segunda-feira, julho 26, 2010

SOPA NO PÃO ITALIANO


No início do mês fui ao shopping para encontrar com uma amiga de trabalho que se aposentou em 2006. Somos GRANDES amigas (quase irmãs) e sempre que podemos nos encontramos para matar a saudade. Como estava frio naquela noite resolvemos tomar uma sopa enquanto colocávamos a conversa em dia. Eu pedi um caldo verde e a Cássia uma sopa de lentilhas. As sopas foram servidas dentro de um pão italiano redondo e estavam deliciosas. Gostei da idéia e apesar de já ter visto isso antes eu ainda não tinha provado a sopa no pão. Sempre que como algo diferente e gostoso por aí, penso imediatamente em fazer para os meus aqui de casa. Foi exatamente isso que fiz. Pão italiano na mão, ingredientes para fazer o caldo verde a minha moda, mãos à obra. Infelizmente não deu tempo de fotografar tudo pronto mas tirei algumas fotos do pão escavado e pronto para receber o caldo.

O caldo verde a minha moda é assim, sem medidas mesmo pois faço no olhômetro:

refogue alho e cebola até dourar;
acrescente linguiça portuguesa em fatias (nesse dia fiz com calabreza pois era o que tinha em casa);
depois de refogado acrescente água  e deixe levantar fervura;
coloque batatas inteiras para cozinhar;
quando estiverem macias, retire as batatas e coloque no liquidificador com parte do caldo (sem as linguiças);
depois de batido volte o creme à panela e deixe apurar um pouco;
quando estiver no ponto acrescente a couve picada bem fininha;
prove o sal (cuidado pois as linguiças são salgadas);
aqueça os pães no forno antes de colocar o caldo dentro

Sirva sobre um prato raso e além da colher, coloque faca e garfo para facilitar o consumo do pão à medida que o nível da sopa vai baixando dentro dele. (se preferir vá cortando com as mãos mesmo)
Sucesso garantido. Para ficar perfeito só está faltando o frio por aqui, que só deu o ar da graça na primeira quinzena de julho, foi quando fiz o caldo.
bjs a todos.
;)

Retire o miolo com cuidado para não furar o pão
O miolo pode ser utilizado para fazer crutons, farinha de rosca, pudim de padaria, sopa....etc....
Também dá para fazer sopa de ervilhas frescas.....



9 comentários:

  1. Você não tem idéia da saudade que sinto, de comer pão italiano... aqui não tem e quando dizem que tem, é um totalmente diferente do paulista... Eu comia esse pão dia sim e dia também, rs...
    Já tomei muita sopa no pão... minha mãe (de origem italiana), fazia muito minestrone em casa e servia assim...
    Ain... se desse, eu pediria para alguém despachar por Sedex alguns pães prá mim, rs...

    PS: Eu aproveito o miolo do pão assim: Faço uma farofa úmida, com azeitonas pretas, bacon, e temperos e recheio alcachofras... fica divino!

    Beijocas flor

    ResponderExcluir
  2. Oi Amélinha...
    Eu conheci essa sopinha logo q mudei p sampa qdo casei...em Minas não temos esse costume (acho até q por conta do calor :/
    Na capital encontrava as ervilhas frescas, aqui no interior estou tenho mais dificuldades...as suas estão lindas! E a sopinha é tudibão, né?!
    Um bejim procê!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela receita, Maria Amélia.
    Adoro sopa no pão, mas só havia provado a de aspargos no Giovanetti, em Campinas. É maravilhosa!

    Abraços,

    Eneida

    ResponderExcluir
  4. Mamélia,
    Deliciei-me com a sopa no pão, com os bibelôs e com os porta lencinhos... já tinha passado aqui durante a semana passada, mas totalmente sem tempo para comentar nada. Mas parece que sumiu alguma coisa!!! Cadê o seu momento filosófico??? Fiquei com ele na cabeça, pensando em voltar para trocarmos figurinhas existenciais e... Você removeu o post? Ou ele sumiu e se perdeu por esse mundão virtual? Concordo plenamente com o que você disse: não é por que somos crafteiras ou arteiras que temos ideias "cute cute" o tempo todo. Somos seres humanos ainda em evolução e por que não dizer em revolução de pensamentos e crenças. Também me pego em perídos em que fico completamente perdida, sem entender o porquê de certos acontecimentos na nossa vida ou na de pessoas que conhecemos e amamos. Tenho a mesma reação que você e quero sair procurando respostas para esclarecer minhas dúvidas. Nem sempre elas aparecem de imediato. Creio que tudo tem seu tempo e também depende do quanto estamos capacitados para assimilar num dado momento.
    Desejo uma ótima semana para você e para todos os seus.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Ai que delícia! Até eu que estou num verão de 40 graus senti vontade de provar. Se bem que agora está bem mais fresquinho. Sabe onde estou? Acabei de chegar, em Lago de Como, na Itália. Uns dias de férias, fugindo do calor da Espanha. Uma grande bênção, estou na casa de uns amigos que vivem aqui mas estão de férias no Brasil. Ja pensou que privilégio! Agora é só procurar o pão italiano e fazer a sopa. Hehehe

    ResponderExcluir
  6. Oi Mamélia,

    Super prendada além de ótima costureira, arteira, mãe, avó, vc é um sucesso, sou sua eterna fã e vc sabe disso, obrigada por nos inspirar e dar bons exemplos e dicas dia a dia!!!

    Uma ótima semana ; )

    Beijinhosss
    Carine

    ResponderExcluir
  7. Este post me deu MUITA fome!!!! Uma delícia e ainda com fotos pra deixar babando!!!

    ResponderExcluir
  8. Oi Maria Amélia!

    Já a visito tem um tempo, mas nunca comento. Adoro passar por seu blog. Tem um romantismo, uma delicadeza... Sinto muito bem aqui. Passeio, leio seus textos, visito suas amigas e assim, conheço outros "lares digitais".

    Apesar da ausência do frio, deu-me água na boca seu caldo verde no pão.

    Beijo,

    Maria

    ResponderExcluir
  9. Já há uns tempos que não como um bom caldo verde, mas nós por cá fazemos com chouriço! ;)

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelos comentários. Venham me visitar sempre!
Um abraço. Mamélia ;)


FEITO NO BRASIL