sexta-feira, novembro 20, 2009

RECEITA DE CASCAS DE LARANJA CRISTALIZADAS E QUILOS A MAIS (não por causa das cascas de laranja)


Gente, socorro!!! Minha filha é que está grávida e eu é que engordei 3 kg nos últimos 3 meses. E isso é demais para alguém que tem míseros 1m52 (faço questão dos 2cm embora já deva estar entrando naquela fase em que a gente começa a diminuir, cruzes!!)
Mas o pior de engordar é que em março fiz uma "promessa" de que não compraria roupas por 1 ano (já se foram 8 meses e continuo firme) e agora com este calor e com os kg a mais..........não tenho o que vestir. Ontem às 8 da manhã o termômetro da minha cozinha marcava 31º (detalhe, só pega sol à tarde na minha cozinha). Essa coisa de coloca-uma-roupa-e-não-fica-bom-põe-outra-e-fica-pior-ainda, dá um suadouro!!! ou seria suadoro??!! ....o bom dessa promessa é que serei obrigada a emagrecer. Mas a essa altura do campenato não é nada fácil pois o final de ano é farto por aqui. Parece que quase todo mundo que eu conheço e que costuma fazer festas de aniversário nasceu no segundo semestre....tá difícil!!!! E pensar que ainda faltam 30 e poucos dias para a comilança do final de ano começar. afffe!!! Quem sabe este calor ajude a derreter as gordurinhas... ;) ;) ;)

Falando em comilança, eu encontrei a receita que procurava há tempos, "casca de laranja cristalizada", quase não precisa de receita pois é super simples, embora demore uns dias para ficarem prontas, mas em todo o caso eu peguei a receita aqui. Consegui fazer mas não ficaram como eu imaginei então gostaria da ajuda de quem entende do assunto. Eu sei que o pessoal do sul faz sempre pois ouvi dizer que usam para adoçar chá e chimarrão. É verdade? Percebi que deveria ter cortado as cascas bem mais finas pois elas ficariam mais bonitinhas e mais açucaradas.  Pena que não deu para experimentar direito pois quem consegue tomar chá quente com esse calor? Então coloquei no chá e esperei esfriar mas acho que não é a mesma coisa que tomar com o chá quentinho. Vou fazer novo teste e fico devendo a resposta assim que o outono chegar. ;) ;)

Lu, do jeito que ficaram não dá para dar de presente de natal naquele potinho de vidro como eu havia pensado, elas vão estragar antes do tempo esfriar, ou não.....com esse tempo maluco, vai saber.....

Para quem quiser testar no próximo inverno eu fiz assim:



Lave bem as laranjas e descasque normalmente, pique bem mais fininhas do que nas fotos, as minhas ficaram muito largas. Sua família pode nem gostar de chá com cascas mas com esse calor vai adorar encontrar as laranjas descascadas na geladeira, aqui em casa fizeram muito sucesso.

Lave bem e deixe de molho na geladeira por 4 dias, trocando a água 2 a 3 vezes ao dia. Eu achei algumas receitas que pediam só 2 dias de molho mas eu deixei os 4 porque não tive tempo de fazer antes.

Escorra e coloque numa panela com açúcar, eu usei 1/2 medida de açúcar cristal para 1 medida de cascas. Leve ao fogo mexendo de vez em quando. Quando começar a açucarar mexa vigorosamente até cristalizarem.

Quando esfriar coloque em um pote bem fechado.
bjs a todos e um ótimo final de semana. Amanhã pretendo fazer um pouco do acolchoado e aí eu mostro para vocês.

10 comentários:

  1. Ando a espreitar aqui no seu blog pela 1ª vez, adoro-o tá engraçado, quanto aos 3 kg que engordou isso foi por simpatia, quando o meu pequeno nasceu a minha mãe engordou os mesmos 11 kg que eu engordei na gravidez toda.
    Só espero que quando a minha filha Joana casar e tiver filhos eu não engorde, senão vou coser a boca para não comer.
    Já sou sua seguidora, convido-a a comentar e a seguir o meu blog e o da Joana que é o cantinho-da-mama.blogspot.com

    Bom fim de semana

    beijos ~.~ directamente de Sintra - Portugal

    Joana e Sofia

    ResponderExcluir
  2. Maria Amélia, ficaram lindas, aqui o pessoal tem esse costume mesmo de botar no chá e no chimarrão, eu gosto mesmo é de comer assim, ela sozinha.
    Bjos, Lú.

    ResponderExcluir
  3. Olá Querida, me identifiquei um pouco com vc, olhei sua idade, e sua altura conferem com a minha(sou um pouco mais alta). Meus filhos não estão grávidos, mas tb
    engordei um pouco, e parece mais difícil emagrecer depois dos 40.
    Vou mandar um email prá vc depois, tá? Gostei do seu blog. Passa lá no meu cantinho, tá?
    Abraços
    Rosenice

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Lu, eu também gostei de ficar beliscando as csaquinhas assim.

    ResponderExcluir
  5. Olá Maria Amélia,
    Que delícia, vou fazer, obrigada pela receita.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Oi amiga !

    Como sempre só postando coisas interessantes adorei a receita , e vou fazer ,pela foto achei que ficou ótima.
    beijos!!!

    território das artes

    ResponderExcluir
  7. Oiêêê... Estava navegando pelo google quando encontrei o seu bloe e adorei de paixão, tem de tudo por aqui. Já peguei a receita da casca de laranja, vou tentar fazer e depois passo por aqui p/ te falar se deu certo. :0)
    Te convido para dar uma passadinha no meu cantinho: www.cantinhopatchwork.blogspot.com

    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  8. Oiêêê... Estava navegando pelo google quando encontrei o seu bloe e adorei de paixão, tem de tudo por aqui. Já peguei a receita da casca de laranja, vou tentar fazer e depois passo por aqui p/ te falar se deu certo. :0)
    Te convido para dar uma passadinha no meu cantinho: www.cantinhopatchwork.blogspot.com

    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  9. Olá Maria Amélia!Já fazia tempo que não passava aquí pois tenho estado fora e sem NET.Vou te dar uma sugestão para as cascas de laranja e que eu adoro.Aquí em Portugal eu compro em pastelarias especializadas e são muito caras,ainda bem senão eu comia demais.Sem cristalizar muito as cascas elas são passadas depois por chocolate negro e deixadas secar em tirinhas finas.è uma delícia de perder o controle a comer,pena que aquí elas custam 38€ o quilo!!!Bjs grandes para você.

    ResponderExcluir
  10. Hummmm
    Fiquei com água na boca.

    Bjks..Aninha

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelos comentários. Venham me visitar sempre!
Um abraço. Mamélia ;)


FEITO NO BRASIL