sábado, março 26, 2011

MOUSSE DE CUPUAÇU

Olá pessoal, voltei para passar uma receitinha meio France meio Brasil (vocês sabem que estou numa fase meio francesa rsrs). Mousse de Cupuaçu. Receitinha de preguiçoso, como sempre, porque eu topo qualquer grau de dificuldade para receitas salgadas mas para doce... não sei qual o problema mas, se for complicado...nem termino de ler a receita.
Gente, fica D - I - V - I - N - A !!
Receitinha das amigas de trabalho. Estou repetindo a receita hoje, e se estou repetindo é porque é fácil e deliciosa, e além de tudo, exótica.
Hoje a filha mais velha ia receber amigas de longa data em casa e então decidi caprichar na recepção. Comidinhas para beliscar, música francesa (ai que chique!) e a estrela da tarde seria a mousse de cupuaçu. Usei algumas das minhas louças preferidas, a toalha de sempre e...as flores? Ah me esqueci de comprar flores, mas isso não é problema, alguma coisa do meu quintal haveria de servir para enfeitar a tarde. Minhas lindas avencas e até o matinho que é praga virou estrela da mesa.
 Aqui o porta velas que virou "vaso". Novo uso para velhos objetos.
 A licoreira sem tampa virou vaso de avenca e a tacinha porta-velas também virou vaso.
A velha mesinha de centro voltou para o lugar pois estava de escanteio para evitar que o bebezinho batesse nos cantos. O tapete ainda está de férias...para o bebê não tropeçar...coisas de vovozinha...
E voltando à mousse, essas tacinhas, assim como as colheres banhadas à prata, são do mercado livre. Comprei as taças para relembrar os velhos tempos, minha saudosa mamãe (lembro dela todos os dias, ai que saudade!!!) tinha dessas taças para tomar sidra no final de ano. Engraçado como hoje tomamos espumantes em taças altas, quando eu era criança  usávamos dessas baixinhas e largas.
Bom, chega de nostalgia, vamos à receitinha.

MOUSSE DE CUPUAÇU

1 lata de leite condensado;
1 lata de creme de leite sem soro;
200g de polpa de cupuaçu (pode ser a congelada).
2 danettes ou chandelles  (ou similares) de chocolate.
castanhas ou nozes para decorar.

Bater os 3 primeiros ingredientes no liquidificador.
Coloque em taças ou em uma travessa e leve à geladeira até endurecer. (aprox. 2 horas)
Cubra com o danette ou chandelle de chocolate e enfeite com nozes ou qualquer outra castanha.

Fica   d  - i - v - i - n -o  !!!  Se não tiver ou não gostar de cupuaçu, pode substituir por maracujá, limão ou qualquer outra fruta que  tenha a reação de endurecer o leite condensado.

E falando em França, minhas aulas continuam, estou aprendendo os números. Gente, o francês é demais, eles não tem o número 70.
 70 para eles é 60+10 e 80 é 4x20. Como bem lembrou minha amiga Joana, o 90  é 4x20+10. Devem ser ótimos matemáticos pois parecem gostar de fazer contas. rsrs
Não é fácil não mas estou adorando.
bjs a todos e recomendo muito que vocês aprendam algo fora da nossa lógica. Faz muito bem para o cérebro e para a alma.
bjs bjs bjs


6 comentários:

  1. Oii, Ma !!!

    Eu adorei o jeitinho que vc deu para compor a mesa...flores no quintal.Com carinho tudo fica lindo....e a mesa ficou.

    A receita da mousse é do jeitinho que gosto...prática e deliciosa.

    Estive vendo a sua produção de piu-pius e percebi que está em franca expansão. Só vc acha que está devaar...não sei como vc consegue dar conta de tanta coisa.:)

    Beijinhos

    Ana

    ResponderExcluir
  2. que delícia deve ter ficado heim!
    maria eu tava dando uma olhada rápida nos seus tutoriais e vi aquele negócio, que faz viés como chama, onde compra é importado? é fácil usar ? depois se vc tiver um tempo vc me explica?
    um abraço susi

    ResponderExcluir
  3. Deu água na boca, adoro o sabor do cupuaçu. Esta musse a gente usa muito aqui para fazer a taça da felicidade, que é exatamente o que o nome diz. Nessa versão com chandele eu não conhecia mas aprendi uma maneira de inovar com jeito bonito e gostoso. Teus arranjos ficaram sofisticados, se você não conta que é a praga do jardim eu ia ficar curiosa para saber que flores fofas eram essas. Você vai acostumar com a lingua francesa, a princípio parece complicado mas não é. Eles tb não tem 90, nem 91. É 4x20+10+11+12... Fica lindo no biquinho. Aprenda e depois vá a Paris, é a mais fofa cidade do mundo. E ao contrário do que dizem as más linguas, os franceses são imensamente simpáticos e prestativos. Bjs
    Joana

    ResponderExcluir
  4. olá mamélia.
    gostei do capricho e criatividade.
    Arranjos de última hora e peças adaptadas, tudo ficou lindo. E gostei também da ousadia do cupuaçu.Bem fácil a receita, vou tentar qualquer dia desses.
    bjão e um ótimo domingo
    mari

    ResponderExcluir
  5. Nossa, estou perdida no tempo! Não aparece uma atualização sua faz tempo, acredita? Isso acontece o tempo todo e com vários blogues, me dá um nervoso!
    Mas tudo bem, estou aqui e descobri que as novidades estão fervendo, rsrsrs
    E, claro, sempre tem colírio! (suas fotos)
    Mamélia, essa sobremesa parece facim de fazer e deliciosa. Vou ver se encontro polpa dessa fruta nos mercados aqui perto, ou então faço com limão, pois acho que vai ficar também deliciosa.
    Obrigada pela receita.
    Beijinhos e um lindo domingo.
    Valéria

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelos comentários. Venham me visitar sempre!
Um abraço. Mamélia ;)


FEITO NO BRASIL