sexta-feira, maio 11, 2012

PARQUE DA CIDADE

Nossa mesa

Embora eu deteste insetos, adoro mato...e lá vamos nós de novo. Na minha opinião o outono é uma das melhores épocas para passeios ao ar livre, ao menos por aqui os insetos tiram férias e o calor quase não dá as caras. Minha sobrinha volta para o hemisfério norte na próxima semana e combinou um lanche rápido com a gente no Parque da Cidade. Foram só 2 horinhas para revermos algumas coisas que nossa cidade tem de bom e para ficarmos com um gostinho de quero mais.
Tem gente que reclama que não sai de casa porque não tem dinheiro, mas nesse caso, a entrada é franca. Quando eu era criança meu pai não tinha carro e o dinheiro era curtíssimo, mas nós sempre fomos passear a pé, de ônibus, de trem e até de bicicleta. Sempre em locais de entrada franca, exceto no clube onde éramos sócios e onde a mensalidade era justa porque o clube era dos empregados da empresa onde meu pai trabalhava, a Cia Paulista de Estradas de Ferro.
Lembro bem de um piquenique que fizemos nessa mesma região do parque, quando ele ainda não existia, e meu pai colocou a sacola com a comida em sua bicicleta e seguimos todos juntos, a pé, com ele empurrando a bicicleta, que só foi pedalada quando chegamos ao local do piquenique. Andávamos sempre em 3. Meu pai pedalando, um filho na garupa e os menores iam na cadeirinha que ficava na frente, como nessa foto abaixo que tirei lá no parque e me fez lembrar disso tudo.
O parque fica na represa da cidade e é um lugar lindo, enorme e que oferece muitas coisas bacanas. Não sei como fica nos finais de semana mas no meio da semana estava muito limpo. Também, com lixeiras espalhadas por todos os lados não se tem motivo para jogar lixo no lugar errado, embora sempre tenha um ou outro sem noção...não me conformo com pessoas que jogam lixo na rua. Acho até que já contei aqui que tenho um amigo que estava andando na rua e a sua frente seguiam 2 moças. Uma delas jogou um papel no chão e ele imediatamente pegou o papel e educadamente entregou para ela dizendo: "moça,acho que você deixou cair este papel". Ela ficou toda sem graça. Acho que nunca mais deve ter jogado lixo na rua. rsrs
O parque é arborizado com muitas espécies frutíferas, o que atrai pássaros de montão. Alguns chegam pertinho da gente. Tem quiosque de sorvete e de água de coco. Só não vende bebidas alcoólicas e não se  pode fazer churrasco.
Tem até WiFi para quem não consegue se desconectar ou precisa de um lugar tranquilo para estudar ou até mesmo trabalhar. 
Dessa vez não ficamos para ver o por do sol que segundo minha sobrinha, é maravilhoso por lá.
Devido ao pouco tempo, também não saímos dessa área que fica próxima ao estacionamento, mas da próxima vez quero andar pelo parque todo. Essa foi minha terceira visita ao lugar e ainda não conheço tudo por lá. Só pra variar fico pensando porque vou tão pouco. Fica a apenas uns 20 minutos de casa...
Tem local para aeromodelismo, pode-se remar na represa depois de fazer um "curso" rapidinho (na verdade é uma palestra), pode-se velejar, fazer piquenique, andar de bicicleta (podem ser alugadas), fazer academia ao ar livre e tem parquinho de plástico e de madeira para as crianças.  Minha sobrinha sabe aproveitar o lugar e faz remo e também corre por lá.


Nossa mesa do lado esquerdo
 
Legal também foi ver que minha sobrinha ainda usa a sacola de loninha que eu mandei pra ela em 2008. Ela levou bolo integral de banana, pão de queijo e os apetrechos para o chá na sacola dobrável que mostrei AQUI. Foi uma das primeiras coisas que eu costurei.


E vocês, aproveitam o que a cidade tem de bom? Pode ser uma pracinha, um parque, uma represa, um rio, o mar...ah quem mora na praia não deve reclamar não é? Mas acho que toda cidade deve ter um lugar bacana para se apreciar a natureza. E então? Faz um lanchinho, pega uma toalha e corre lá. Aproveitar a vida é fácil. A gente é que complica não é mesmo? Enquanto se sonha não se vive. Ops, inventei isso agora mas não é que é verdade? Mas sonhar também é preciso. É preciso sim.

bjs a todos e um ótimo final de semana. 

3 comentários:

  1. Quando os meus sobrinhos eram pequenos e passavam férias comigo sempre fazíamos isto. Muitas vezes, sem destino certo pois a diversão começava com o preparo dos lanches. Depois, era sair de carro e pegar uma estrada até achar uma árvore bonita. Ou no parque da cidade. Tempos bons e que deixaram saudades. Hoje estão grandes, casados e com filhos. Mas para alegrá-los uma vez o meu marido comprou até livros e apetrechos de mágica. E tinha teatro todas as noites...rsrsrs .... coisas de tios, sem filhos e com tempo e paciência para cuidar durante as férias.

    ResponderExcluir
  2. Que passeio mais gostoso, fiquei com vontade de conhecer e levar as crianças para um pique nique.
    Nossa, que máximo seu pai trabalhou na Cia. Paulista de estradas de Ferro, ele deve ter muitas histórias interessantes para contar... adoro trens, estações antigas...
    Sempre fico deslumbrada com seus posts , as fotos e tudo que você descreve, fica um gostinho de quero mais! beijos,

    ResponderExcluir
  3. que lugar encantador....a natureza é tudo de bom, não é mesmo?
    e amei a sacolinha de lona, linda....
    ótima semana!!!!
    Ana Ulian

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelos comentários. Venham me visitar sempre!
Um abraço. Mamélia ;)


FEITO NO BRASIL