Esta receita estava guardada há anos. Foi D. Mariazinha, mãe do meu cunhado (uma querida que já não está entre nós e deixou muita saudade) quem me passou os ingredientes durante uma conversa na mesa da noite de natal ou de ano novo. Enquanto conversávamos ela foi ditando a receita e eu anotei num quadradinho de papel, que foi parar naquele maço de receitas que a gente anota para depois testar e passar para o caderno. Quem não faz isso?
Pois é, ontem minha filha chegou em casa com um mini bolo de massa verde clara e cobertura cremosa. Provamos e na mesma hora pensamos em fazer outro igual, tamanha a leveza e gostosura do bolinho. Foi nessa hora que me lembrei da receita anotada há anos, era ela. Encontrei o papel e fui procurar na internet para ver se não faltava nada e vi que faltava sim, a gelatina. Não sei se foi ela quem se esqueceu de ditar ou se fui eu que deixei de anotar, mas me lembro sim que a receitava levava gelatina de limão. Receita em mãos testei agora há pouco. Deliciosa e muito fácil, logicamente já está anotada no caderninho. A gelatina de limão deixa a massa verde clarinha. Lindo bolo! Essa receita é sucesso até para quem não sabe fazer bolo.
BOLO VERDE DE LIMÃO
1 pacote (400g) de mistura para bolo sabor limão;
1 pacote (35g) ou caixinha de gelatina de limão;
1 copo (170g) de iogurte natural;
1/2 copo de óleo (use o copo de iogurte como medida);
4 ovos;
1 colher (sobremesa) de fermento em pó. (a mistura para bolo já leva fermento, essa colher é para encarar os ingredientes acrescentados)
Unte uma forma (a minha tem 33 x 26) e pré aqueça o forno.
Coloque no liquidificador os ingredientes líquidos, bata um pouco para misturar e vá acrescentando aos poucos a mistura para bolo e o fermento.
Passe a mistura para a forma untada e asse por aproximadamente 25 minutos em forno 180º. (faça o teste do palito)
Espere esfriar por uns 15 minutos. Enquanto isso misture em uma vasilha, 1 lata de leite condensado, suco de limão (aprox. 1/2 copo de iogurte) e raspas de limão. A mistura do leite condensado com o limão espremido vai resultar em um creme encorpado, perfeito para se espalhar (sem escorrer) sobre o bolo. (essa parte não vai ao fogo, é só misturar mesmo)
Retire o bolo da assadeira e espalhe a cobertura sobre ele. Se quiser decore com mais um pouco de raspas de limão. Fica lindo. Corte em quadrados e deleite-se.
Fácil heim? Dá tempo de comprar as coisas para fazer no domingo. Depois me contem se não é bom demais...
Eu que nunca gostei de gelatina de limão (acho que tem cheiro de desinfetante) adorei o resultado.
bjs a todos e um ótimo domingo.
Menina, estou aqui brigando com você pois, moramos longe da área comercial da cidade e eu não tenho gelatina de limão em casa e a boca está cheia d'água... vou ter que esperar... Nossa, parece bom demais!
ResponderExcluirUm abraço!
Egléa
kkkk. Eu tb nunca tenho gelatina de limão e nem mistura para bolo. Faça e depois me diga o que achou. É bom demais.
Excluireste é um dos bolos favoritos aqui em casa, e qd faço bolo de laranja ou bolo de cx uso esta cobertura, pois é perfeita. Seu bolo ficou lindo e parabéns pela apresentação no post, caprichoso.
ResponderExcluirbjos
Delicia de fotos e realmente dá vontade de comprar um bolo de caixa (nunca fiz um). Como estamos de regime por aqui vai ter que esperar um pouco e eu vou ficando só na vontade. Pensando bem, acho que água na boca também engorda.
ResponderExcluirOlá!!!
ResponderExcluirAcabei de te conhecer e já adorei...temos muitas coisa em comum, uma dela é este delicioso bolo, se não fosse por um detalhe claro: o meu - que não é por nada não mas quando faço não sobra nada - tem a massa de bolo de laranja. Vou testar o seu e depois te conto.
Amo fotografias e artesanato.
Tenho um blog também, vem me conhecer.
Moro em Ceilândia - Brasília - DF
http://elachegou.blogspot.com.br
Abraços e até mais.
To te seguindo.
Boa Páscoa!!