segunda-feira, maio 06, 2013

BACALHOADA NA PANELA ELÉTRICA.



Quinta-feira encontrei filés de bacalhau salgado em promoção no supermercado. Eles estavam com uma aparência ótima e eu não resisti. Levei para fazer na chácara no final de semana, e como estamos sem forno lá, resolvi fazer na panela elétrica e ficou muito bom. Eu fiz do jeito que minha mãe, que era filha de portuguesa, fazia:

1 filé de bacalhau salgado (aprox. 800g)
6 batatas médias com casca
1 pimentão vermelho em fatias
2 tomates grandes em fatias
Aprox. 12 dentes de alho
4 cebolas médias em fatias grossas.
4 ovos cozidos e cortados em 4.
azeitonas pretas
azeite extra virgem
cheiro verde
pimenta do reino.
Como a panela elétrica pode queimar no fundo se deixarmos muito tempo ligada, eu refoguei os ingredientes antes de montar o prato nela.

Primeiro lave bem o filé e retire o sal. Deixe de molho em água fria durante umas 6 horas e troque a água umas 3 vezes, prove para ver se é necessário deixar mais tempo de molho. Eu não gosto de retirar todo o sal, deixo salgado o suficiente para não ter que acrescentar mais durante o preparo. Escorra e coloque em uma panela com água quente, afervente por uns 5 minutos, retire o peixe e desfie grosseiramente.

Nessa mesma água cozinhe as batatas, que já ficarão salgadas. Deixe esfriar um pouco, tire a casca e corte fatias grossas. 

Em uma frigideira grande refogue no azeite os dentes de alho inteiros, ou cortados ao meio se preferir, acrescente as cebolas e refogue até murcharem, tempere com pimenta do reino e acrescente o bacalhau desfiado e cheiro verde. Reserve.

Na mesma frigideira coloque mais um pouco de azeite e refogue rapidamente o pimentão, acrescente cheiro verde.

Agora é só montar:
Azeite extra virgem
 Batatas
 O refogado de bacalhau, cebolas e dentes de alho
 Os pimentões
 Ovos e azeitonas
Tomates, cheiro verde e mais azeite
 Coloque na panela em temperatura baixa entre 20 e 30 minutos, agitando a panela de vez em quando para não queimar.
Ficou muito bom.
Uma ótima semana para todos.

6 comentários:

  1. Mãe, me arrependi de não ter comido ontem rsrs Lindas as fotos!! Bjs, Luísa.

    ResponderExcluir
  2. LINDÍSSIMO!!!! E O SABOR FICO AQUI SÓ IMAGINANDO, TENHO UNS 4 FILES NO FREEZER E VOU NA TUA RECEITA ACHEI MUITO BOA.

    ABRAÇO SAUDADES
    LORE

    ResponderExcluir
  3. Acredita que eu tinha essa panela e dei cabo dela? Sei lá onde foi parar... Ando tão atarefada que nem consigo comentar aqui como gostaria. E aposto que sou uma daquelas que você mencionou dia desses sobre blogs meio abandonados... Daqui a pouco volto com força total (ao menos a que me sobrar).
    BJô

    ResponderExcluir
  4. Que aspecto fantástico, está tal e qual se pode ver em qualquer mesa portuguesa!

    ResponderExcluir
  5. Comprei essa panela sábado no Paraguai, e já vou testar essa receita. So não como cebola.Cara boa esse bacalhau.

    ResponderExcluir
  6. Comprei essa panela sábado no Paraguai, e já vou testar essa receita. So não como cebola.Cara boa esse bacalhau.

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelos comentários. Venham me visitar sempre!
Um abraço. Mamélia ;)


FEITO NO BRASIL