domingo, junho 28, 2009

PÃO DE MINUTOS

O dia amanheceu cinzento e a chuvinha deve começar a qualquer momento. O chão ainda está molhado da chuva que caiu ontem e com esse tempinho eu acordei só às 8h30 da manhã. Eu não gosto de acordar tarde e apesar de ser um pouco preguiçosa sempre me esforço para estar em pé às 6h30, mas nessa época do ano confesso....é difícil.... Tem gente que produz melhor à tarde ou à noite. Eu sou da manhã. Adoro a luz do dia, o sol. Devo ser movida a energia solar (risos) por isso gosto de levantar cedo. E por isso sinto tanta preguiça em dias nublados como hoje.

Mesmo durante a noite eu gosto de luz. Se tem algo que eu não consigo economizar é energia elétrica. As lâmpadas aqui em casa são todas com muitos watts, mas é claro que só acendo a do cômodo onde estou. Meu marido e minhas filhas gostam de luzes apagadas. Hoje vi na TV que na Noruega o sol brilha até a meia noite. Tenho uma amiga norueguesa, a Siri do blog ALVORADA. Mandei um e-mail para ela perguntando como é isso de ter sol por tantas horas. Me mudaria para lá se não fizesse tanto frio (risos). Ela me disse que no inverno a temperatura chega a inacreditáveis 30º negativos...brrrrrrrrr...mas gostei dessa idéia do sol até a meia noite... Depois que ela me responder conto para vocês como isso funciona por lá.

Hoje quando acordei fui direto preparar um cafezinho, como faço todos os dias. Como não tinha pão, bolachas e nem torradas (deconfio que descuidei da dispensa), pensei em ir até a padaria, olhei pela janela mas não me animei a sair de casa. Pensei em fazer o pão, assim não teria que sair, mas até a massa crescer e assar, todos já estariam acordados e famintos. Então me lembrei do pão de minutos (vou chamá-lo assim, no plural mesmo), aquele que leva fermento para bolo e não precisa esperar crescer. Nunca tinha feito, sempre achei que ficasse seco. Deu certo!! Sabe que ficou gostoso e macio? Muito mais que um ótimo "quebra galho". Alterei a quantidade de sal na receita de 1/2 colher rasa (de sopa) para 1 colher rasa (de café) pois a minha amiga Elba fez e também achou que ficou salgado. Descobri que o nome da receita não é propaganda enganosa, eu não marquei o tempo mas todo o processo não deve ter passado de 30 minutos. O melhor é ver a manteiga derreter no pão quentinho. Para quem precisar numa emergência, segue a receita que usei:


3 xícaras (chá) de farinha de trigo;
100 g de margarina em tablete (gelada);
1 xícara (chá) de leite;
1 ovo;
1 colher (sopa) cheia de fermento em pó para bolo;
1 colher (café) rasa de sal.


Misture todos os ingredientes até formar uma massa bem homogênea. Não sove a massa e nem deixe descansar. Faça bolinhas, pincele com gema e coloque para assar em forma untada com óleo ou margarina. Eu usei forno pré aquecido e assei a 250º até dourar. Rende 16 pãezinhos.

13 comentários:

  1. Olá Amélia

    estes pãezinhos eu vou tentar tentar de certeza.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Amélia querida ficou muito lindo o teu pãozinho:)um beijinho do tamanho do mundo.

    ResponderExcluir
  3. Ai menina, tem dia que dá uma preguiça mesmo de acordar essa hora, ainda mais no frio né!!
    Eu rendo mais a noite, se dependesse de mim ficaria a madrugada toda no artesanato mas como tenho que acordar cedo no dia seguinte então já viu né, dá-lhe olheira no dia seguinte. rs
    Na noruega tem sol até meia noite?? Nossa que sugestivo hein, e ainda faz frio que eu amuuuuuu.
    Depois me conta como é, vou pensar no assunto de mudança. rs
    Adorei a receita do pão, nunca fiz sempre ouvi falar na receita e assim como você pensava que ficaria seco e duro, mas agora vendo as suas fotos, eu me animei pra fazer um também.
    Bkjs....Aninha

    ResponderExcluir
  4. Maria Tavares, tente e depois me diga como ficou. Mesmo depois de frios ainda continuam macios. bjs

    ResponderExcluir
  5. Vim pelo cheiro. Adoro pão feito em casa. Hoje cedo pensei em fazer mas daí deu uma preguiiiiiiiça, tinha que sovar etc e eu tinha um trico para terminar hoje de qualquer jeito. Vou tentar tua receita, mais fácil e prática, substituindo o leite, nem sempre as receitas dão certo com "leite" de soja. Não sei porque teimam em chamar isso de leite, em todo caso, quem pode pode, quem não pode se contenta. Beijos

    ResponderExcluir
  6. Eu também sou diurna e preciso de sol, muito sol e calor... mas como moro em Curitiba dá para imaginar que não sou estou muito contente!
    Eu gosto de dormir e acordar cedo, faz bem para meu corpo e meu espírito.
    Quanto à noruega, eu nunca fui para lugares com sol 24 horas no dia, mas já me falaram é que meio enlouquecedor. Mas já fui para lugares onde o sol se punha às 22, 23 horas no verão e é beeem estranho, porque perdemos a noção da hora de descansar. Mas com o tempo acostuma.
    Beijos
    Lu

    ResponderExcluir
  7. Oieee

    vim ver as novidades.
    Sabe que adoro pão caseiro e a parte da manteiga derretendo nele quentinho é a melhor mesmo. Hummmmm deu até agua na boca agora rsrs.
    Essa receita vou levar com certeza.

    bjsssss

    ResponderExcluir
  8. Olá Maria, peguei onda de outro site e cheguei no seu....amei...adoro tudo isso, muito criativo, fácil de ler, de ver...tudo mimoso, caseiro...parabens...seu blog tá jóia, te convido para dar uma espiada no meu blog de culinária :)) até mais!!

    ResponderExcluir
  9. Hello Maria Amélia!
    Thank you for visiting my blog! And thank you for kind words. Makes me happy! I use this camera when I photograph; NIKON D40.

    I really like the picture with apple and pears that you show here to the right.
    Hugs from Maria in Sweden
    (Maria is my name. My blogs name JAG BLOMMAR means "I blossom")

    ResponderExcluir
  10. Hum... tá com cara de delicioso! Vou tentar fazer... ótima semana! BjOs.

    ResponderExcluir
  11. Hum pão quentinho saindo do forno, não tem coisa melhor em dia nublado. Faz sorrir com certeza.

    bjs
    Lu

    ResponderExcluir
  12. Hum! que saudades dos tempos que nos reuníamos após otrabalho para fazermos alguma coisa pra comer...
    Lembra-we do lance do guardanapo que caiu no chão??? eu o peguei e continuei usando e você contava pra todos os amigos e morria de rir????

    ResponderExcluir
  13. Minha querida Maria Amélia,
    Só agora é que vi que um comentário imeeenso que deixei no post do abajur, que ficou lindo e que eu tenho um e que eu estava justamente pensando em fazer o mesmo que você fez, exatamente quando você fez...ih...está confuso? Leia de novo...rs, bom, o post não está ali...não foi, não sei o que houve...
    Bem...mas agora estou aqui de novo para te dizer que seu blog é uma coisa maravilhosa! E juro que vou fazer esses pãezinhos!!
    Beijinhos, amiga querida!

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelos comentários. Venham me visitar sempre!
Um abraço. Mamélia ;)


FEITO NO BRASIL