quinta-feira, julho 11, 2013

EXPERIÊNCIA CULINÁRIA - DOCES JUNINOS

Apesar de já estarmos em julho, resolvi fazer alguns doces juninos em casa. Comecei pelo de batata doce, depois fiz o de abóbora e encerrei com churros, que apesar de não ser um doce junino, tem bastante procura no inverno. Ah, também fiz canjica, mas essa foi no mês de maio. 

A receita para o doce de batata eu peguei no COME-SE e deu certo, apesar de não ter ficado tão bonito quanto os da Neide. O doce de batata doce branca ficou com uma consistência muito boa, secou por fora e ficou bem molinho por dentro. Já o de batata doce roxa (com beterraba) acho que deixei passar um pouco do ponto pois ficou mais consistente por dentro, mas mesmo assim ficou gostoso.

Para o doce roxo eu usei:
400g de batatas espremidas, 
100g de beterraba cozida e espremida
500g de açúcar

Para o doce branco eu usei:
500g de batatas espremidas
500g de açúcar

Usei o mixer na batata com o açúcar, assim a mistura ficou bem homogênea. Aí foi só levar ao fogo até começar a desgrudar da panela, deixar amornar e moldar os docinhos sobre papel manteiga. Isso pode ser feito com saco de confeitar ou usando 2 colheres. 
 Leve-os para secar ao sol, cobertos com tule para evitar insetos. Como a massa do doce é bem sequinha, a casquinha se forma rapidamente. Dá para acelerar o processo colocando para secar no forno. É só deixar no mínimo com a porta entreaberta até secar.

No doce de abóbora eu usei só abóbora e açúcar na proporção 1 x 1 mas achei que ficou doce demais, da próxima vez pretendo reduzir o açúcar para 60%. Quando os cubos de abóbora começaram a desmanchar eu usei o mixer para formar o purê e deixei apurar bem. Depois, com a ajuda de 2 colheres fui acomodando na assadeira. Para que o doce não grude na assadeira é preciso forrá-la com papel manteiga. 
 Ficaram super brilhantes, mas não chegaram a secar tanto quanto os de batata. Porém o sabor ficou muito bom.

 Crocantes por fora e molinhos por dentro.
 Também fiz churros. Há bastante tempo comprei um aparelho, uma espécie de seringa que serve para fazer churros.
Com esse aparelho eles já saem com o furo no meio, o que permite recheá-los, mas também dá para fazer com o saco de confeitar usando o bico pitanga, ficam mais fininhos e delicados. A receita eu peguei  AQUI, onde também é possível assistir o vídeo. 
 A receita é super simples:
2 xícaras de água,
2 colheres (de sobremesa) de manteiga,
2 colheres (de sobremesa) de açúcar,
1 pitada de sal,
2 xícaras de farinha de trigo.

Coloque os 4 primeiros ingredientes em uma panela e leve ao fogo. Quando ferver, desligue o fogo e coloque toda a farinha de trigo, mexendo vigorosamente até formar uma mistura homogênea.

Colocar a massa no aparelho ou em sacos de confeitar e vá fritando em óleo bem quente.

Deixe escorrer em papel toalha, passe em uma mistura de canela e açúcar e recheie a gosto. Eu usei leite condensado cozido. O pessoal aqui de casa aprovou mas tenho que admitir que não é nada saudável, é coisa para se comer uma vez por ano (no máximo).
Agora acho que chega de doces. Não to nem podendo ver açúcar na minha frente. rsrs

4 comentários:

  1. Já tinha visto no Face e já tinha adorado. Mas agora, com mais fotos e seu texto delicioso, babei! Admiro sua disposição em fazer esses doces tão lindos mas tão difíceis. Para mim são uma obra de arte. Parabéns!

    Beijos,

    Eneida

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Isso foi muito legal, adorei1
    Obrigada por compartilhar!
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  3. Maria Amélia que blog lindo vc tem! As imagens são belas e fiquei super curiosa vendo páginas e páginas, parabéns pelo trabalho perfeito!

    Querida vim te convidar para participar do nosso concurso de receitas, seria um prazer te ter na revista

    Link do concurso http://revistavidatododia.com/?page_id=2002

    Beijos

    Lari

    ResponderExcluir
  4. Ola Maria Amelia, tudo bem?
    Vejo q tbem deu uma parada no seu blog, eu comecei um novo onde ando praticando o meu ingles e a culinaria brasileira, por isso vou dar um 'pin' nessas suas receitas, parecem ser uma delicia, e as fotografia esta otima.

    Um grande abraco

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelos comentários. Venham me visitar sempre!
Um abraço. Mamélia ;)


FEITO NO BRASIL