terça-feira, outubro 20, 2009

SOCORRO!!!!! NÃO TÔ DANDO CONTA........




Cruzes, ultimamente minha pia está ficando assim (ou pior). (Isso também acontece com vocês?) Só estou conseguindo lavar a louça antes de dormir. Tive que voltar a trabalhar o dia todo (mas é só por 2 meses, depois volto às 6 horas diárias), por isso vou aparecer por aqui só quando der uma folguinha. Do mais está tudo bem. Obrigada pelos recadinhos.

Hoje na hora do meu almoço fui dar uma volta em uma daquelas lojinhas de 1 real e encontrei esta jarrinha plástica super divertida. É uma graça, sabe aquelas coisas bregas e lindas? Amei. É meio "A grande família". Tinha com tampa de laranja e de limão mas a que mais gostei foi esta de abacaxi (acho que amanhã volto lá para comprar a de laranja rsrsrs). Paguei 3,50. Gostei pois ela é pequena e dá certinho para aquela sobra de suco no copo do liquidificador. Pelo menos o copo do liquidificador eu ainda estou lavando imediatamente após o uso senão fica difícil.(risos). A foto não ficou boa pois tirei agora à noite.


Este final de semana fiz molho de tomates. Fui comprar frutas e encontrei uns tomates lindos, sabe aqueles bem vermelhos, firmes e baratinhos? Pois é, não resisti e comprei logo 4 quilos. Como ganhei um "passa verduras" do meu cunhado e queria estreá-lo, aproveitei a oportunidade e tentei fazer molho em conserva. Eu não conhecia essa "ferramenta" da cozinha italiana. As mamas italianas usavam para passar os tomates pois a pele fica separada da polpa, é muito prático para fazer o molho, mas essa parte da conserva: esterilizar os potes, deixar em banho maria...dá um trabalho!! Fazer molho em conserva.....só mesmo para "saber-como-se-faz" pois é bem mais fácil fazer o molho e usar na hora. Mais fácil ainda é abrir a latinha (risos) mas eu gosto de um certo grau de dificuldade. Com essa ferramenta ainda dá para fazer purês, passar papinhas de bebê, etc. Ela funciona a manivela e é bem fácil de usar. Agora resta saber se a conserva vai durar. Na verdade só ficou 1 vidro no armário pois os dois menores não vedaram direito e um dos grandes nós já abrimos, melhor assim pois se estragar será 1 só. Seguem as fotos:


 Eis o PASSA VERDURAS ele tem 3 peneiras, eu usei a maior.



Deixei os tomates por uns 2 minutos na água fervente.


Fui colocando os tomates e girando a manivela, o PASSA VERDURAS tem 2 alças para apoiar na panela ou vasilha onde vai cair a polpa.

As peles ficam na parte de cima.

rendeu tudo isso de polpa.

O cheiro verde e a pimenta-do-reino moída na hora eu coloquei só no final.

Refogado de cebola e alho. Hummm esse cheirinho é tudo de bom..........



Esterilizar os vidros fervendo por 20 minutos.

Mais 40 minutos em banho maria.

Bonito ficou.

Rendeu 1,5 litro de molho. Estes 2 primeiros vidros bonitinhos não vedaram direito então já usamos. Depois eu conto se a experiência da conserva vai dar certo. Vou esperar uns 2 meses para abrir o vidro que restou. Não sei se vou ter coragem de provar (risos).

21 comentários:

  1. Ouvi o grito, vim correndo e me deparei com uma pia igualzinha a minha de antigamente. Resolvi definitivamente esse problema. Incumbi meu marido pela ordem da cozinha, isso naturalmente se quizesse continuar comendo, como ele não sabe cozinhar nada além de pudim de leite o arranjo foi perfeito. Tenho um passador de molho desses a muitos anos, como eu planto tomate no sítio aproveito bastante. Mas também tenho medo de conservas. Faço todo o procedimento mas coloco no freezer. Bjs
    Joana

    ResponderExcluir
  2. Há 2 espécies de chatos: os chatos propriamente ditos e ... os amigos, que são os nossos chatos prediletos.
    Mário Quintana
    Parabéns pelo Blog é lindo!!!
    Adorei sua polpa de tomate!
    Teu Scott não tá precisando de uma namorada??? Tenho uma Lola muito linda ele. Cor caramelo com 1 aninho.... Moça de boa família!

    ResponderExcluir
  3. Olá M.Amélia...saudades do seu cantinho...fizemos um encontro de blogueiras em Ctba, da um bizu lá...olha minha pia também fica assim na maior parte do tempo, primeiro porque é muita gente em casa, depois a noite lanche e jantinha para todos...nossa não para a produção hahahah...amei o seu molho de tomate, a máquininha bem jóia...fiz um pouco diferente, apenas congelei pronto em saquinhos, e fui usando.
    bjs e ótima semana
    Paula

    ResponderExcluir
  4. Olá querida como vai? Que pergunta heim? Depois de ver tua pia!!! rsrsrs, bem já que você está com pouco tempo vou dizer assim:
    Quando eu fazia muitas coisas em conserva, para minha Rotisserie aprendi (tenho um livro italiano) que os frascos devem estar abaixo da água e eles devem ficar ali fervendo a 100 graus continuadamente durante 50 minutos, vidros maiores e 40min. os menores, para que eles não baterem um no outro se deve amarrar um pedaço de tecido de algodão na barriga do vidro, contados os 50 minutos tirar o vidro da água sem esbarrar na tampa, apoiar num pano em local que ninguém toque, somente quando estiverem completamente frios e a tampa um pouco côncava ser sinal que o ar saiu, aí sim eles podem ser guardados.
    Eu também faço de outra maneira: cozinho os tomates até estarem bem apurados, abaixo o fogo e faço o envasamento e fechamento imediato, tudo vai estar muito quente, mas fica muito bom e dura muiiiiiito tempo também.
    Nos dois casos o mais importante são as tampas que devem sempre ser novas, compradas e usadas somente para esse fim e uma única vez.
    As usadas mesmo fervidas podem estar deformadas e aí elas não fazem o fechamento correto a vácuo, aí se perde tudo.
    Quando você abrir os frascos perceberá imediatamente, que a coisa se o fechamento não deu certo, pelo cheiro, aparência “mofo” ou qualquer outro sinal que normalmente se vê quando não aconteceu o vácuo.
    Tomei a liberdade de comentar, pois já fiz muito isso, inclusive para geléias, grão de bico, feijão, berinjelas, abobrinhas, pimentões, cogumelos e mais.....
    A minha Torta Natalina e os pasteis de forno que estão no meu Blog, são recheados com geléias de frutas mistas feitas em conserva “Sottovetro”.

    Grande abraço
    Loredana

    PS: não precisa publicar o comentário se você achar melhor

    ResponderExcluir
  5. Olá Maria Amélia!
    Aquí em Portugal esse aparelho chama-se passe-vite,e depois que apareceram as "varinhas mágicas" ficaram um pouco de lado pois como as outras são electricas é mais rápido o trabalho,e trabalho como esse só para quem não trabalha fora de casa.Quanto à louça há um remédio bom:chama-se máquina de lavar louça pois assim a louça fica guardada sem se ver até à lavagem.Há ainda outra solução é arranjar um cachorro guloso,ih,ih...
    BJS Bom trabalho

    ResponderExcluir
  6. Olha a coincidência: ontem a pia da minha cozinha estava do mesmo jeito! E isto me irrita, pois detesto louça acumulada na pia, mas têm dias que a gente não consegue, né?!
    O molho ficou lindo! E parece delicioso! Este aparelho é muito utilizado aqui em Portugal. Aqui ele se chama passevite.
    :o)

    ResponderExcluir
  7. Oi querida!
    Que bom te ver e saber que está tudo bem. Fiquei preocupada com o "silêncio".
    Voltastes ao trabalho?
    Olha, qdo tem oferta de tomates eu também compro um montão, mas não faço compotas, por medo de estragar. Então preparo tudo, coloco dentro de sacos plásticos e ... congelo! É muito prático também.
    Vc pode colocar em bandejas de gelo, desenformar e guardar os quadradinhos de polpa.
    Bjs querida. Fique com Deus.
    Ah, os olhos estão uma maravilhaaaa.
    Vou postar as fotos logo, logo.

    ResponderExcluir
  8. Oi
    Maria Amélia
    Tá sendo uma mama italiana,
    você sem tempo está fazendo
    muita coisa na cozinha e
    comprinhas muito fofinha
    Quanto pia tá iqual à
    minha rsrsrsr.
    Eu não trabalho fora e nem dentro.kkk
    Beijos...
    Lúcia.

    ResponderExcluir
  9. Oii M Amélia !!!

    Eu te ajudo...adoro lavar louça, mas não gosto de guardar.Vc guarda,tá.

    Eu tb adoro essas coisinhas que vc definiu tão bem...bregas e lindas.Minha filha não acredita em algumas comprinhas que faço.:)

    Esse molho tem sabor e aroma de infancia...acho que deu certo seu trabalhão.

    Beijinhos

    Ana

    ResponderExcluir
  10. Oi Maria!

    Me deu água na boca este molho... como fica vistoso e com aspecto saudável. Adorei! Eu sou fã de molho de tomates e este ficou ótimo. Imagino aqui o sabor que ele deve dar aos alimentos. Adoro uma boa macarronada bem afogada no molho mesmo.
    E deixa a pia pra lá, a gente tem ue viver, e ficar se martirizando por conta da bagunça não dá. Você não vai morrer por isso. Não lavou hoje lava amanhã, hehehe.

    Ótimo dia!

    BjOs da Re.

    ResponderExcluir
  11. Olá Maria Amélia,
    Seu blog é lindo.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Que legal seu blog, estou seguindo.
    Ficaram lindos seus potinhos com o molho, tenho vontade fazer aqui em casa so p decorar mesmo.
    beijos

    ResponderExcluir
  13. Nossa super legal esse seu post de molho de tomate, vou ficar esperando os 2 meses não esquece de nós
    bjs

    ResponderExcluir
  14. Oi Maria Amélia! Que bom que vc voltou! Estava dando um tempinho.
    Menina, como vc é prendada! que molho...parece saborosíssimo.Sua cozinha é linda.
    Peça ajuda ao marido, filhos para colocar ordem...rsrsrs.
    Beijoquinhas.

    ResponderExcluir
  15. Maria Amelia ,adorei conhecer o seu blog é tudo de bom e estou até te seguindo.
    Adorei essa máquina de fazer o molho que deve estar delicioso!
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. oh maria amélia- de amélia não tem nada! e não tem que dar conta mesmo- acabou-se a era de se sentir culpada por não dar conta - eu aqui em casa- a pia tá abarrotada - mas tdo mundo entra na dança- ah entra sim- comeu - lavou!
    deixa isto prá lá miga! a vida passa e a louça fica!
    bjs

    ResponderExcluir
  17. Oi amiga,
    Não sei por que, mas de repente me deu uma vontade de comer uma macarronada, rsrsrsrs
    Passei para te desejar um ótimo fim de semana.
    Bjs,
    Giovana

    ResponderExcluir
  18. Minina q máximo isto, eu não conheciaa, onde seu cunhado arrumou isto, é uma magica na cozinha não é msm?
    E eu ri muito ao ver a foto da sua pia, hauhau, muito parecida com o0aminha, a minhs só teria uns pratinhos, copinhos, mamadeirinhas de BB,
    Olha amei seu blog, estarei sempre por aqui!
    Parabens. espero sua visita no meu Humilde Lar.

    ResponderExcluir
  19. Faço molho caseiro também, guardo em copos plásticos tampados com tampas também plásticas e congelo ainda quente. Na hora de usar, rasgo o copo e descongelo direto no fogo ou microondas. Ficam maravilhosos, coloco manjericão que tenho aqui no quintal.
    Minha pia não fica assim, acordo tático com o maridão, "Se eu cozinho não lavo, se eu lavo não cozinho!!!" Tem até um piadinha com esse tema, háháhá!!! Como ele não cozinha nada além de miojo e água fervida tem dado certo.
    Sou louca para um passador desses, já procurei em lojas por aqui e não achei.
    Beijos, Carla.

    ResponderExcluir
  20. Witam cie ,
    zapraszam cie na moj blog i serdecznie pozdrawiam .

    ResponderExcluir
  21. Boa noite Maria Amélia


    Muito interessante este post com o passa verduras!!! aqui tem um nome meio afrancesado "passe-vite" e assim ficou, pelo menos eu conheço-o por este nome. Eu gosto de passar feijão cozido na hora para separar as cascas, quando faço sopa de feijão.
    O meu antigo passe-vite, durou trinta e três anos ao meu serviço. Foi agora para o lixo devido ao aspecto meio oxidado. Comprei outro do género mas não sei se terá tão longa vida. Na minha cozinha foi um utensílio imprescindível. Os fotos do molho de tomate estão um espanto.

    Bom fim de semana,

    Isabel Tiago

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelos comentários. Venham me visitar sempre!
Um abraço. Mamélia ;)


FEITO NO BRASIL