sábado, agosto 28, 2010

A ESCOLHA DE SOFIA.

Política é uma coisa chata...ok...talvez ninguém leia este post até o final mas sinto uma necessidade imensa de compartilhar o que penso. Ainda que fale apenas para mim mesma e para minhas filhas que são assíduas leitoras desse blog, já estará valendo a pena. Não gosto de nenhum dos candidatos. Tenho alguma simpatia por Marina  mas já faz algum tempo, acho que uns 10 anos, que eu decidi me alienar do mundo político. Não que eu tivesse sido política um dia na vida (quero dizer político com cargo), ou tivesse algum parente nesse mundo, mas eu tinha ideologia...aliás eu tinha muita ideologia, acreditava em um Brasil justo, ético, correto, sem discriminação sexual, racial, religiosa ou de qualquer ordem. Como me decepcionei demais com a realidade, decidi me alienar.

Eu sou do tempo da ditadura, eu nasci em 63 e ela, a "dita" em 64, tudo bem que na época mais pesada eu era bem criança, tenho até uma foto (que eu detesto), onde estamos eu e uma amiguinha de classe em um desfile de 7 de setembro, carregando uma foto enorme do então presidente , o sr. emílio garrastazu médice (1969/1974). Como éramos as menores da classe, nos colocaram para abrir a "ala" do desfile. A foto é em preto e branco mas me lembro perfeitamente da blusinha de cetim amarelo, o tênis conga azul marinho branco com meias brancas 3/4, a saia de preguinhas que já não sei se era azul ou verde, acho que era verde. Me lembro também, muito vagamente, de alguns professores falando baixinho sobre assuntos "proibidos".  É gente...nossos ditadores também faziam suas imagens aparecerem sempre, principalmente em datas cívicas, carregadas por inocentes criancinhas sorridentes. Para quem é jovem e hoje vê hugo chaves, kim jong II, sempre se fazendo aparecer em grandes outdoors ou até mesmo em monumentos (são pelo menos 20 os mais famosos ditadores da atualidade), não sabe muito bem, mas...o Brasil já foi assim...uma ditadura...
No final dos anos 80 eu andava de estrelinha vermelha na jaqueta. Na época eu trabalhava em uma empresa do governo federal (de direita é óbvio), frequentava comícios, defendia o PT com muita convicção, tentava convencer familiares e amigos a votarem no partido. Tenho até autógrafo do Lula quando ele e Plínio de Arruda Sampaio eram candidatos no final dos anos 80. Acreditava muito naquelas pessoas e no poder das mudanças que elas provocariam.

Um aparte....
Na época eu era uma devoradora de livros, jornais e revistas, sabia tudo sobre política. De todos os livros que li até hoje, acho que o que mais me marcou, e o que até hoje, na minha modesta opinião,  traz o melhor desenho da mente humana em face ao poder é  "A Revolução dos Bichos" (li umas 3 ou 4 vezes). Muito embora  George Orwell, o autor, tenha escrito esse livro como uma crítica ao comunismo, eu acho que ele se encaixa perfeitamente em qualquer tipo de regime pois os homens agem da mesma forma sempre que tem o PODER em suas mãos. É um livro atemporal.
Para quem não conhece o livro, eu recomendo fortemente sua leitura. Ele retrata uma fazenda onde os animais (quase todos analfabetos e desprovidos de inteligência), são liderados por porcos que leem e escrevem. Eles se revoltam com o tratamento que recebem dos donos - os humanos, pois se sentem escravizados. Então decidem expulsá-los da fazenda e passam a governar o local em prol do bem comum e da igualdade. Criam leis e regras para que todos sempre se lembrem que o que importa é o bem comum. Porém com o tempo, não é  bem isso que acontece e os mais espertinhos (os porcos), passam a dominar o local de tal forma que passam a se comportar como se fossem humanos. Não vou contar todo livro pois há detalhes preciosos que só lendo para captar. Leiam pelo menos o resumo que se encontra disponível em inúmeros sites pela internet.

Bem, voltando ao Brasil 2010, as eleições estão aí e eu comecei o ano revoltada com os políticos e certa de que novamente anularia meu voto - fiz isso inúmeras vezes e confesso que gostaria que todos tivessem feito o mesmo para mostrar o descontentamento geral com a corrupção, com o 'legislar em causa própria' e com a impunidade.

Depois de receber, ler e refletir sobre alguns textos, confesso que comecei a mudar de idéia. Uma das frases que me fez pensar foi esta:


"O maior castigo para aqueles que não se interessam por política, é que serão governados pelos que se interessam." (Arnold Toynbee)



Contundente não é mesmo? Já pensaram em um país governado por candidatos com codinomes de ervas daninhas, mulheres frutas, malandros e afins? Aqui no estado de São Paulo a coisa está pra lá de feia...uma palhaçada...mas...a democracia tem seus percalços...antes assim. É muito bom que todos possam se candidatar porém, cabe a nós eleitores decidirmos quem merece nosso voto.

Os dois candidatos a presidência com maior intenção de votos me parecem tão iguais....o que decidir então?

Nenhum dos dois levaria meu voto, a situação realmente remete à "Escolha de Sofia" - como bem disseram por aí. Hoje decido pela alternância do poder. Me parece pavoroso deixar o mesmo partido tantos anos no poder, tive verdadeiro horror quando se cogitou a RE-REELEIÇAO de Lula. Acredito com veemência que isso é um perigo para a democracia. Ainda que seja o partido que vi nascer e acreditei e defendi por muitos anos. Ainda mais com tanta simpatia à hugo chaves!!! Meu maior medo é ver se repetir sempre ao final da história, algo assim como no livro "A Revolução dos bichos":
"Eu olhava para o porco e olhava para o homem...e já não sabia mais quem era o porco e quem era o homem..."
Mas fazer o quê? Melhor votar no menos pior, e nunca, jamais deixar que um mesmo partido fique tantos anos no poder. Isso é muito perigoso. Tenho medo, muito medo...

Acesse o SITE do TSE clique no seu estado e veja a ficha dos seus candidatos.
Se amanhã eu mudar de idéia, prometo que volto aqui para contar...mas hoje...é isso que eu penso.

11 comentários:

  1. kakakaka, gostei das letrinhas pequeninas. Encontrei alguém que pensa como eu!!!!!!!!!!! Pensei que era a única no mundo!
    Ja desejei muitas vezes que os brasileiros pudessem se unir e não votar, uma greve de votos pra manifestar repudio a essa poca vergonha que esta formada, essa estrutura que facilita a corrupção, é ela que tem que mudar. Gente é corrupta mesmo, em todo país é assim mas quando a estrutura política colabora fica pior né.
    Ainda bem que estou longe, (por um tempo, né) estou livre de votar. Se fosse votar seria contra tudo que esta posto. Não adianta elegir pessoas (podem ser as melhores do mundo) quando a estrutura esta podre. ai, ai, ai, vou para por aqui.
    Besitos

    ResponderExcluir
  2. Mamelia, é uma pena para o Brasil e para nós, que poucas pessoas pensem como voce.
    Se todos se unissem e não se vendessem por pouco, talves estivessemos em uma situação melhor. Há algum tempo sou como voce, Voto Nulo, porque se voce pensaqr bem sai eleição vem eleição são sempre os mesmos "safados" que lá estão.
    Voce quer ter uma ideia, se um pobre pai de familia, por alguma razão tem seu nome sujo, ele não consegue sequer arrumar um emprego, já eses "senhores e senhoras" tem uma ficha corrida as vezes maior do que de muito bandido e apesar da lei não permitir mais esta lá, candidato.

    Isso é uma vergonha, Outra coisa que me entristesse muito, é ouvir asim,"vou votar em fulano de tal, afinal não tem outra opção!!!", por Deus, então não voto em ninguem.

    Voce já pensou em ser representado por TIRIRICA, MARCELINHO CARIOCA, BATORE E OUTROS DO MESMO NÍVEL???

    Só Deus mesmo para nos amparar.

    Beijos

    MIriam Regina

    ResponderExcluir
  3. É Mamélia estamos numa situação bem complicada.
    Eu tenho escrito no meu blog algumas coisas que penso em relação a isto. Política é um assunto delicado, pois as pessoas tem medo de falar sobre ela.
    Mas acho que esta na hora de entender que não da mais pra ficar esperando que alguem faça alguma coisa por nós....
    Temos que mudar o que aí esta, urgentemente.
    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Querida Mamélia,
    desde que a campanha elitoral começou estou muito preocupada. Tive até pesadelo onde eu estava na frente da urna e não sabia o que fazer... Não ficou satisfeita com a ideia de anular tudo, apesar dessa ser a primeira alternativa que me vem à mente. Mas essa escolha não me traz tranquilidade alguma. Chego a pensar que se trata de um problema de fé, ou seja, perdi a fé e a esperança nessas pessoas que se dizem interessadas pelo bem público. Meus Deus, como soam falsas e oportunistas!!!
    Vou tentar pesquisar e tentar separar o joio do trigo... Que Deus nos ajude!!!
    Agora aliviando a mente, faça as florzinhas sim! É muito rápido! POde acreditar. Você já deve ter percebido que se deu para eu fazer... a pessoa que qer terminar tudo num piscar de olhos... dá para você encarar numa boa, hehehe.
    Esses dias vou mostrar o que eu fiz com as minhas....
    Beijos e bom domingo.

    ResponderExcluir
  5. Nossa, minha história política é muito parecida com a sua. Estou hiper mega decepcionada com tudo de errado que o PT fez e não poderia...não o PT que tanto pregou....Concordo com TUDO que disse. Vou votar no Partido Verde como protesto...não sei se é o mais correto mas não quero reeleger ninguém...
    Amei as orquídeas! Que dedo verde hein?
    Abraço,
    Ana

    ResponderExcluir
  6. Wellll... taí, um assunto que me incomoda. Não voto, mas sofro todas as consequencias.

    Acho um absurdo essa mentalidade que as pessoas tem de votar nos dois primeiros lugares nas estatísticas achando que os outros candidatos não terão chance.

    Posso ser meio idealista, mas acho que o voto deve ser para o candidato que tenha a melhor proposta, no minimo. Mesmo que depois não faça nada ( corriqueiro isso, né:)

    Simpatizo e pelo que vejo os dois candidatos que me parecem menos pior são a Marina e o Plinio. E já disse aqui em casa...se a Dilma ganhar eu vou embora desse país que eu amo tanto... fala sério !!!


    Bem, desabafo feito (parte, né...se eu falar tudo que penso:)...vou embora desejando que vc e sua família tenham uma linda semana

    Beijinhos

    Ana

    ResponderExcluir
  7. Jurei a mim mesma não tocar mais neste assunto quando o sr Lula virou presidente do Brasil. Infelizmente as poucas cabeças que pensam neste país e votam conscientemente não ganham a eleição. Só quem realmente nasceu e cresceu no ABC paulista (como eu) sabe quem é realmente o Sr. Lula e sua corja. Todos pagamos por isto.

    ResponderExcluir
  8. Pois é amiga, cá em Portugal também vivemos uma ditadura quase 50 anos e era terrivel cá a partir do ciclo preparato´rio 5º ano agora tinhamos que pertencer á mocidade portuguesa ,em que todos os sabados a partir dos 10 anos tinhamos formaturas para quando houvesse visitas de estado lá íamos nós e ai de nós que faltasse era reprovado só por isso. Ainda bem que vivemos numa democracia, mas coropção amiga ´há em toda a parte.Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá meninas, bom saber o que vocês pensam. bjs. mamélia

    ResponderExcluir
  10. Bom só tenho a dizer que sou muito parecida com você nasci na decada de 60, tive um tio morto e como você acompanhei o nascimento do PT.

    Adorei o seu texto, acho que você disse tudo o que todos nos gostaríamos de dizer.

    ResponderExcluir
  11. Oi querida,
    Acabei de escrever um comentário enorme e simplesmente perdi ao tentar publicar... vou tentar refazer.
    Ao ler seu texto me vi em suas palavras. Também adoro a Revolução dos Bichos, li aos 10 anos e releio até hoje. Sou de 70 e aos 14 já fazia campanha pelas diretas, lia a Voz da Unidade e meu ídolo era o Amazonas do Partidão (época boa aquela). Depois, no movimento estudantil me aproximei do PT, me filiei e trabalhei muito em campanhas que serviam apenas para firmar a legenda (como a do Plínio a que vc se referiu). Vivi intensamente o crescimento do PT nas décadas de 80/90. Jamais, jamais irei esquecer o que vivi na campanha de 89! Foi uma lição de vida e cidadania. O que dizer de debates em que reuniam-se Lula, Brizola, Roberto Freire (antes de sofrer a lobotomia ideológica de hoje), Ulysses, Maluf, Caiado, etc e tal. Sinto saudades, muitas saudades. Depois da eleição do Collor fizemos camisetas e cartões: “não reclame para mim, eu votei no Lula”, era divertido ver a cara as pessoas quando entregávamos o cartão!!! Neste período conheci o Lula e todos os outros nomes do partido que então significavam a esperança de uma sociedade mais justa. Até hoje tenho minhas camisetas, botons e adesivos daquela campanha.
    Quem viveu este período da virada entre 80 e 90 sabe o significado das palavras “partido”, ïdeologia”, “esperança”.
    Quando passei no concurso tive que me desfiliar, mas o coração continuava no PT. Em 2002 era juíza eleitoral e quando percebi que a vitória era irreversível saí do salão de apuração da pequena Palmeira para chorar copiosamente de alegria. Poucas vezes na vida fiquei tão feliz como naquele dia. Acompanhei a posse com o orgulho de quem sabe que teve participação naquela vitória.
    O depois todos sabemos... a minha decepção com o partido pelo qual tanto lutei é indescritível e me pergunto: eu era muito burra e não percebia ou as pessoas mudaram ao chegar ao poder? Não sei a resposta e nem me interessa mais saber. Acabou. Como disse o Gabeira: sonhei o sonho errado, aliás também chorei quando o Gabeira disse isso ao se desfiliar do PT. Assim como meu coração apertou ao ver Marina, Heloisa Helena, Plínio e tantos outros deixando o partido... admitindo que todos sonharam o sonho errado.
    Tudo para dizer que voto no Plínio, não porque o Psol me agrade ou porque seja a favor de sua plataforma política. Mas voto em homenagem à pessoa que um dia fui, àquilo em que acreditei ser possível, aos meus sonhos, certos ou errados. Voto em homenagem a este senhor de cabelos brancos que teve a coragem de jamais mudar suas convicções, ainda que hoje elas sejam anacrônicas e até mesmo motivo de riso para muitos. Voto porque ele é um homem digno, correto, honrado.
    Voto em homenagem a um mundo que não volta mais...
    Escrevo tudo isso e sinto vontade de chorar por quem fomos um dia e pelo mundo que acreditávamos ser possível construir mas ficou para trás, velho como os cabelos brancos do Plínio.
    Não voto na Marina por conta de suas fortes convicções religiosas, não tenho certeza se ela consegue fazer a distinção como é devido. Não voto na Dilma porque ela é apenas uma burocrata com a missão de dar continuidade ao projeto de poder de um homem, Lula.
    Voto no Plínio para lembrar quem eu fui no melhor período da minha vida.
    Agora vou ali chorar um pouquinho e já volto.
    Beijos
    Lu

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelos comentários. Venham me visitar sempre!
Um abraço. Mamélia ;)


FEITO NO BRASIL