domingo, junho 09, 2013

NHOQUE DE MANDIOCA


Olá pessoal, final de semana chegando ao fim, 1º semestre também...e não é que   eu continuo enrolada com as coisas? Bem, isso é um grande defeito meu, mas convivo bem com ele e sigo fazendo novos planos mesmo sem finalizar todos os antigos rsrs.

Nada de artesanato nesses últimos tempos, ou quase nada, fiz 2 etiquetas em tecido para malas de viagem, ainda quero fazer mais algumas e dessa vez vou fotografar para mostrar para vocês. Ficam muito legais só que sujam um pouco, também, com todo o cuidado que nossas malas são tratadas pelas empresas de transporte não daria para esperar  outra coisa. rsrs.

Mas hoje o assunto é novamente culinário, semana passada trouxemos mandiocas da chácara. Não sei se já disse aqui, mas gosto muito dessa raiz, também conhecida como macaxeira e aipim. Ela é tão ou mais versátil que a batata, dá para fazer bolos, pães, purês, sopas, doces, farinhas e também nhoque. Durante a semana eu cozinhei um pouco em água e sal para comer com costelinha de porco  (meu jeito preferido de comer mandioca), e como sobrou um pouco, resolvi testar o nhoque que ficou perfeito. Recomendo.

Eu não medi muito bem os ingredientes, apenas pesei a mandioca para ter uma noção da proporção para a próxima vez que fizer.

Eu fiz assim:
400 g de mandioca cozida e passada pelo espremedor de batatas;
1 ovo pequeno;
sal;
noz moscada ralada;
1 colher de sopa (rasa) de manteiga ou margarina;
farinha de trigo suficiente para que a massa possa ser trabalhada sem grudar nas mãos. No meu caso usei menos de 1 xícara de chá.

Obs.: A massa fica bem molinha/macia, mas depois de cozida fica firme, gostei bastante da consistência. Conforme os pedacinhos subiam na água fervente, fui tirando e colocando em um travessa com água gelada para interromper o cozimento. Na hora de servir, aqueci o nhoque com o molho e polvilhei queijo ralado. Ficou muito bom mesmo. Confiram as fotos. A massa ficou bem amarelinha pois usei ovo caipira.






Mudando de assunto, essa semana achei graça na casca de laranja, descascada de uma vez só com folhinhas e tudo.

Essa mini romã é do meu vaso, o pé é minúsculo e deu 2 romãzinhas, esta estava rachada e eu colhi para experimentar. Linda mas super azeda. Não deu para encarar.

E agora eu preciso da ajuda de quem conhece marmelo, há meses que eu venho tentando encontrar marmelos, já encomendei 2 vezes, sem sucesso. Sexta-feira encontrei em um supermercado e comprei 6, mas como eu nunca tinha visto marmelos, estou em dúvida se estão maduros o suficiente para virarem marmelada. Alguém aí saberia me dizer?
São grandes e me lembram pera, estão bem firmes ao toque mas não são duros. Será que estão no ponto?
E para terminar, uma foto desse maravilhoso vaso de avencas. É um verdadeiro dinossauro pois essa muda deve ter uns 25 anos. De vez em quando ela seca e depois ressurge ainda mais bonita. Um verdadeiro espetáculo.
Bjs a todos e uma ótima semana.

6 comentários:

  1. Deu agua na boca esse nhoc,adoro aimpim,que ver no escondidinho com carne seca!!
    Que romã mais lindinha assim pequenina=)
    Qto aos marmelos,vixe nunca nem tinha visto ,só ouvido falar,mas achei lindos!!!
    Qto ao seu vaso de avencas uma maravilha da natureza!!E como sempre fotos lindas !!
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Presto homenagens a quem tem coragem de fazer nhoque. Fiz uma vez e jurei que nunca mais, dá muito trabalho... Agora, adoro come-lo, para isso não tenho preguiça nenhuma. Faço muito purê de mandioca à moda do nordeste para comer com ovo frito...hummmm
    Acho que os marmelos estão bons sim, de qualquer forma dê uma passeada pelo blog "saidos da concha" é de uma portuguesa que atualmente vive na Nova Zelandia e nos posts dos dias 3/11/2010 , 02/04/13 , 08/04/13 ela fala, mostra, etc...etc...marmelos e marmeladas.
    Boa sorte!
    Um abraço!

    Egléa

    ResponderExcluir
  3. Não sei se um dia vou ter coragem de encarar fazer um nhoque de mandioca, mas suas fotos são maravilhosas! Até para uma péssima cozinheira como eu, para que, se eu fizer, vai dar certo. Lindas fotos, como sempre! Obrigada.

    Beijos,

    Eneida

    ResponderExcluir
  4. Mamel, fiquei com água na boca desse seu inhoque! Vc é uma verdadeira mestre cuca! bjs

    ResponderExcluir
  5. Obrigada meninas. Egléa, fui lá ver, que lindos os doces que ela fez. Valeu.
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Essa avenca é do tempo em que eu ainda morava em Jdí. Tb tenho uma.

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelos comentários. Venham me visitar sempre!
Um abraço. Mamélia ;)


FEITO NO BRASIL