sábado, maio 14, 2011

HAMBÚRGUER FEITO EM CASA

Essa receita é muito fácil e me acompanha há mais de 20 anos. Embora leve 1 pacotinho de creme de cebola, imagino que seja bem mais saudável (e saborosa com certeza) do que o hambúrguer industrializado. Você pode escolher sua carne preferida, mandar moer e preparar essa delícia em poucos minutos. Aí é só congelar em aberto, embalar e usar conforme a vontade. Se desejar mais forte ou mais fraco de temperos é só regular a quantidade de carne moída.

INGREDIENTES

1 Kg de carne moída de sua preferência. (Eu costumo usar coxão duro, músculo ou patinho).
1 pacote de creme de cebola
cebolinha verde e salsinha à vontade
1 ovo
4 colheres (sopa) de aveia em flocos (importante usar aveia para que o hambúrguer não fique muito seco)
pimenta-do-reino (opcional)

Misture todos os ingredientes, faça bolinhas com a massa para que os hambúrgueres saiam do mesmo tamanho e molde com o modelador de hambúrguer (o meu é da tapeware mas nem sei se ainda fabricam- já vi similares em lojas de 1,99).
*Sugestão: se não tiver um modelador, acredito que dê certo esticar a "massa" de carne moída entre 2 plásticos e depois cortar com um cortador, xícara ou outro objeto circular que tenha o diâmetro desejado. Um pedaço de tubo de PVC também daria certo. Achatar a massa na palma da mão também vale mas não ficarão tão redondinhos.

Com a ajuda de uma espátula ou cortador de bolo, acomode os hambúrgueres em uma superfície plástica pois assim ficará mais fácil de retirá-los quando congelados. Eu usei uma tampa plástica grande pois não ocupa espaço no freezer. Antes eu usava assadeiras de alumínio mas não são ideiais. Depois de congelados não tem mais o risco de grudarem uns nos outros e aí é só embalar em sacos plásticos. Não sei o prazo de validade mas não duram mais que 1 mês aqui em casa.
Da última vez que fiz usei 1,4kg de carne moída e 2 ovos, o rendimento foi de 21 hambúrgueres com aprox. 1cm de altura.

VARIAÇÕES

Kafka
Essa "massa" também serve para fazer KAFKA, aquele espetinho de carne moída. É só acrescentar folhas de hortelã picadas e se gostar, um pouco de canela em pó  (eu não gosto muito de canela em pratos salgados).

Torre de Berinjela
Também já usei essa massa para fazer um prato bem gostoso com berinjelas. É só fatiar berinjelas com aprox. 1cm e grelhar no azeite. Arrume as fatias em uma assadeira untada, cubra cada uma com um disco bem fino dessa massa de carne moída, acrescente 1 fatia de tomate e finalize com meia bolinha de mussarela de búfala. Leve ao forno até cozinhar e decore com 1 folha de manjericão. É  d e l i c i o s o.

Rocambole de Carne moída
Estique essa massa entre 2 plásticos e recheie com frios, tomates e azeitonas. Enrole como rocambole e decore com 2 ou 3 fatias compridas e fininhas de bacon. Asse em forno moderado.

Depois dessa temporada de receitas volto ao trabalho na segunda e aí não aparecerei com tanta frequência aqui no blog.

Beijos a todos
;)

12 comentários:

  1. Hehe, muito boa esse fase culinária....
    Eu adoro esse hamburguer, depois que aprendi, é só assim que fazemos em casa, fica delicioso!!! Serve também de acompanhamento para o bom e velho arroz com feijão!

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oiiii,
    Nossa,q ue delícia!
    A gente compra hamburguer e quando frita fica aquela camada de gordura na frigideira. É bom nem imaginar o que tem naquelas rodelas de carne, rsrsrs
    Já guardei essa receitinha preciosa!!!
    Obrigada, viu!
    Beijos e um ótimo final de semana.
    Valéria

    ResponderExcluir
  3. Tua receita parece deliciosa, deu vontade. Posso dar uma dica para embalar? Quando você for fazer os Hamburgueres, coloque uma folha de filme plastico sobre a mesa, coloque os bolinhos com uma distancia de uns 10 cm uns dos outros. Daí coloca outra folha de filme sobre os bolinhos e usa o "fazedor" dos Hamburgueres sobre o filme plásticos. Eles já ficam embalados e sem ar dentro. Bjs
    Joana

    ResponderExcluir
  4. uau flor...
    e dá lhe receitas..rsrsr
    aff, filhotes amam isso aqui...e eu faço os meus usando uma diquinha que um dono de uma marca famosa deu uma vez...
    acrescente nóz moscada ralaca nos seus hamburgueres e eles terão exatamente aquele sabor e aroma do industrializado...
    pois é isso que colocam nos hamburgueres pra dar o gosto e cheiro caracteristico pode?
    ...
    aim os seus estão divinos, e melhor, prontinhos...vamos trocar? rsrsr...te dou uns paes de cenoura, mandioquinha e abóbora, topas? kkkk
    bjus flor...

    ResponderExcluir
  5. Amelinha,
    Que praticidade e com certeza mais saudável. Gostei do modelador, vou procurar um...E as variações...a torre foi demais!
    Um bejim prá vc minha querida!

    ResponderExcluir
  6. Olá Mamélia.
    Hummmm....a primeira foto ativou minha saliva.fiquei com vontade.
    Já vou pegar a receita, aqui todos gostamos de hamburger....infelizmente...compro os meus...mas vou tentar fazer esses mais saudáveis...
    Está numa produção incrível, é comida...é costura....que bom....
    Bjão e uma ótima semana
    Mari

    ResponderExcluir
  7. Nossa, ficou muito bonita essa primeira foto do hamburguer mas melhor ainda é o sabor rsrs.

    Te amo.

    Beijos

    Julia

    ResponderExcluir
  8. Mamélia do céu, voltei agora nos anos 2000 a 2002, quando eu revendia Tupperware, acredita nisso? rs... Nunca achava um cristão para me vender, até que um belo dia resolve revender... toda a comissão eu pegava em produtos... esse Prestoburger (nome dessa peça de fazer hambúrguers) eu ainda não tenho e é uma mão na roda mesmo!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Voltei pra dizer que fiz este hamburguer e ficou muito bom.

    Obrigada pela receita.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi querida,que lindo teu blog...conhecí através da Rejane,que fofocou pra todo mundo sobre teu cantinho,eheheheh...adoro hamburguers,mas não como carne,eu faço de proteina de soja.Essa engenhoca fazedeira de hamburguer eu adorei! Parece super prática.Moldado na mão nunca fica bom,e com tampa redonda é ruim de desenformar.Bjos e aparece pra tomar um cafezinho ;)

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde, Maria Amélia.

    Gostaria de parabenizá-la por seu blog. Além de interessante é uma delícia ficar colhendo tantas receitinhas práticas (vc torna práticas, né?) e saudáveis.
    Publiquei no blog da empresa em que trabalho esta receita, pois trabalhamos com aveias em geral.
    Achei muito mais, provavelmente estaremos visitando você com frequência. Hehehee

    Abraços.
    Fique com Deus e que tenhas muita Saúde e Paz Divina!

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelos comentários. Venham me visitar sempre!
Um abraço. Mamélia ;)


FEITO NO BRASIL