quinta-feira, abril 22, 2010

VAI UMA ESFIHA AÍ?

Nós íamos voltar só amanhã mas como teremos compromisso amanhã logo cedo decidimos voltar agora à noite. Ontem resolvi fazer esfihas lá na chácara e como o dia estava super claro fotografei o passo-a-passo para vocês. Ainda bem que ficaram boas pois deu um trabalhão tirar todas essas fotos, sem contar que minha sogra achou que eu estava ficando maluca e não entendeu muito bem essa história de tirar fotos da comida para mostrar na internet. (risos)
Se não entenderem minha letra é só pegar a receita completa  aqui no site da Rede Gazeta. É da Palmirinha (sou fã dela).

Ingredientes da massa
Para o recheio usei a carne crua, cheiro verde, cebola e tomates picados, sal e pimenta do reino
Misturei tudo e deixei descansar enquanto fazia a massa.
Primeiro dissolvi o fermento no açúcar e água morna aí adicionei os demais ingredientes (cuidado com a far. trigo pois talvez não seja necessário usar tudo ou talvez use um pouco mais). Deixei a massa crescer até dobrar de volume
Fiz todas as bolinhas do mesmo tamanho (pelo menos tentei) pois assim as esfihas ficaram iguais (rendeu 24 bolinhas)
Achatei a massa com as mãos e coloquei o recheio cru
Comecei a moldar a esfiha juntando duas pontas da massa formando um cone (como o de sorvete)
Levantei a parte da frente da massa e juntei ao cone formando um Y
Fechei bem, apertando as emendas
Como lá na chácara só temos o indispensável na cozinha (lá não tem pincel e muito menos ralador de nóz moscada Kkkk), meu marido resolveu meu problema do pincel providenciando uma pena de galinha (devidamente limpa é claro). Meninas, descobrimos a América, pena de galinha é muito mais macia que um pincel de cozinha e não fura a massa.
Pincelei as esfihas com gema de ovo
Assei algumas com as emendas para cima...
...e outras para baixo.
Ficaram muito boas acompanhas de salada e limão galego.
bjs ;)

20 comentários:

  1. Olá Maria Amélia
    Deve ter ficado uma delícia!!Obrigada pela receita...vou tentar fazer!!
    Bj
    Nilda

    ResponderExcluir
  2. ADORO VOCE, SAUDADESSSSSS, já estou copiando a receita rapidinho,essa sim é boa tudo bom e rapido, o rápido talvez nem tanto, vou fazer sabado sem falta, minha neta vai amar.
    Adorei a Pena!!! o yogurte vai na massa né? se entendi bem??

    Que bom que voce esta exibida né assim a gente te ve, pensei de ir ver voce na feira mas não consegui nem saber onde era e estava atrapalhada, agora que minha filha mudou não sei mais onde eu moro, onde durmo, onde como, sei lá tá uma bagunça.....

    Beijos
    Loredana

    ResponderExcluir
  3. Ai, que maravilhosas! As esfihas e a cozinheira! Adorei o detalhe do "pincel natural"! Lindo!
    :o)

    ResponderExcluir
  4. Oii, Mamélia !!!

    Que post lindo, p/ não variar, né.:)

    Adorei o pincel e essa esfiha deve ter ficado muito gostosa.


    Bom final de semana

    Beijinhos

    Ana

    ResponderExcluir
  5. Me deu vontade de comer essas esfihas, mas confesso que estou na fase do menor esforço possível, então vou deixar que a vontade passe. Você vê , como temos que ser criativos a todo momento, uma pena resolveu o seu problema de não ter pincel, não é o máximo?....
    Parabéns pelas apetitosas esfihas.
    Abração.
    marilene

    ResponderExcluir
  6. Oí Maria Amélia,que maravilha só de olhar as esfhias prontas,que delicia deve estar.Muito obrigada por dividir a receita com a gente.Já anotei a receita,que pena não ter uma PENA igual a tua(brincadeirinha) para passar a gema,que ficaria igual.Tu estas muito bem na foto,muito legal.Abraços e um ótimo fim de semana.

    ResponderExcluir
  7. Nooossssaaaa que vontade, é de da água na boca humm!!
    Obrigada por dividir essa maravilha com a gente.
    Beijossssss vc é d+.

    ResponderExcluir
  8. Maria Amelia Thank you!!!
    Pela visita e pela receita a massa da esfiha ficou muito boa e bem leve e macia as minhas esfihas ficaram de dar agua na boca.
    Thanks
    Bom final de semana!

    ResponderExcluir
  9. humm devem de estar muito boas, eu não conhecia esses 'pastéis' nem o nome me diz nada (desculpa), mas gosto do aspecto, eu até comia uma!
    Fez muito bem em aparecer, prazer em te conhecer
    Bjs e bom fim de semana
    Paula
    PS: achei o máximo o pincel/pena, mais uma prova de que a natureza nos dá tudo de que precisamos,bjs

    ResponderExcluir
  10. Menina, mais que esfihas mais lindinhas! Essa da pena de galinha, foi o máximo! Adorei te ver na foto também viu! Bjo bjo, Van

    ResponderExcluir
  11. Ai que fome de coisa gostosa!!! Pena que aqui em casa nem posso fazer essas coisas porque é um que não gosta de cebola, outro não gosta de tempero verde e assim vai. Se eu fizer acabo tendo que comer tudo sozinha. Não é que eu não queira, é que não devo porque vontade dá. Beijos
    Joana

    ResponderExcluir
  12. Rsrs, acabei de jantar, mas confesso que deu vontade de comer esfiha, hehe.
    Menina, adorei o raladorzinho!! Agora que estou em SP, vou passear assim que der na Liberdade e achar essas coisinhas charmosas que com certeza tornam mais felizes nossos momentos na cozinha!!
    bjks!!

    ResponderExcluir
  13. Parabéns!
    Agora eu entendo a frase:
    "Comer com os olhos" : D
    Parece que estão deliciosas!

    ResponderExcluir
  14. Mamélia,
    Adoooorei esse pincel e esse seu exibicionismo. :)
    Sem dizer que agora até eu vou conseguir fazer esfiha!!!
    Beijinhos! :)

    ResponderExcluir
  15. É sempre um prazer ver esses seus lindos olhos azuis. E depois de todo esse trabalhão, mais do que justo a cozinheira aparecer.
    Beijinhos e boa semana.

    ResponderExcluir
  16. Amo seu blog! Quando estou precisando levantar meu astral, é lá que encontro fotos lindas, receitas e tudo de bom. Amei a receita de esfiha, só mudei o recheio, que fiz de protéina, pois não como carne. bj.

    ResponderExcluir
  17. Oi Chiquinho, que bom que vc gostou da esfiha e que ve meu blog assim. Agora vc precisa me passar a receita desse recheio. Eu até comprei um pacote de proteína (para fazer misturada com carne moída hehehe) e não fiz ainda. Gd abraço e apareça sempre.
    mamélia

    ResponderExcluir
  18. Oi amiga! Meu recheio é assim, cozinhei a proteina texturizada escura na agua,quando ferveu,tirei do fogo e passei na peneira lavando na agua fria, espremi e numa vasilha adicionei a proteina, cebola picadinha,tomate,pimentão,pimenta moida,sal a gosto,salsinha,ovo cozido picadinho,ervilha.Não uso carne animal.Ficou uma delicia.Meu nome é Esther, meu gatinho se chama chiquinho......rsrsrsrs.Vou te mandar uma receita de bolo de arroz,muito boa, é uma receita da bolivia.bj.

    ResponderExcluir
  19. Oi Esther (rsrsrs)deve ficar mt bom este recheio. Aqui todos gostam quando coloco ovo e azeitonas. Estou esperando a receita do arroz. bjs

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelos comentários. Venham me visitar sempre!
Um abraço. Mamélia ;)


FEITO NO BRASIL