sexta-feira, novembro 30, 2012

BOLO DE ANIVERSÁRIO


Essa semana foi aniversário do meu marido e eu resolvi relembrar os velhos tempos e fazer o bolo em casa, afinal agora sou confeiteira formada rsrs. O curso terminou na semana passada e deixou saudade, mas também deixou alguma habilidade, o que facilita na hora de botar a mão na massa. Além disso pude conhecer algumas técnicas e ferramentas interessantes.
O bolo foi inspirado no que minha mãe fazia quando éramos crianças. Embora de aparência mais simples e cobertura de claras em neve, o bolo da minha mãe tinha sabor divino. E como o aniversriante gosta muito do recheio de leite condensado cozido e calda feita com ameixas secas (ferver as ameixas sem caroço, água e açúcar), ficou fácil.
Eu queria ter usado claras pasteurizadas  para fazer a cobertura de marshmallow, mas não encontrei (tenho motivos para ter medo de salmonela). O jeito foi apelar para aquelas caixinhas com o marshmallow em pó, mas não é a mesma coisa. Da próxima vez vou encomendar com antecedência.

Usei um aro de 23x8cm sobre papel manteiga untado com manteiga para assar o bolo, que ficou com o tamanho final de 23x5cm. Aí foi só cortar o bolo em 3 discos e rechear. A cobertura é brincadeira, fácil fácil de preparar e de espalhar pelo bolo (siga o modo de fazer da embalagem). Eu usei o saco de confeitar mas percebi que não era necessário pois essa massa de bolo é bem firme e não tem perigo de soltar farelinhos e "sujar" a cobertura.
Acho que exagerei um pouco na quantidade de ameixas (usei 230g), mas mesmo assim ficou bem gostoso.
A receita que eu usei é igualzinha a esta AQUI, leva apenas 3 ingredientes:

300g de ovos (+ - 6 ovos)
200g de farinha de trigo
200g de açúcar
Não usei a baunilha porque tinha açúcar baunilhado.

Bata os ovos com o açúcar até formar um creme bem fofo, ele triplica de volume. Depois adicionar a farinha mexendo com cuidado só até incorporar. Asse imediatamente.

Não leva fermento e não precisa separar as claras das gemas, é só peneirar o açúcar e a farinha.  Mais simples impossível. E o melhor de tudo é que a massa pode ser feita na véspera, o que facilita muito o trabalho.

Acho que a partir de agora voltarei a fazer todos os bolos de aniversário aqui em casa, não só pela economia, que é muito grande, mas principalmente pelo prazer de fazer e por poder usar o recheio que der na telha.  Aqui por exemplo, não encontro bolo de aniversário com esse recheio em lugar nenhum, é muito simples para os tempos modernos...

bjs a todos e um excelente final de semana.

13 comentários:

  1. Olá Amélia, esse bolo me deu água na boca.
    Obrigada pela receita do pão de ló, vai pro meu arquivo.

    Bjus

    ResponderExcluir
  2. Oi Maria Amelia faz algum tempo que sou sua seguidora silenciosa mas hoje não resisti ao seu bolo fiquei salivando pois adoro bolo com recheio de ameixa acho até que vou me ariscar em fazer a receita parabéns pelo bolo e pelo blog beijos eliane lima.

    ResponderExcluir
  3. Amiga, ficou uma beleza! Pena eu morar tão longe...
    Bjs querida

    ResponderExcluir
  4. Ahhh,coisa boa um bolinho de aniversário feito em casa,ficou divino e simples ao mesmo tempo,interessante não precisar separar gemas e claras ,muito prático!!
    Tambem amo ameixas =p
    Um abraço^^

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo bolo lindo. Minha avó fazia esse recheio e às vezes ela fazia 2 recheios diferentes: esse de ameixa e um outro com doce de abacaxi feito em casa. Era sublime! Bons tempos aqueles...
    Bjo

    ResponderExcluir
  6. Adorei a sua receita, já copiei e no proximo aniversario farei essa receita....e quizer fazer de chocolate, tenho que mudar a quantidade de farinha?....qdo voce fizer novidades na cozinha, posta para a gente.....obrigada
    cristina

    ResponderExcluir
  7. Adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiii ,,, q vontadeeeeeeeeeeeeeeee
    Vou fazer um com recheio assim um dia desses ,,nunca tentei ,,e parece delicioso ,,bjus Lu
    Sandra Abreu

    ResponderExcluir
  8. Oi Maria Amélia! Tdo bem? A cada postagem sua que leio fico mais encantada pelo seu blog e também em perceber como temos gostos parecidos. Também amo fotografias e culinária. Ainda não pude fazer nenhum curso como estes que voce está participando agora mas se Deus quiser farei assim que puder. Vou passar sempre por aqui pra ver suas novidades e como te falei no email tbm to começando um blog se quiser me visitar ficarei muito feliz! Olha o endereço do meu: http://cinderelaeseusafazeres.blogspot.com.br/
    Que Deus te abençoe sempre pelo bom coração que tem em dividir e ajudar aqueles que lhe procuram.
    Bjim e até a próxima visita que te farei com certeza.

    ResponderExcluir
  9. Um! açucar baunilhado, esse não conhecia, que legal.

    ResponderExcluir
  10. Um tanto qto atrasada mas desejo um Feliz Aniversário para o seu marido :)

    Coloquei essa receita no meu Pinterest e vou experimentá-la um dia. Um dos meus desejos para o Ano Novo é experimentar mais na cozinha.

    ResponderExcluir
  11. Um bolo lindo e super fácil de fazer!
    A minha filha mais velha detesta bolos de aniversário "industriais" por muito bonitos que sejam, a melhor prenda que lhe posso dar é fazer o bolo em casa, com sabores a pedido e com uma cobertura simples. Apesar do aspecto rústico, ela delicia-se e fica feliz!

    ResponderExcluir
  12. Oi gente, eu fiz, ficou ótimo, muito fácil a massa, q legal, só acho q tem q tomar cuidadinho p não deixar ele dourar nem um pouco p não soltar na base, soltou como uma folha alguma partes embaixo, fica pronto rápido, não consegui dividir em 3, tvz a forma seja maior q a sua, não medi. Para a parte superior p não quebrar eu separei c uma folha sulfite..kk, deu certo. A massa é muito macia, molhei c leite. A ameixa tem q picar em pedaços e doce de leite cozido em casa é muito melhor q comprar pronto e não dá trabalho nenhum tb. Obgd pela dica.

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelos comentários. Venham me visitar sempre!
Um abraço. Mamélia ;)


FEITO NO BRASIL