sábado, maio 09, 2009

OUTONO EM CAMPOS DO JORDÃO

Oi pessoal, estive fora de segunda a sexta (cheguei ontem à noite) e como não deu para acessar a internet nesse período, ainda não coloquei as visitas em dia. Pelas fotos da minha barra de blogs vi que tem muita novidade. Obrigada pelos recadinhos. Eu estive em Campos do Jordão/SP (adoro esse lugar), já fui 3 vezes para lá. A primeira foi há 12 anos, durante o inverno. As outras 2 foram em maio de 2008 e agora, nesta semana. A cidade, que fica a aprox. 1800 m de altitude, fica a menos de 300 km de distância daqui e não demora muito para chegar. Quando estamos lá, nossos passeios preferidos são aqueles em que podemos apreciar a natureza exuberante do lugar. A paisagem é muito linda nessa época pois o outono transforma o visual da cidade e também não tem muita gente pois o mês de maio é de baixa temporada por lá. Durante os meses de junho e julho fica super lotado. Há muitos plátanos no local e nessa época as folhas amarelam, começam a cair e o chão fica forrado delas. O efeito visual é bárbaro. Dessa vez consegui algo raro, vi e fotografei um esquilinho. Foi um presentão pois eu tinha muita vontade de ver um ao vivo mas achei que seria muito difícil. Para quem gosta de agito, a cidade oferece tantas opções que é até difícil escolher. Tem inúmeros bares, restaurantes, pousadas, tudo com muito charme e um estilo europeu na arquitetura (é chamada de Suiça brasileira). Selecionei algumas fotos pois assim quem não conhece pode ter uma idéia do lugar. E para quem conhece vale relembrar um pouco. É claro que só coloquei o que a cidade tem de bonito (pelo menos um pouco do que meus olhos e do meu marido conseguiram captar através das lentes da minha inseparável máquina fotográfica). Minha vontade era de colocar muito mais fotos (tirei umas 1000 nos últimos 2 anos) mas não dá né? (risos). Pena que minhas filhas não puderam ir pois estão trabalhando e estudando. O passeio realmente vale a pena. O ideal é clicar nas fotos para ver os detalhes mas não sei se todas vão abrir ampliadas. Algumas vezes elas não abrem e não consegui entender porque isso acontece. Se alguém souber, por favor me ensine o pulo do gato. Vai aí um poquinho de Campos do Jordão pelo nosso olhar. Espero que apreciem.

Detalhes charmosos da paisagem urbana. Em todo lugar tem vasinhos pendurados, até nos postes. Essa casinha fica no centro e é muito lindinha. A estação de trem do bairro Abernéssia e o trenzinho que faz o trajeto entre os bairros.
A arquitetura. O céu de lá nessa época é de um azul maravilhoso e ajuda a destacar a beleza dos prédios (fotos tiradas no centro e no bairro Abernéssia).
A arquitetura e o capricho nos detalhes (foto tirada na avenida principal próximo do bairro Capivari).

Estes são os plátanos. Olha só que lindo esse chão coberto de folhas. (fotos tiradas no Horto e na avenida principal)

As araucárias adultas e as mudinhas para plantio . Essa é árvore do pinhão, que está ameaçado de extinção (fotos tiradas no Horto, no Borboletário e na estrada).

Dessas árvores eu não sei o nome mas elas são lindas, se destacam em meio ao verde. (fotos tiradas no Horto)

Esse passarinho é muito fofo. Não gosto muito de fotografar pássaros pois eles são muito rápidos e eu muito lenta (risos). Já viram né? A foto maior ficou muito legal, Reparem no detalhe do pezinho levantado. Peguei bem na hora que ele estava correndo. Pura sorte!
Olha o esquilo na primeira foto com um pinhão na boquinha, essa foi a que ficou melhorzinha. Ele também é rápido e como tive que dar um zoom não ficou tão bem focalizado. Fiquei com medo que ele fosse embora então fui batendo meio desesperada (risos). O sapinho, ao lado da foto do esquilo, parece grande pois também tive que usar o zoom. Ele é super pequeno e estava longe, deve ter uns 4 cm. Tinha dezenas deles no lago do Horto. A carpa dourada se escondeu (foto no Mosteiro São João) e o ganso (ou seria pato?) fez pose (foto no lago da estrada para o Lago Encantado).

Esses cogumelos (exceto os da 4ª e 5ª fotos) eram bem grandes. Coloquei um pinhão ao lado para terem idéia do tamanho. Eram muito lindos. O da segunda foto brilhava. (fotos tiradas no Horto - os menores - e na estrada para o Alto do Lajeado, onde fica o ponto mais alto de uma ferrovia no Brasil, são 1.743m de altitude)

As folhas da 3ª e 4ª fotos são de plátano. As duas primeiras não sei o nome.

Essa "pequena" árvore é uma araucária de aproximadamente 500 anos, é chamada de araucária do descobrimento e fica no Horto de Campos do Jordão. Olha só o tamanho do meu marido perto dela. Nas outras fotos sou eu com a cabeça na boca do crocodilo de um restaurante e em visita a uma famosa cervejaria artesanal do local. Tirando foto do carro da cervejaria. Gostei da frase "feita a mão" pois é a nossa cara não é mesmo? Ainda não provei a cerveja por isso não posso dizer se é boa. Mas uma das que eles fabricam foi eleita a melhor do mundo na Alemanha. O lugar é bem legal.

5 comentários:

  1. Olá Maria Amélia! Espero que esteja desfrutando desse lugae que pelas fotos deve ser espantoso,quem me dera poder ver eu adoro os lugares bonitos da terra que los elevam e nos fazem pensar como seria se não tivesse entrado o pecado no mundo.BJS.

    ResponderExcluir
  2. Ah, Maria Amélia!!!
    Adoro suas fotos. Já te falei isso...
    A sua manta de quadradinhos tá ficando linda.
    E se quiser tricotar um pouquinho, aproveite essas lãs lindonas e faça só pontos tricôs que elas dão conta do resto.
    Beijinhos e boa semana pra você!

    ResponderExcluir
  3. Me deu saudade de Campos...Você almoçou no Krocodilos? Estivemos lá em 2008 e fomos jantar lá... um fondue maravilhoso... aproveiteeee..Bjs

    ResponderExcluir
  4. Ah, que saudade desse lugar!
    A arquitetura é muito fofa, os plátanos, o charme do lugar, o frio...Saudade...
    Suas fotos são maravilhosas, amiga querida!
    E adorei a idéia de fazer moldes das folhas do plátano. Também tenho umas folhinhas que trouxe de lá, mas não sei mais onde estão...
    Um lindo e abençoado domingo para você.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Lindas fotos!!Parabéns!!
    Campos do Jordão é maravilhosa e inspiradora,não é mesmo? Nem bem voltei, já estou pensando na próxima vez.

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelos comentários. Venham me visitar sempre!
Um abraço. Mamélia ;)


FEITO NO BRASIL