meu último dia de férias resolvi fazer algo especial com uma pessoa SUPER especial:  P A P A I.
Vou chamá-lo assim, de papai, pois era assim que o chamávamos quando éramos crianças. Lá em casa tínhamos esse hábito de chamar nossos pais de papai e mamãe mas infelizmente o perdemos pois nossos amigos não tinham o mesmo hábito e riam da gente, achavam que falar papai e mamãe era coisa de criança. Que bobagem, não sei porque os adolescentes daquela época queriam ser todos iguais... meu avô, já bem velhinho, quando ia contar alguma coisa sobre seus pais sempre se referia a eles como papai e mamãe e eu achava lindo.

Meu pai ops, papai é um fofo e adora pescar. Desde criança tenho a lembrança dele sempre chegando em casa com o cesto cheio de peixes. Acho que por isso gostávamos tanto de peixe em casa e acabei transmitindo esse gosto para minhas filhas também (meu marido ajudou nisso). Aqui todos gostam muito. Lembro de um episódio, acho que eu tinha uns 10 anos, em que ele, eu e meus 2 irmãos fomos pescar, de trem, em uma cidadezinha aqui perto. Fomos bem cedo e quando voltamos, no final de tarde, estávamos cheios de carrapatos. Coitada da minha mãe, não me lembro da reação dela mas acho que não deve ter gostado muito do resultado da pescaria pois peixes mesmo, não me lembro de ter trazido nenhum, já carrapatos...rsrs  

Segunda-feira, conversando com papai fiz o convite para a pescaria e, claro, ele aceitou na hora. Fomos aqui pertinho de casa em um pesqueiro bem próximo à Serra do Japi, uma reserva de mata Atlântica que foi tombada pelo CONDEPHAAT e se tornou reserva biológica. Deu para notar que quem mora em Jundiaí tem o maior orgulho dessa serra?
Eu levei 2 banquinhos, revistas e a máquina fotográfica. Papai cuidou das tralhas de pescaria e o almoço, é claro, foi uma deliciosa porção de peixe frito lá no pesqueiro mesmo.

A maleta de pesca, o pesqueiro e papai preparando as varas
 Aqui uma foto dos pescadores (essa foi a que saí mais magra, quase morri quando me vi nas fotos, dieta já), eu super estressada (deu pra notar pelas pernas cruzadas?) sonhando com um caixote de peixes (esse é lá do pesqueiro)
Enquanto pescava me distraí com a paisagem que estava a minha frente, a torre da igrejinha do outro lado da estrada foi pintada de verde clarinho e se integrou tão bem à paisagem, que não resisti ao zoom e enquanto me distraí, um peixe mordeu a isca e levou minha vara para o meio do lago. Olha ela boiando na terceira foto. Já deu para perceber que eu, enquanto pescadora, sou uma ótima fotógrafa? rsrs
O engraçado é que meu pai, minutos antes, comentou que meu irmão perdeu a vara que eu tinha lhe dado de presente de dia dos pais, porque um peixe a arrastou para o fundo desse mesmo tanque. Nunca mais a encontraram. Mas essa varinha teve melhor sorte pois a filha do dono do pesqueiro a pescou de volta pra mim. E com o peixe ainda preso no anzol.
Eu já estava ficando preocupada pois meu pai, pescador antigo, ainda não tinha pescado nada. Estava ele desanimado ali no cantinho quando de repente, uma bela tilápia o fez abrir esse lindo sorriso.
Essas imagens me distrairam bastante, acabei pegando apenas aquele Pacú mas troquei a isca várias vezes pois os peixes a levavam embora enquanto eu ficava fotografando. rsrs Nas fotos, no sentido horário, um pavão, cogumelos no tronco de madeira, uma íris e uma abelhinha nadadora.

Agora me ajudem numa coisa, ainda não consegui saber se eu ...

...pesquei o peixe, quando ele mordeu a isca?
...fui pescada, quando o peixe levou minha vara?
...ou pescaram para mim, quando a menina recuperou minha vara com peixe e tudo?

Ai, ai, ai, acho que no final das contas eu só pesquei mesmo os 5kg de filé de tilápia cortadas em filé que comprei antes de sair de lá. kkk
bjs a todos, o que valeu mesmo foi o passeio com papai. Agora tenho que congelar os filés porque 5kg + o pacú + a tilápia que meu pai pescou, é peixe demais. E segunda feira acaba a moleza.
;)

P.S. Eu tinha feito um post enorme sobre macarrão e o blogger sumiu com ele. Eles disseram que ia voltar mas não voltou. Agora to com preguiça de fazer de novo. sniff!! Quero meu post de volta.
Já voltou. Valeu pessoal do blogger. Ainda bem que vocês leem meus posts e atenderam meu pedido rapidinho. kkkkk Tô engraçadinha hoje...hehehe

2 comentários:

  1. olaaa
    adorei seu blog!
    parabens!
    mary

    ResponderExcluir
  2. poxa..comentei e nem deixei meu email..rss
    acho q foi a pressa.
    dmsdg@yahoo.com.br
    bjusssss

    mary

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelos comentários. Venham me visitar sempre!
Um abraço. Mamélia ;)


FEITO NO BRASIL