Hoje em dia é fácil comprar enfeites de natal. Em qualquer loja de 1,99 encontramos uma variedade incrível de coisas lindas e super acessíveis. Com a "invasão" chinesa nosso poder aquisitivo "bugiganguístico" aumentou demais.
Há 25 anos, logo que me casei, lembro que conseguia comprar poucos enfeites a cada ano. Hoje tenho tantos que, se quiser, consigo montar 2 tipos diferentes de árvores de tamanho médio. Lembro que sempre enfeitava só a parte da frente da árvore pois não havia o suficiente para o traseiro da pobrezinha, que ficava sempre a descoberto rs.
Há 25 anos, logo que me casei, lembro que conseguia comprar poucos enfeites a cada ano. Hoje tenho tantos que, se quiser, consigo montar 2 tipos diferentes de árvores de tamanho médio. Lembro que sempre enfeitava só a parte da frente da árvore pois não havia o suficiente para o traseiro da pobrezinha, que ficava sempre a descoberto rs.
Há que se questionar a "invasão" chinesa pois a mesma que nos possibilita comprar muitas coisas, aos poucos vai tirando nossos empregos e deixando nossas fábricas à mingua. Outro dia li uma coisa interessante sobre o assunto e me chamou a atenção um ponto de vista que era mais ou menos assim:
"hoje não compensa fabricar coisas que a China vende a preço de banana, mas daqui a alguns anos esse "precinho camarada" pode ir às alturas e aí nossas fábricas já terão fechado há anos e os empregados que detinham o conhecimento já estarão velhos demais e não teremos mais o conhecimento para recomeçar a produzir rapidamente".
Isso é coisa para se pensar...mas quando resolvo investigar um assunto gosto de ir fundo, pegando todos os caminhos que se ramificam e isso pode levar tempo. Agora to com preguiça...e esse não é momento para "economia de butiquim". Qualquer hora a gente fala sobre isso.
Fiquei com vontade de fazer alguma coisinha de natal, para entrar no "espírito" da coisa e também para alimentar meu bloguinho. Já li em algum lugar que blog é igual a Tamagotchi. Vocês se lembram daquele bichinho eletrônico que foi febre nos anos 90? (acho que foi nos anos 90 pois minhas filhas tinham esse bichinho e houve um dia em que eu tive que levá-lo ao trabalho para alimentá-lo rsrs). Se a gente não os alimentasse eles morriam.
Falando em blog, gerenciamento e tal, vou aproveitar para dar uma dica, já faz tempo que eu assino o feed do "Gerenciando Blog". É um blog super legal que, obviamente, dá dicas para gerenciar nossos blogs. Recomendo! Estes dias o Adelson Smania, dono do blog, publicou um artigo interessante: "Evite a tentação de escrever um blog Fácil" . Vale a pena ler. Eu sei que cada um faz o que quer com o próprio blog, mas de repente a gente está fazendo uma coisa e querendo outra...então não deixem de ler. As dicas são super úteis.
Finalmente vamos lá. Eu me inspirei no livro "Fa la la la Felt" para fazer a bola de natal em feltro. Bem simples como tudo que é de feltro. Feltro já deve nascer com o propósito de ser lindo. Tudo que é feito em feltro ganha graça e o bordado ajuda a ressaltar essa beleza. Até quem não tem o hábito de fazer coisas em feltro, e não sabe bordar tão bem, consegue fazer coisas legais (eu, eu, eu).
Esse não é um tutorial mas é como foi feito. Vamos ao material.
Montei as flores e fixei com pontos simples. Veja a diferença entre as sem pontos e com pontos de bordado. Para o círculo usei um copinho de iogurte natural como medida.
Bordei os cabinhos com ponto haste.
Uni as duas partes com ponto caseado e deixei uma abertura para colocar plumante.
Eu coloquei pouco, só para dar um aspecto mais fofinho.
Olha só que fofa penduradinha no arbusto do vaso.
Mais de perto.
Coisas feitas à mão não são perfeitas, mas é esse justamente o seu charme.
Aproveitando para mostrar minha rosinha do sol...
Não a encontrava em floriculturas mas no começo do ano encontrei em um convento e pedi uma mudinha. Estão começando a florir, bem pequeninas e super fofas.
bjs a todos.
ficou lindo seu enfeite de natal , eu tb adoro fazer meus enfeites, aguarde em breve minha nova guirlanda ...bjos
ResponderExcluirOi Maria Amélia,ficou linda.
ResponderExcluirTudo feito a mão é mais interessante,né.
Minha árvore comprei em um importado,como quis a menorzinha q tinha com os enfeites ficou em R$ 10.
Abraço.
Cris
euetudoquegosto.blogspot.com
Para mim está perfeito.
ResponderExcluirLindíssimo!
Parabéns!
Gosto de vir aqui mas acho que nunca comentei,rs.
Gostei muito da sua reflexão. Há que se pensar tb nos impostos que tanto encarecem os nossos produtos. Tb gosto de fazer meus próprios enfeites de Natal mas ainda não resisto à tentação dos produtos chineses.
ResponderExcluirUm abraço
A bola ficou muito fofa mesmo Mamélia!
ResponderExcluirNem me fale em asiáticos.... são eles que estão mandando brasa por aqui. O triste é ver nosso governo sem tomar a menor providência.
Querida, parabéns pelas dicas.
Uma beijoca
Tudo feito à mão tem um sabor especial, pois a gente coloca amor e é o fruto das nossas mãos.
ResponderExcluirMuito linda!!!
ResponderExcluirBoa semaninha pra você.
bjss