Quinta-feira encontrei filés de bacalhau salgado em promoção no supermercado. Eles estavam com uma aparência ótima e eu não resisti. Levei para fazer na chácara no final de semana, e como estamos sem forno lá, resolvi fazer na panela elétrica e ficou muito bom. Eu fiz do jeito que minha mãe, que era filha de portuguesa, fazia:
1 filé de bacalhau salgado (aprox. 800g)
6 batatas médias com casca
1 pimentão vermelho em fatias
2 tomates grandes em fatias
Aprox. 12 dentes de alho
4 cebolas médias em fatias grossas.
4 ovos cozidos e cortados em 4.
azeitonas pretas
azeite extra virgem
cheiro verde
pimenta do reino.
Como a panela elétrica pode queimar no fundo se deixarmos muito tempo ligada, eu refoguei os ingredientes antes de montar o prato nela.
Primeiro lave bem o filé e retire o sal. Deixe de molho em água fria durante umas 6 horas e troque a água umas 3 vezes, prove para ver se é necessário deixar mais tempo de molho. Eu não gosto de retirar todo o sal, deixo salgado o suficiente para não ter que acrescentar mais durante o preparo. Escorra e coloque em uma panela com água quente, afervente por uns 5 minutos, retire o peixe e desfie grosseiramente.
Nessa mesma água cozinhe as batatas, que já ficarão salgadas. Deixe esfriar um pouco, tire a casca e corte fatias grossas.
Em uma frigideira grande refogue no azeite os dentes de alho inteiros, ou cortados ao meio se preferir, acrescente as cebolas e refogue até murcharem, tempere com pimenta do reino e acrescente o bacalhau desfiado e cheiro verde. Reserve.
Na mesma frigideira coloque mais um pouco de azeite e refogue rapidamente o pimentão, acrescente cheiro verde.
Agora é só montar:
Azeite extra virgem
Batatas
O refogado de bacalhau, cebolas e dentes de alho
Os pimentões
Ovos e azeitonas
Tomates, cheiro verde e mais azeite
Coloque na panela em temperatura baixa entre 20 e 30 minutos, agitando a panela de vez em quando para não queimar.
Ficou muito bom.
Uma ótima semana para todos.
Mãe, me arrependi de não ter comido ontem rsrs Lindas as fotos!! Bjs, Luísa.
ResponderExcluirLINDÍSSIMO!!!! E O SABOR FICO AQUI SÓ IMAGINANDO, TENHO UNS 4 FILES NO FREEZER E VOU NA TUA RECEITA ACHEI MUITO BOA.
ResponderExcluirABRAÇO SAUDADES
LORE
Acredita que eu tinha essa panela e dei cabo dela? Sei lá onde foi parar... Ando tão atarefada que nem consigo comentar aqui como gostaria. E aposto que sou uma daquelas que você mencionou dia desses sobre blogs meio abandonados... Daqui a pouco volto com força total (ao menos a que me sobrar).
ResponderExcluirBJô
Que aspecto fantástico, está tal e qual se pode ver em qualquer mesa portuguesa!
ResponderExcluirComprei essa panela sábado no Paraguai, e já vou testar essa receita. So não como cebola.Cara boa esse bacalhau.
ResponderExcluirComprei essa panela sábado no Paraguai, e já vou testar essa receita. So não como cebola.Cara boa esse bacalhau.
ResponderExcluir