sábado, março 19, 2011

ADMIRÁVEL JAPÃO

Sempre gostei do Japão. Admiro esse povo que faz coisas improváveis, incríveis e grandiosas num território originalmente tão pouco privilegiado pela natureza. Talvez por esse pouco privilégio tenham se desenvolvido tanto do ponto de vista tecnológico, tenham feito jardins sobre pedras estéreis, tenham colorido pequenas porções de água com lindas carpas, tenham feito da sua comida a mais bonita e delicada que já vi, talvez por isso tenham um artesanato tão requintado, tecidos tão diferentes e tão disputados pelo mundo ocidental.
Apesar de tanta tecnologia permanecem com suas tradições milenares, com seu modo recatado de ser, sempre educados e altamente civilizados. Até mesmo em momentos de luta pela sobrivência, quando normalmente afloram os mais primitivos e egoístas comportamentos na maioria dos seres humanos, eles mantém o senso de ordem e a disposição para o trabalho. 
Enquanto o Japão junta seus cacos, com ordem em meio ao caos, no norte da África um ser egocêntrico e vaidoso ao extremo, trata de fazer cacos dos seus cidadãos e dos seus prédios inteiros. O ser humano é mesmo complexo e nesse mundo tão grande encontramos tantas diferenças de comportamento e de valores... Aos japoneses minha solidariedade e admiração. Um povo que planta bosques de cerejeiras para vê-las florir, e contemplar sua beleza por apenas alguns dias no ano, certamente saberá ser paciente nesse processo de reconstrução. 
Vida longa ao Japão

5 comentários:

  1. Também admiro esse povo sofrido e perseverante. Vi numa entrevista, uma senhora falando que eles, que é da educação japonesa não ficar se lamentando eles guardam suas forças para a reconstrução! Quanta sabedoria, porque afinal eles aprenderamm com o sofrimento, tanto do pós guerra, quanto de terremotos,tanto que estavam preparados para o que aconteceu.Feliz dia do artesão e bom fim de semana! bj Nina

    ResponderExcluir
  2. Olá Mamélia.
    Faço minhas suas palavras. Tenho profunda admiração pelo povo japonês, que nessa hora tão triste e dramática nos dá lição de civilidade. Desejo de todo coração que eles consigam mais uma vez se recuperarem rápido e tocarem a vida como sempre....
    bjão
    mari

    ResponderExcluir
  3. Oii, Ma !!!

    Que delícia de post...belo texto. Tanto que assino em baixo. :) Lamentável o que está acontecendo mas tenho a mais absoluta certeza que esse povo tão resistente e inteligente vai dar uma bela lição para o mundo.

    Adorei os passarinhos...so cute !!! Feliz dia do artesão p/ ti.

    Bom findi

    Beijinhos

    Ana

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Mamélia, pelas suas palavras bonitas ... Eu sempre acompanhar o blog maravilhoso!
    Estou enviando-lhe um beijo de Itália!
    Arianna
    www.ilfilodiarianna-ari@blogspot.com

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelos comentários. Venham me visitar sempre!
Um abraço. Mamélia ;)


FEITO NO BRASIL