sábado, março 12, 2011

"AVENTURAS" EM SÃO PAULO e COMO DOBRAR UM GUARDANAPO DE TECIDO EM FORMA DE COELHINHO

Olá pessoal, dia chuvoso por aqui. Ainda bem que ontem não choveu pois tive que ir até a 25 de março para comprar um tecido que não encontrei de jeito nenhum aqui na cidade.
Estou fazendo as bordas de um cobertor com um tecido que não foi suficiente, então rumei para Sampa ontem de manhã e como não dirijo em São Paulo, pulei da cama às 5h00 e peguei o ônibus das 6h30. Às 7h30 estava completamente espremida dentro do metrô.  Acho que eu não suportaria ter que fazer isso todos os dias, paulistano sofre.
Cheguei na 25 certa de que encontraria o tecido mas...não tinha naquela região, só no Brás, descobri que o tecido é da "Caldeira & Cia". Até aí já eram 9h00 e eu tinha que entrar no trabalho até no máximo meio dia e meia. Fiquei na maior dúvida se daria tempo e por sorte o vendedor de uma loja onde sempre compro lá na 25, conhecia um vendedor dessa loja do Brás e me deu o telefone do moço. Liguei antes para saber se tinha o tecido e corri para o metrô pois não sei andar de ônibus lá (disseram que era mais fácil de ônibus). Quando cheguei na estação do Brás (que eu não conhecia), levei uns 15 minutos só para atravessá-la, é gigantesca pois tem integração com trens então é estação de metrô e de trens. Mais meia hora de caminhada rápida e estava eu na loja - feliz e contente com 4 metros do tecido e mais alguns de outros que acabei levando, afinal tanto esforço tinha que ser compensado kkk.  Agora teria que percorrer todo caminho de volta em tempo recorde. Ainda bem que não tive tempo para pensar muito nisso então até que foi fácil.
Eu quando encafifo com alguma coisa não tem jeito...às 12h20 eu estava chegando no meu trabalho, com muita dor nos tornozelos e um calor terrível. Só para completar o dia descobri que ainda não tinham consertado o ar condicionado quebrado há mais de 1 semana. Quase derreti, sem brincadeira, acho que perdi uns 2 kg ontem...o que a gente não faz pelos fihos e netos? ...e por um capricho meu também...vá lá. Acho que to numa fase obstinada.
Depois mostro os cobertores, de 1 cobertor de solteiro estou fazendo 2 para berço. E preciso falar também de tecidos, os tecidos nacionais estão cada vez mais lindos. Também quero mostrar os feltros estampados que andei comprando, muito fofos. Preciso achar tempo...tempo...tempo...
Mas na verdade o que eu quero mostrar mesmo é o guardanapo de tecido com dobradura em forma de coelhinho. Ontem quando cheguei em casa, depois de um merecido banho, criei raízes no sofá (até por conta da dor nos pés que perdura até hoje) e fiz uma das coisas que mais me relaxa, visitar blogs. Mas não consegui fazer muitas visitas pois quando vi o guardanapo no blog da Mari, resolvi que queria aprender e aí fiquei pesquisando até encontrar (não disse que estou numa fase obstinada?rsrs), fiz um tutorial com fotos. Aqui em casa nunca usamos guardanapos de tecido (depois sou eu que tenho que lavar) mas esse eu usaria.
De toda forma segue meu tutorial pois vai que um dia tirem o vídeo do ar...
bjs a todos e espero que gostem.
Dobre o guardanapo em 3 partes...
...formando um retângulo.
localize o centro e dobre um dos lados de cima para baixo
e depois a outra metade
ficará assim
pegue a ponta da esquerda e dobre para cima
assim
faça o mesmo do outro lado
dobre mais uma vez de baixo para cima
assim
repita do outro lado. No meu caso usei um alfinete pois esse guardanapo tem 82% de poliéster o que o deixa muito liso, além disso nunca foi lavado, então escorrega muito.
Agora vire a figura para o outro lado (olha as orelhinhas aí)
e dobre a ponta inferior para cima formando o "rabinho" do coelho
dobre a figura ao meio no sentido da altura
Mudei o alfinete de lugar para prender
Ficou assim
Agora só falta uma solução para esse alfinete, talvez mini prendedores de madeira com uma cenourinha colada.
Vocês repararam no tecido azul que usei de fundo? É nacional, estampa da Renata Blanco. Amei a delicadeza. Menos é mais.

11 comentários:

  1. Oi minha flor!
    Nossa, que maratona! E que coragem!!
    Eu nunca fui na 25 e também não posso nem pensar em dirigir em SP (e olha que não tenho medo de dirigir, hein). Preciso me inspirar em você e ir à luta, tomar um busão, uns metrôs e mandar ver, rsrsrs
    Esse post lindo só tem um problema...cade os tecidos??? Quero ver, uai! rsrsrsrs
    Você tem toda razão, os nacionais estão dando um show, tem cada um!
    E essa Renata, noooooooossa, é tudo de bom.
    Eu tenho uns cortes da coleção dela e são de babar.
    Amei o coelhinho, muito fofo, obrigada pelo capricho de tirar as fotos e fazer uma pap pra gente, viu.
    Beijinhos, e um pra netinha também!
    Valéria

    ResponderExcluir
  2. Que correria né?
    Mas que bom que achou o que procurava!
    Esse coelho de guardanapo esta uma graça....acho que um prendedor com a cenourinha sería o ideal!

    bjks

    ResponderExcluir
  3. Tô que nem foca, batendo palminhas, quando vê uma sardinha!!!
    Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh
    Mamélia, que legal esse post sobre a dobradura do guardanapo! Amei. Vou fazer, para o café da manhã da páscoa, típicamente italiano, que faço todo ano aqui em casa.
    Além disso, menina, que determinação hein? É isso mesmo: devemos correr atrás de nossos sonhos/objetivos. Parabéns!
    Um grande beijo e bom fds

    ResponderExcluir
  4. Oi Maria
    A idéia é incrível...adorei!
    Ótimo final de semana pra você.
    C/ Carinho
    Roseli

    ResponderExcluir
  5. Fofíssimo o coelhinho! E se ao invés do alfinete você ir passando o ferro quente marcando os vincos? É que é poliester né, talvez funcione com algodão.
    Bem, me enganei nas medidas do meu PAP da caixinha. O retangulo é de 9cm/24cm e não por 12. Já arrumei la no post, se você salvou a imagem vai la e salva de novo, rsrsr ou então, anota.
    Bom fim de semana.
    Besitos y bendiciones.

    ResponderExcluir
  6. Pois é Mamélia a gente sofre mesmo, isso porque ontem ainda tinha gente viajando e o metrô não estava tão cheio quanto costuma estar..já imaginou o drama né? rs Tem que rir pra não chorar.rs Li toda a sua peregrinação pelo tecido e posso confessar que também já fiz parecido tudo por causa de um encomenda de urgência. rs Mas depois quando a gente pára e pensa "acho que não faria de novo"....rs
    Adorei esse pap do coelhinho, e eu ia mesmo perguntar como substituir esse alfinete mas a sua idéia de usar um prendedor é ótimo.
    Bjks...Aninha

    ResponderExcluir
  7. Oi Mamélia,
    que maratona hem...que bom que deu tudo certo...adoraria ir na 25..hehe,mais moro mto longe!Lindo o tecido da Renata blanco e adorei a dobradura do coelhinho...muito fofo!
    Beijos,
    Mery

    ResponderExcluir
  8. Oii, Ma !!!

    Menina, amei a conversa. :) Descobri que vc é mesmo mais persistente que eu...muito mais.hehehe E que coisinha mais fofa esse coelhinho, sem contar que tá super bem explicado...sim, pois vc além de encafifar tb é super caprichosa com o que faz.

    E antes de sair , preciso dizer que tb não suportaria pegar o metro diariamente em horário de rush...fala sério.:)

    Beijinhos

    Ana

    ResponderExcluir
  9. ADOREI A DICA E SEMPRE BOM APRENDER! ESPERO VOCE NO APRESSADOS E TENHA UMA LINDO DOMINGO!

    ResponderExcluir
  10. Olá Mamélia.
    Ir para Sampa é sempre uma saga.
    Fui ontem, sabado, bem cedo pra não correr o risco da chuva e pegar congestionamentos. Fui de carro com o maridão e filha mais velha.E graças a Deus conseguimos voltar sem stress.
    Que persistência...parabéns....
    E que bom que meu post te inspirou.
    Ficou legal a dobradura,um pregador decorado acho que resolve.
    bjão
    mari

    ResponderExcluir
  11. Tu tá obstinada mesmo! Corajosa fazer essa odisséia bem cedo e ainda ir trabalhar... aquele lado de SP é pauleira... faz bem para as vistas, mal para o bolso mas, mesmo assim, continua sendo bom! rs...
    E que fofura esse guardanapo hein? Imagina uma mesa de páscoa, que coisa mais fofolete?

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelos comentários. Venham me visitar sempre!
Um abraço. Mamélia ;)


FEITO NO BRASIL