terça-feira, abril 03, 2012

DOCE DE MAMÃO VERDE


Olá pessoal, vou começar reclamando (essa é pro pessoal que tem blog no blogger): não gostei nada dessa nova cara do painel. Embora eu já esteja com ela há uns 15 dias (adiei o quanto pude), ainda não me acostumei com os novos locais dos botões, atalhos, achei que ficou tudo meio perdido...espero que seja só questão de costume. Logo logo me habituo mas por enquanto estou com saudade da interface antiga. 

Gente, fiz o doce de mamão verde. Não é algo assim gostoso como doce de abóbora por exemplo, eu diria que ele está mais para exótico e até mesmo requintado. Ficou com uma textura muito interessante (firme) e embora esteja longe de ser ruim, acho que não agradará a gregos e troianos. O visual ficou muito bonito e extremamente decorativo. Acho que cumpriria muito bem a função de decorar alguma outra sobremesa, penso que ficaria perfeito sobre um manjar de coco, no lugar da ameixa preta, até porque ele não é muito doce. 

Minha mãe ralava o mamão verde e acho que por isso a calda incorporava melhor ao doce. Eu fatiei bem fininho e como ele tem textura bem firme, sem tendências a se dissolver, o açúcar não penetra.

De toda forma eu repetiria a receita sim. Estou virando adepta de doces e bolos caseiros. Sei que eles também engordam mas levam bem menos açúcar, e os que são feitos a partir de frutas nem sequer levam gorduras. E se você ficou curiosa (o) não custa tentar pois é bem fácil de fazer. Meu marido e meu irmão gostaram, as meninas nem chegaram perto rsrs.

Aí vai o meu modo de fazer:

DOCE DE MAMÃO:

300g de mamão verde fatiado finamente (2 mamões pequenos);
300g de açúcar;
cravos da Índia.

Lavei bem o mamão, retirei as sementes e a pele fina de dentro da fruta. Fatiei finamente e coloquei em um recipiente, cobri com água e deixei na geladeira por um dia. Troquei a água e repeti o procedimento.

Escorri a água e coloquei em uma panela junto com o açúcar, o cravo e um pouco de água. Deixei aferventar até que as fatias ficassem transparentes. Desliguei o fogo para ele descansar por umas 2 horas. Voltei ao fogo com um pouco mais de água e deixei aferventar até que a calda ficasse com a consistência parecida com a de pêssego em calda. Está pronto.


Aproveitei para fazer um teste. Depois de pronto eu deixei um pouco de doce na panela e coloquei de volta ao fogo mexendo até açucarar. Virou mamão cristalizado e pode ser usado para fazer panetone. A aparência não é das melhores, porque o açúcar caramelou e a fruta perdeu a transparência, mas o sabor de fruta cristalizada ficou perfeito.
Ai ai ai, cadê o botão pra publicar esse post?? Tá lá em cima agora...rsrs 
Dizem que esse tipo de mudança é bom para exercitar o cérebro e vejo que o meu tá bem preguiçoso...

6 comentários:

  1. que delicia, faz tempo que não como.Obrigada pela receita.

    ResponderExcluir
  2. Olá Mamélia,
    o visual do doce ficou perfeito, dá água na boca, bem...não sou tão fã assim, um doce de abobora me anima mais, mas adoraria nesse momento, acabei de almoçar, ter esse pratinho do doce à minha frente.
    Admiro sua vontade de fazer esses doces, acho trabalhosos: cortar, deixar de molho, lavar, deixar de molho de novo, ferver......
    Bem essas coisas de vó são boas demais, e ficam em nossa memória, como o bolo de fubá que eu adoro.
    bjão e continue com essa vontade.
    uma boa semana
    mari

    ResponderExcluir
  3. Ficou lindo seu doce; amo doces caseiros e semana passada eu fiz, minha receita é mais ou menos como a sua.

    ResponderExcluir
  4. nossa, tb to perdida nessa nova cara ..odiei...mas fazer o que né? um dos doces que mais gosto é o de mamão, principalmente se ele for bem raladinho..nooosssaaa...delicia , e o seu ta com uma cara otima, o duro é achar mamao verde por aqui...bjos

    ResponderExcluir
  5. Olá ,
    Aqui em casa marido e filhas amam esse doce , eu não , prefiro o ralado , mas para agradar faço esse bastante o seu está com uma cara ótima , eu também odiei essa cara nova do painel adiei o quanto pude.....

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelos comentários. Venham me visitar sempre!
Um abraço. Mamélia ;)


FEITO NO BRASIL