terça-feira, janeiro 10, 2012

COLOCANDO A CASA EM ORDEM (tentando...)

Quem pensa que vida de recém aposentada é mole, está muito enganado. Imaginem uma casa que ficou em segundo, terceiro, quarto plano durante 26 anos! Tem tanta coisa para consertar, restaurar e substituir por aqui que estou até com medo de começar...são pontos de iluminação que não funcionam, trinca na parede do meu quarto, torneiras desajustadas, caixa d'água com água saindo pelo ladrão, pintura pedindo retoques imensos, porta que precisa ser trocada...e olha que estou só no começo do levantamento. Acho que este será o ano de botar a casa em ordem e quem vai ficar em segundo plano será o craft. Mas até o final do mês pretendo fazer um curso de encadernação em São Paulo, só para recarregar a bateria, que eu não sou de ferro.

Como sou adepata do faça você mesma, vou economizar pintando meu próprio quarto. Ontem escolhi a cor, comprei as tintas, pincéis, rolos e massa para a trinca. Vamos ver se dou conta do recado.

Enquanto não sobra tempo para testar novos projetos crafts, deixo as fotos de sempre da chácara. Como costuma dizer minha sogra (e como acho que pensam muitos de vocês que passam por aqui): "O Méinha, você não se cansa de tirar fotos sempre das mesmas coisas?". E como sempre eu respondo: "Canso não D. Cidinha, eu acho que a cada dia elas estão diferentes..." Na verdade não me canso nunca de contemplar a natureza que está ao meu alcance.

O final de semana foi de muita conversa com os vizinhos da chácara. Eles também são vizinhos da minha sogra na cidade (há mais de 50 anos).
Conversar com eles, trocar idéias, experiências agrícolas e culinárias é um privilégio pois eles foram criados em sítio e são quase 80 anos de conhecimento respeitável. Gostamos muito deles e eles da gente. Normalmente conversamos pelo alambrado, mas dessa vez  fomos lá para colher peras.

Ganhamos pera para fazer conservas, doce de pera prontinho e delicioso, feijão roxão e folhas de cravo-da-índia. Demos uvas, beterrabas, ovos e alface. Essa troca é muito legal mas o melhor é ficar conversando com eles pela cerca e ouvindo histórias de antigamente. Vocês nem imaginam o quanto eu fico contente quando chegamos na chácara e vemos que eles também estão lá. Gente boa! Daquelas que a gente tem que conviver com muito respeito e carinho. 

E vocês, já engrenaram 2012?

Brincando com as plantas:

Malvavisco
Abobrinha diferente, parece que é bem comum no interior da Bahia

chuchu
Fim da safra de agapantos, restam as hastes, que são lindas.
 Estou sempre tentando fotografar as teias das nossas amigas tecelãs, mas só dessa vez é que consegui pegar bem os fios. Gosto muito de ver teias de aranha, embora morra de medo delas.
 Flor com gotas de orvalho pela manhã. Essa se chama bom dia.
 Esses balõezinhos são mato, mas as formas dele e das gavinhas tem um efeito fantástico.
 Caqui plantado pelo meu cunhado. Lá na chácara nós administramos a horta e o galinheiro e meu cunhado as árvores frutíferas.
 Essa arvorezinha aí embaixo é o pé de cravo-da-índia do vizinho. A mulher dele coloca as folhas no doce de pera e fica com aquele mesmo gostinho da semente, com a vantagem de não manchar o doce.
 A erva doce começando a formar sementes.
 Pompons fofos e cheirosos
 Flores
 Folhas de uva. De uma forma ou de outra elas sempre dão um jeitinho de aparecer.
 Orelha de pau
 A pereira do vizinho. Colhemos muitas peras verdes.
bjs a todos e uma ótima semana. Agora vou começar a tirar as coisas do quarto e consertar a trinca. Quero só ver até onde vou chegar.kkkk. depois eu conto. Sou o maior fogo de palha rs.

14 comentários:

  1. Ai que saúdade de tudo isso nada melhor que está na terra da gente onde temos raiz e tudo muito lindo só damos conta quando estamos longe de nossa terra.
    Parabéns suas fotos estão lindas!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. este seu sitio é deslumbrante. Ou será o seu olhar? Uma certeza eu tenho: quem consegue enxergar tanta beleza é muito feliz.

    ResponderExcluir
  3. O faça você mesma é muito bom, principalmente quando começamos a ver o resultado.
    Menina que fotos lindas, amo fotografar a natureza, embora não seja muito boa em fotos, seria bom fazer um curso básico, mas por enquanto tenho outras prioridades.
    Uma linda semana para ti.Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Boa sorte aí nesta nova etapa!!!!!

    Que 2012 seja um ano de grandes mudanças e grandes realizações!!!!!!


    Lindas fotos!!!!!


    beijos

    ResponderExcluir
  5. Sucesso em seus projetos de 2012,sei que tens muitos mesmo aposentada...você é ligada em 220v
    Estou abastecida para mais um semana com essas imagens. Obrigada
    Você ja teve filho, já plantou arvore. Já escreveu um livro? Imagina editar suas fotografias, pensa nisso, suas fotos merecem viajar pelo mundo.
    Cut beijos e mãos a obra, vida de aposentada é dura

    ResponderExcluir
  6. olá Mamélia,
    Acho que sua casa está parecida com a minha, ou seja precisa de uma "garibada daquelas" a começar pelo telhado que precisa ser trocado,por conta da espera do telhado o resto fica no aguardo para ser arrumado.
    Fazer o quê? O engraçado é que elegemos esse ano como o ano da casa também.
    Bem...concordo com a Beatriz,o seu sítio é deslumbrante ou é o seu olhar?
    Lindas fotos como sempre.
    bjão e uma linda quarta.
    Mari

    ResponderExcluir
  7. Como é bom visitar as amigas e ver como elas estão felizes, mesmo com muita arrumação para fazer...kkk....eu estou em situação parecida, só que ainda não me aposentei por isso tenho que ir caminhando aos poucos pois o santo é de barro.....uma traquinagem por vez....caminhando devagar e sempre...tenha uma ótima semana...


    !!!!beijokas!!!!


    .

    ResponderExcluir
  8. Eu não me canço de ver suas fotos, sempre tão lindas, me fazem viajar pra esse lugar que parece ser lindo!!! Feliz 2012!!!

    ResponderExcluir
  9. Mamelia fotos lindas de mais!!!!
    seu jardim é perfeito!!!

    me conta vc mora num sitio tb??

    bjojbo

    ResponderExcluir
  10. Eu adoro fazer as minhas coisas,da geléia de frutas a pintura das paredes topo tudo!Coloquei um post com os abajures que fiz (alguns completos e outros só as cúpulas) para a minha casa.Passa lá no blog para ver.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Acho q ninguem ainda engrenou, metade tá de férias e outra metade ainda tá trabalhando muuuito!! Abç Salete.

    ResponderExcluir
  12. Amei seu blog e as artes que vc faz.
    As fotos são lindas e qtas comidinhas, até passei mal hahahaha
    Abraços, Edilene

    ResponderExcluir
  13. Oi Maria Amélia, que bom que vc não cansa de fotografar porque a gente não cansa de ver tuas lindas fotos. Que bichinho deixou aquelas folhas todas rendadinhas! Adorei os peixes e achei linda aquela flor feito pompom que eu só vi na minha infância e nunca mais. Beijos e boa pintura. Joana

    ResponderExcluir
  14. PRECIOSAS LAS FOTOS DE LAS FLORES...MUY BUENAS.
    SALUDITOS

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelos comentários. Venham me visitar sempre!
Um abraço. Mamélia ;)


FEITO NO BRASIL