sexta-feira, julho 01, 2011

AGRADECIMENTO, FEIRA DE PATCHWORK EM SAMPA e TUTORIAL DE CACHECOL DE SOFT

Primeiro o AGRADECIMENTO.
Ultimamente andei muito triste (digo andei porque hoje não estou). Triste - triste, como há muito não ficava. Sou uma pessoa de natureza alegre e dificilmente alguém me vê séria e pensativa, mesmo que algo não vá bem vez ou outra, acabo contornando logo e volto a ficar alegre em pouco tempo. Mas problemas de saúde que afetam pessoas queridas me abalam muito e é isso que tem acontecido nos últimos tempos. Várias pessoas próximas com problemas e eu acabo sofrendo com isso. Mas sempre tem um anjinho da guarda que ajuda a gente a sair do poço, nem que seja só para colocar a cabecinha pra fora e respirar um pouco - antes que o ar falte totalmente rsrs. Eu nem ia falar nessa coisa da tristeza momentânea (assim espero!) mas é que ontem à noite quando abri o hotmail para ler as mensagens, notei que tinha vários comentários. Para os padrões do meu blog acho até que ele tem muitos leitores, mas não costuma ter muitos comentários, a não ser quando posto algum tutorial, aí sim o número aumenta consideravelmente. Como não tinha postado nenhum tutorial estranhei a quantidade de comentários em um só dia e descobri que a Re do blog Casa Corpo & Cia tinha feito um post me citando e que as visitas que recebi vinham de lá (obrigada meninas pelos comentários). É por isso que faço questão de agradecê-la. Estou falando isso, não por vaidade, eu bem poderia ter agradecido o post com um comentário lá no blog dela mas faço questão de fazê-lo aqui. A Re é uma menina criativa e bem intencionada; um pouco mais velha que minhas filhas, tem só 3 anos mais que a Ju. Desde que acompanho o blog dela, o que mais me chamou a atenção foi a vontade que ela tem de fazer coisas bonitas e principalmente de compartilhá-las. Como ela mesma fala em diversos posts, as coisas que ela compra para enfeitar custam pouco e portanto são acessíveis a maior parte das pessoas.  Dá para sentir a empolgação e o carinho com que ela faz as coisas e assim espalha luz e alegria por aí (é só ler os posts dela e os respectivos comentários para constatar isso). Ela até já saiu em revista! Re, você nem imagina como fiquei feliz com suas palavras e com as visitas das suas amigas de blog. Pelo que vi, não sou só eu que sinto a sinceridade dos seus posts. Super beijo querida. 
Como eu já disse, por onde ela passa, o ambiente fica iluminado e essas fotos abaixo, de um antes/depois da cozinha da cunhada dela, ilustram perfeitamente o que estou falando. É assim que ela enxerga o mundo. Alegre e iluminado. E tenho a impressão que é assim que ela quer que todos enxerguem o mundo. Eu também. Temos isso em comum Re.

♥♥♥

Agora vou falar um pouco das FEIRAS DE PATCHWORK que estão acontecendo em Sampa.

Amanhã estarei passeando pela feira do SENAC (que tem parceria com FERNANDO MALUHY - aquele dos tecidos fofos da 25 de março). A feira vai até domingo.
Já visitei essa feira antes, que não é muito grande, mas tem expositores bem legais por lá.
Confira AQUI a lista dos expositores

9ª Semana Senac do Patchwork
De 29/6 a 2/7/2011
De quarta a sexta, das 11 às 20 horas; sábado, das 11 às 18 horas
Ingresso: 1 kg de alimento não perecível
Esporte Clube Sírio
Av. Indianopólis, 1.192 – Planalto Paulista – São Paulo – SP

===========================================
Se tudo der certo e o povo da Van topar (é, vamos de Van), daremos uma passada nessa outra aqui:

Até amanhã acontece a PATCHWORK DESIGN
lista dos expositores AQUI 
Eu nunca fui a esse evento mas o local fica próximo à estação Consolação do metrô e a lista de expositores parece mais recheada que a do SENAC.

São Paulo
De 30 de junho a 02 de julho 2011
Horário 12h às 20h
Local Centro de Convenções Frei Caneca (Shopping Frei Caneca)
Rua Frei Caneca, 569 – 5º andar
Consolação, São Paulo / SP.
Ingresso R$ 12,00
♥♥♥

Agora o TUTORIAL do cachecol que fiz para a Gi.
A Liliam que trabalha comigo chegou com um cachecol de soft, que como o próprio nome diz, é um tecido macio e fofo. Para quem não conhece, imagine algo entre o feltro e a lã natural. O cachecol é da fisioterapeuta dela, que o emprestou para "tirarmos" o modelo.
Como eu gosto dessas coisas artesanais, frequentemente as meninas que trabalham comigo, meus parentes e outras amigas, me trazem idéias interessantes. Muitas vezes elas fotografam com o celular e me mostram. Muito legal isso.  
Além do cachecol a Liliam trouxe o tecido, um soft pink muito gostoso ao toque, super macio e leve. Perfeito para um cachecol infantil (e adulto também), que não deve ser pesado. Ela comprou o suficiente para 4 cachecóis, um para a Gi e os outros para a Flávia (filha dela), para a Gabi (filha da Lígia) e para a sobrinha da fisio, que pelo desprendimento mereceu um mimo.
O meu está quase pronto, falta apenas decorar uma das extremidades. 
Fiz o tutorial - se é que posso chamar de tutorial de tão simples que é. O melhor desse cachecol é que não precisa de máquina de costura. Portanto mãos à obra que dá tempo de ficar pronto antes da próxima frente fria.
Você vai precisar de uma tira de 15 cm de soft (ele vem na largura de 1,5m)
flores de feltro em diversos tamanhos e tonalidades
1 bolinha de lã (eu usei a bolinha daquelas fitas pompom)
linha em cores contrastantes.
tesoura e agulha
Empilhe as flores de tamanhos e cores diferentes
Antes de costurar as flores no soft, fixe o conjunto usando linha em tom contrastante
 O verso da flor ficará assim, por isso é necessário costurá-las antes de pregá-las,  senão o avesso do cachecol ficará com acabamento feio.
 Agora corte a franja do cachecol na largura desejada
Dê nozinhos em todas as tiras.
 Fixe a flor no cachecol usando uma linha de cor próxima a do soft para que fique com bom acabamento no verso. Se preferir use ponto caseado.
Pronto, fácil não é? Agora é só variar a seu gosto. O nosso modelo tinha flores de tecido caseadas e botões fazendo as vezes de miolo das flores. Use e abuse do material disponível em casa.
bjs a todos e ótimo final de semana. Quem sabe nos vemos na feira...
♥♥♥
;)

12 comentários:

  1. Oi Amélia..achou esse nome lindooooooo Sou mais uma que viu a indicação da Regiane e correu para conferir..teu blog é muito gostoso de ser ver..fotos lindas e um ambiente bem agradável..sinto ficarei navegando por aqui um bom tempo..desejo a vc toda a paz e tranqüilidade do mundo..Beijos..tem um promo no meu blog ficarei feliz em vc participar!!

    ResponderExcluir
  2. Lindo trabalho, Maria Amélia! E quanto ao post que a Regiane fez no blog, você mais do que merece. Seu blog é sempre uma delícia de se visitar.

    Beijos,

    Eneida

    ResponderExcluir
  3. Oi!!Sou uma das suas novas seguidoras, passei para te desejar um dia bem feliz e iluminado...sei que andavas tristinha,mas tenha certeza que vai passar,viu??Amei este cachecol,moro em Santa Catarina E AQUI É MUITO FRIO!!Ontem, ainda comprei um pedaço de soft para fazer um cobertor novo para minhas filhas de 4 patas!!Comprei xadrez,lindo!!Mas tem todas as cores.Aqui,o metro custa 19 reais...então o cachecol vai sair bem em conta e ficará um luxo!!BJS QUERIDA!!

    ResponderExcluir
  4. Olá amiga,amei a tua ídeia,tenho ausente porque tenho tido dificuldade em postar em alguns blogues, hoje é a primeira vez que não tenho tido dificuldade, tenho apresentado alguns trabalhos modestos feitos por mim, que não percebo de costura,em relação à chavena com pires e pano com corações foi retirada de uma conterrania tua, a Regina Moreno,a caneca foi invenção minha.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Adorei seu blog,
    Pela sinceridade, pelo bom gosto e pela utilidade para todas nós.
    Gostaria de receber suas notícias sempre.
    Abraços
    Dulcina Schievelbein
    dulcinapsi@sinos.net
    Caçapava do Sul /Rs

    ResponderExcluir
  6. Oi Maria Amélia! Também passei lá no blog da Re e vi as coisas lindas que ela publicou sobre este cantinho super fofo. Já estou te seguindo. Amei a idéia do cachecol, ótimo p fazer e dar de presente para pessoas queridas. Vi tb o doce de abóbora, me fez lembrar o doce que minha mãe fazia, ai que saudade. Tb estou com um blog, bem no comecinho, depois dá uma passada lá http://ojardimdaborboleta.blogspot.com/.
    Bjinhos e um ótimo fim de semana!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi... poxa, que pena que você andou triste.. mas as dificuldades também fazem parte da nossa vida, infelizmente.. espero que você siga melhor a partir de hoje!
    Adorei o cachecol, tudo a ver com essa época do ano!
    Bjus

    ResponderExcluir
  8. Poxa! Agora eu fiquei com os olhos cheios de lágrimas! Juro! Que emocionante ler suas palavras...
    Engraçado que o que eu fiz foi de coração, sem esperar nada me troca, porque é assim a verdadeira admiração: Não admirar ou elogiar esperando retorno. Já faz muito tempo que queria falar de você (e olha que eu não tenho costume de fazer posts assim, sobre um blog), mas fiquei esperando o momento certo, e parece que acertei. Queria que fosse bom para você, como um presente, como algo que te fizesse bem.
    E só o fato de ter ido lá e deixado seu recadinho agradecendo e expressando sua satisfação, já me deixou hiper feliz, e agora mais feliz ainda!
    Fiquei emocionada também com o apoio das minhas queridas amigas, que vieram aqui, falaram contigo e ainda passaram a te seguir.
    Mas não tem como se encantar e se apaixonar quando se chega aqui!

    Este cachecol está uma graça, e o tutorial bem explicadinho.
    Enfim, obrigada por compartilhar coisas tão preciosas conosco, seu blog é show, você é show!
    Um lindo fim de semana e boa feira!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. OI, MARIA AMÉLIA!!! A REJANE ME TROUXE ATÉ AQUI!! ADORO QDO UMA BLOGUEIRA AMIGA INDICA ALGUÉM PRA GENTE VISITAR!!! VENHO CORRENDO.. E LOGO ENCONTRO ESSE CACHECOL. VOU FAZER PRA MINHA ANINHA, MINHA FILHINHA DE SEIS ANOS. ELA AMOU!!! COMO NÃO TENHO E NÃO SEI COSTURAR À MÁQUINA, ESSAS COISINHAS FOFAS FEITAS À MÃO ME ENCANTAM!!! QDO TERMINAR MINHA OBRA, POSTO LÁ NO MUNDODRI E DIGO DE QUEM FOI ESSA IDEIA MARAVILHOSA, VIU???
    VOU AGORA TE SEGUIR E PASSEAR PELO SEU CANTINHO; POSSO????

    BEIJOSSS E MEU BLOG ESTÁ A SUA DISPOSIÇÃO!!!

    ResponderExcluir
  10. Oi Mamélia, fico feliz que tenhas aliviado um pouco o teu pesar... quando tomamos ciência de alguma fato desagradável ou ruim alheio, pegamos parte do fardo para carregarmos juntos... isso é ser solidário ao sofrimento e mazelas do outro... o importante apenas nessa hora, é que você consiga bloquear as energias da situação, para que possa caminhar ao lado, fortalecida para amparar aos que necessitam... não é fácil mas, é mais salutar prá ti também!
    Força por aí querida... muitos beijos, Van

    ResponderExcluir
  11. Pois entao, vc se esalerei de quanta s vezes foste s um sol, nao so para mim, mas para varia s outras pessoas?
    E êh isso que faz da blogosfera, quando do bem, um lugar tão especial!
    E quando vemos amigas, mesmo que virtuais, tão especiais como vc, passando por dias nublados.... Ah... Da vontade de por no colinho!
    Desculpe a ausência, tem sido dias corridos...
    Espero, de todo meu coração, que vc esteja realmente melhor.
    Um grande beijo, e bom domingo!

    ResponderExcluir
  12. Oi, conheci seu blog atraves do blog da Re (casa corpo e cia)ja estou seguindo e adorei, da uma espiadinha no meu , eu adoro artesanato e reciclagem, acho um pecado tanta coisa que vai pro lixo.

    Bom domingo pra voce :)

    Malu

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelos comentários. Venham me visitar sempre!
Um abraço. Mamélia ;)


FEITO NO BRASIL