terça-feira, novembro 29, 2011

ANIVERSÁRIOS DE NOVEMBRO E A VERDADEIRA COLCHA DE RETALHOS

Oi pessoal, sei que já virou clichê dizer que ando sem tempo mas é a mais pura verdade. Nem sequer tenho aberto o reader e pouco sei do que está se passando pela blogsfera - a não ser por uns 4 blogs que visitei semana passada.

Corre-corre de final de ano é assim mesmo. Sobra pouco tempo para navegar...por isso não estranhem se eu andar sumida. Tenho feito muitas coisas no mundo real. Coisas boas.

No final de ano, entre tantas outras coisas, eu sempre me encontro com os amigos de longa data. E como nessa minha vida eu tenho feito muitos amigos...

...o final de ano vai ficando cheio de compromissos reais, mas ando com saudade daqui. Imagino que vocês não estejam muito diferentes: preparativos para o Natal, presentes, Ano Novo... e por aqui ainda temos vários aniversários.

Este mês foram 3. Eram 4 pois meu sogro faria no dia 30, mas infelizmente esse é o terceiro novembro sem ele. Eu gostava muito dele e a chácara que eu tanto amo e que vocês também gostam tanto, foi ele quem comprou, plantou, cuidou. Quando comprou não tinha nada além do pé de uvaia e um pé de cortiça, era só um terreno coberto de sapé. Foi com ele que aprendi a gostar de fotografia e nós nos divertíamos muito. Ele era terrível, muito engraçado e despachado. Faz muita falta...mas não quero ficar triste pois essa palavra não fazia parte do vocabulário dele. bjs seu Amaury!

A festinha foi na chácara e a decoração chiquérrima - rsrs - ficou por conta de alguns balões de borracha, uma faixa com feliz aniversário e as flores da época.
 Num bolo gigantesco se equilibavam as velinhas dos 3 aniversariantes do mês, com destaque especial para os 54 do marido que foi justamente no domingo. Os 23 da minha caçulinha e os 56 do cunhado foram no dia 17.
 Gente, esse bolo é demais. Massa branca com um creme branco e cobertura de marshmallow com chocolate. Eu não tenho a receita pois é da doceria Florença aqui de Jundiaí. Super leve e perigosíssimo, pois justamente por ser leve o risco de se empanturrar triplica. Nesse caso não houve risco pois o bolo era minúsculo e quase tivemos que distribuir senhas. rsrs.
A decoração, para variar, foi feita com as garrafinhas de cerveja que estou juntando.
 Lindas dálias
 flores de picão
 palmas
 agapanto
 esqueci o nome desta
 
 Quase não tirei fotos (fora as da festa) mas estas se salavaram. Eu, os insetos e as folhas. Olha só que lindos Inseto e folha pintadinhos
 Antes que alguém fale alguma coisa vou avisar que odeio tirar cutículas pois elas crescem arrepiadas e doloridas.  (Se eu não avisasse ninguém ia notar né?) rs
 Mãos super hidratadas. Meu sonho de consumo é conseguir encarar a manicure ao menos 1 vez por mês. Atualmente acho que faço 1 vez no ano e olhe lá. Mas juro que não me orgulho desse meu lado ogro. Embora eu não consiga me ver colhendo (era isso que eu fazia quando encontrei o inseto) ou debulhando feijões de luvas.
 No mês passado descobri esta colcha esquecida em um cantinho da prateleira lá na chácara. Trouxe para a casa, lavei e já levei de volta. Provavelmente foi a mãe da minha sogra quem fêz. Notem as emendas nas tirinhas claras. Estes são retalhos mesmo!
Olha isso, O quadrado parece um log cabin (eu acho que é mesmo, aprendi no blog Casa Al Mare), eles tem um lado escuro e outro mais claro, iluminado pela chama da fogueira que fica no meio da cabana ou algo assim. Vejam o post da Beti que fala dessa técnica AQUI. Acho que a bisavó avó do meu marido nem imaginava que estava fazendo algo com nome tão estranho. Ela usou tecidos pouco prováveis para os dias de hoje. Pareciam retalhos de roupas masculinas, uma espécie de tergal misto e não os usuais tecidos 100% algodão de hoje em dia.
Olha só que bacana o efeito na peça toda. O legal é que ela usou o que tinha e até onde foi possível, fez as combinações. Tenho a impressão que depois que acabaram os retalhos ela foi colocando o que encontrava para completar a peça.
O avesso foi feito com aquele saco de farinha de trigo, muito usado antigamente para fazer roupas para a casa e até mesmo para vestir. Na casa da minha avó materna tinha toalhas de banho com esse tecido.
Mais um pouquinho da colcha de retalhos. Acho que apaixonei por ela.
E na hora de vir embora as flores que enfeitaram a festa vieram pra casa, junto com o coentro porque essa semana eu quero fazer moqueca. hummmm
 bjs a todos e até a próxima.

13 comentários:

  1. Olá Mamélia.
    Adoro seu diário fotográfico. As fotos dizem tanto de amor,amizade, carinhos,aconchegos. Tudo lindo.
    Adoro seus arranjos florais sem compromissos. Dália!!!!!faz tempo que não vejo uma.
    Essa colcha é um tesouro artesanal, creio que feito na raça, sem tantas técnicas e materiais, por isso digna de grande respeito. Achei linda também.
    ....a colcha o caminho...os agapantos ficaram perfeitos .
    agora...a foto ganhadora foi a Gigiba com o chinelo do vovô.
    bjão
    Mari

    ResponderExcluir
  2. Oi Mamélia!
    Li sua postagem e fiquei emocionada! A maioria das vezes as pessoas fazem festas grandiosas e cheias de preocupações que nem aproveitam! Agora vejo uma festa simples, mas feita com tanto amor, que delícia de imagens! As crianças, as flores, o bolo! A felicidade está nas pequenas coisas! Adorei! E essa colcha, nossa que vontade de se enrolar nela! Tenha uma linda semana, beijos.

    www.rosaacessorios.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Primeiramente Parabéns aos aniversáriantes!!!meu bem tb fez dia 27.11.Agora voltando a colcha é linda as flores os bebês tb,quanto a unha use,afastador de cutículas da avon é muito bom,não precisa sofrer é só empurrar,filha usa...bjcs fica com Deus.

    ResponderExcluir
  4. Oi..amiga....adorei tudo...qto as vasos...estao na ultima moda...ficou tudo lindo.....parabens...abraços

    ResponderExcluir
  5. Essa colcha é uma relíquia. Essa é a verdadeira, a gente só imita. Feita como surgiu o patchwork, de tecidos de roupas velhas e fora de uso que as esposas dos colonizadores americanos emendavam para fazer as cobertas. Que bom que você encontrou e com certeza vai cuidar bem dela pois a gente percebe pelo que você faz e escreve que para você as pequenas coisas é que tem valor real. Beijos
    Joana

    ResponderExcluir
  6. Oii, Ma !!!

    Que delícia de post...família (linda), florzinhas ( aprendi o nome de algumas:), netinhas lindonas, bisa "inteiraça" e prá fechar ainda teve um tesouro: a colcha.Tão linda,né.

    Beijinhos

    Ana

    ResponderExcluir
  7. Oi Amélia!! Tá boa?? Adoro festa e bolo comunitários, as garrafinhas e as flores ficaram lindas e o nome daquela florzinha, eu conheço por Bom Dia, porque tem a outra q é rochinha e se chama Boa noite e aquela pequena colcha de retalhos é realmente a verdadeira, pq qd Genjiskan (escrevi certo?) levou o quilt no peito em suas conquistas, os americanos desenvolveram com sobras de roupas q ñ serviam mais p o uso vc, tem uma relíquia nas mãos. Aproveita pendura na parede. Bj da Salete.

    ResponderExcluir
  8. Estou eu aqui no meu quarto...e lendo seu blog e lendo ele.. e vendo a vida os detalhes da vida... como vc sabe deixar tudo tão bem simples e perfeito.... muito bom isso eu queria uam dia passar uam tarde ai no seu canto....srs um xero flor!

    ResponderExcluir
  9. Olá Mamélia, parabéns aos aniversariantes!
    Adorei seu post, essa colcha é linda, tem sua história cheia de riquezas, ainda bem que está em boas mãos!
    beijos!

    ResponderExcluir
  10. Que delícia de festa! Parabéns para todos!
    As pessoas queridas que já partiram devem ser lembradas com alegria pelas coisas que viveram, construíram e nos ensinaram.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Maria Amélia, as fotos desse post estão lindas demais!
    Parabéns!

    www.arteamiga.wordpress.com

    ResponderExcluir
  12. De fato, o título do teu post não poderia estar mais do que correto! Formou-se aí, uma verdadeira colcha de retalhos... no bolo, com três aniversários presentes e um no coração, na colcha tão querida e rica de história e pontos... e na casa, pela junção daquilo que vocês armazenam do uso!
    Beijocas, boa semana querida!

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelos comentários. Venham me visitar sempre!
Um abraço. Mamélia ;)


FEITO NO BRASIL