sexta-feira, junho 26, 2009

TUTORIAL - MÁSCARA PARA DORMIR

Fiz essa máscara para dormir para minha filha e fotografei um tutorial.
A idéia e o molde eu tirei de um livro super lindo que eu comprei este mês. Chama-se Sew Pretty Homestyle. Tem tanta coisa maravilhosa nele... Já comprei outros livros que não gostei muito mas este vale a pena como fonte de inspiração pois o passo-a-passo deixa um pouco a desejar. Todas as páginas são ilustradas e a qualidade do papel e da impressão é espantosa até mesmo para uma publicação estrangeira. (não estou ganhando nada com a propaganda mas estou dando a dica pois eu já gastei muito $$$ com livros fraquinhos, que eu não indicaria). Espero que dê para entender meu tutorial. Qualquer dificuldade me avisem.
Máscara para dormir.
Você precisará de:
2 retângulos de tecido de aprox. 12 x 22 cm;
1 retângulo de manta bem fininha na mesma medida;
1 enfeite para aplicar na máscara (eu recortei uma florzinha de um retalho de tecido mas se você tiver habilidade com bordados fica lindo);
1 elástico de aprox. 40 cm (é bom medir na própria cabeça).
Risque a máscara no avesso do tecido. Deixe uma margem para recortar pois a costura deverá ser feita sobre o risco (antes de recortar). A 1ª máscara que fiz, eu costurei já recortada e ficou toda torta.
Aplique o enfeite do lado direito do tecido cuidando para que não fique muito próximo ao risco e não seja "comido" pela costura (eu quase fiz isso).

Atenção para esta etapa. A ordem dos fatores altera o produto :):).
Coloque primeiro a manta, depois o tecido com o lado direito para cima e por último o outro tecido com lado direito para baixo. Alfinete as 3 partes.

Costure deixando as aberturas nas laterais (para passar o elástico) e no alto (para virar a peça).

Coloque o elástico pela abertura lateral entre os 2 tecidos (como na foto) e empurre até que a outra ponta do elástico chegue na extremidade oposta.


Agora alfinete as pontas do elástico e feche as aberturas laterais costurando 2 vezes para prender bem o elástico.

Desvire e costure a abertura superior com pontos invisíveis.

Presponte o contorno da máscara. Eu gosto assim bem rústico (ou seria primitivo? :):)) mas se preferir faça na máquina de costura, fica mais refinado porém menos artesanal. Espero que tenham gostado. Ficou muito confuso? Bons sonhos!!!

14 comentários:

  1. Olá, Maria Amélia!
    O tutorial está muito elucidativo, um passo-a-passo bem construído.
    A máscara ficou muito bonita! Simples e chique!
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  2. OLÁ MARY AMÉLIA,MUITO LEGAL ESTE TUTORIAL E MUITO FÁCIL DE ENTENDER.
    PARABÉNS!!!!!!!!
    ♥JESUS AMA VC♥
    BJS NO ♥
    E.S

    ResponderExcluir
  3. Achei o PAP muito bem feito.
    E o trabalho ficou uma gracinha.
    Parabéns! Bjks

    ResponderExcluir
  4. Adorei esse pap!!!
    Que facinho de fazer esta máscara, foi tentar aqui e depois te conto.
    Bjks....Aninha

    ResponderExcluir
  5. Sabe que ganhei uma dessas em uma troquinha e gostei.
    Seu pap ficou muito bom, adorei. Vou tentar fazer uma.

    bjssss

    ResponderExcluir
  6. Oi.. eu de novo!
    Ficou maravilhoso. Vou tentar fazer um para mim.
    Bjs,
    Giovana

    ResponderExcluir
  7. amiga quase que não consigo encontra onde te. mandar um cometario.ja estou ti seguindo fique a vontade pra faser o mesmo ha gostei muito da mascara i peguei a sua maquina se não poder fala ta beijos boa noite fica com deus

    ResponderExcluir
  8. Me de ma boa ideia como fazer *o*

    http://garotasederivados.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Adorei... Obrigda pelo tutorial, mascara de dormir bem facil e bonita!!! Vou fazer um pra mim depois de pronto vou postar no meu blog!!! Beijo

    ResponderExcluir
  10. Hola amiga!
    Gracias por el tutorial!
    Un fuerte abrazo desde Venezuela!

    ResponderExcluir
  11. Olá Maria Amélia, tudo bem?
    Não tenho uma experiência com costura, faço poucas coisas na máquina, pois trabalho muito com feltro, mas queria muito fazer essa máscara pra mim, eis que procurei e li váaaaaaaaaaarios tutoriais na internet, mas nenhum tão bem explicadinho como o seu, adorei, parabéns viu? Amanhã farei a minha com certeza...rs
    Se quiser me fazer uma visitinha tb, ficarei feliz :)
    www.artesa-monicaforti.blogspot.com
    Beijo grande e Boas Festas!!!! Feliz 2013!!!!

    ResponderExcluir
  12. Excelente... Trabalho com crianças e este ano resolvi fazer a máscara como lembrança...Mas COMO fazer???? Voce me salvou...Muito, muito agradecida. Deus te abençoe... Silvia ( Ilha do Governador/RJ )

    ResponderExcluir
  13. Adorei o seu trabalho e suas dicas inclusive do livro, parabéns!

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelos comentários. Venham me visitar sempre!
Um abraço. Mamélia ;)


FEITO NO BRASIL