quinta-feira, novembro 15, 2018

COXINHA DE MANDIOCA (ou AIPIM, ou MACAXEIRA)


O meu salgado preferido é, sem dúvidas, a coxinha. Já fiz de batata inglesa, de batata doce, só de trigo, frita, assada e hoje resolvi testar a de mandioca, a receita peguei nesse vídeo do  Chef Taico  no YouTube, mas ao invés de farinha de trigo usei farinha de centeio, por isso a massa está mais escura.


Cozinhei a mandioca com sal, passei no espremedor de batatas e deixei esfriar bem e depois coloquei por umas duas horas na geladeira. Aí acrescentei 10% do peso em farinha de centeio. No caso foram 700g de mandioca amassada e 70g de farinha de centeio. Rendeu 15 coxinhas.
Aí é só rechear com carne moída refogada (o recheio tem que estar frio e não pode ter líquido, vale dar uma leve engrossadinha com far. de trigo ou de centeio).
Fechar dando o formato de coxinha e empanar na farinha de mandioca ou se preferir na farinha de rosca. Não usei ovo nem leite ou água para passar as coxinhas, modelei e empanei direto.
A massa fica um pouco pegajosa, mas percebi que se colocasse na palma da mão um pouco da farinha de mandioca que usei para passar as coxinhas, ficava bem mais fácil de modelar.
Depois é só fritar e escorrer na peneira antes de passar para o papel toalha. 
Gostei demais dessa massa, derrete na boca e o melhor é que são poucos ingredientes e mesmo sendo fritura não pesou no estômago.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pelos comentários. Venham me visitar sempre!
Um abraço. Mamélia ;)


FEITO NO BRASIL