quarta-feira, julho 06, 2016

NHOQUE DE BATATA DOCE ROXA E DE MANDIOQUINHA


Adoro nhoque de todos os tipos. Quase sempre faço o de batata inglesa, mas já fiz de cará, inhame e mandioca. Faltava fazer de mandioquinha e de batata doce roxa, que eu tinha visto há algum tempo no programa do Claude Troisgros. Aqui tem a receita dele certinha, mas eu fiz do meu jeito, que não é muito diferente:

500g de batata doce roxa (ou mandioquinhas ou  cará, inhame, mandioca, batata inglesa)
1 ovo
1 colher de manteiga
Sal a gosto
Trigo até dar ponto para fazer os rolinhos (o mínimo possível)

Cozinhe a batata preferencialmente no vapor (exceto a mandioca, sempre cozinho no vapor) assim ela fica menos úmida e pede menos farinha. Amasse-a ainda quente e adicione a manteiga. Espere esfriar e junte o ovo e sal. Misture bem e passe para a bancada polvilhada com farinha de trigo. Acrescente farinha às colheradas até dar o ponto de fazer rolinhos. Corte em pedacinhos de aprox. 2 cm. Cozinhe em água fervente. Estarão prontos quando vierem à tona. É bem rápido. Quanto menos farinha utilizar mais rapidamente ficarão cozidos.

O de batata doce roxa fica levemente adocicado e fica bem firme. Gostei da consistência. Ele levou menos farinha que o de mandioquinha. Mas o de mandioquinha foi o mais saboroso. Muito bom mesmo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pelos comentários. Venham me visitar sempre!
Um abraço. Mamélia ;)


FEITO NO BRASIL