Ontem à noite fiz 3 tipos de geléia. Gosto muito de fazer geléia, acho o máximo a gente poder esticar a safra das frutas dessa forma tão antiga. As frutinhas renderam 5 vidros: 3 de morangos, 1 de amoras e 1 de uvaias. A região onde moro é produtora de morangos então aproveitei a temporada e já fiz para deixar guardada. O problema é que sempre fico com receio de não ter vedado direito e estragar tudo mas vou arriscar. Desconfio que não dará tempo de estragar. hehehe.
Procurando rótulos/etiquetas para colar nos vidros encontrei esses AQUI, no blog A Sonoma Garden. São muito fofos! (obrigada por compartilhar). Os meus não ficaram tão bons pois eu imprimi no modo econômico em sulfite comum, era só para testar mas como não tinha folhas auto-colantes eu usei assim mesmo. Coloquei fita adesiva dupla face no verso e colei nos vidros. Fiz os paninhos coloridos para colocar na tampa pois acho um luxo potinhos de geléia caprichados. Hoje levei os potes para passear na chácara só para fotografar as frutas in natura bem em frente aos potes. Tem gente que não conhece uvaia, essa frutinha de pele fininha como a do damasco. É bem azedinha mas deu uma geléia muito saborosa. Para quem não conhece, aí estão as frutinhas com suas respectivas folhas.
Depois das fotos fomos pegar mais uvaias. Esse pé já estava na chácara quando meu sogro comprou o terreno há quase 25 anos. Já era enorme, portanto deve ter muito mais idade ainda, mas poucas vezes o vi com tantas frutas. Na casa do meu tio também tinha um pé de uvaia. Aqui em casa também tem mas ainda é muito novo.
Uma jabuticabeira está carregada de frutas mas ainda não estão doces. O outro pé está carregado de flores.
Também tem nêsperas.
Passarinho criando no cacho de bananas...
Tantas cores e formas...
Hora de ir pra horta garantir a salada que vai ter enfeite de flores de capuchinha
Capuchinha
E o cuscuz de sardinha com farinha de milho feito na hora, é demais de bom, com pimenta então...
Hora de ir embora, fui fechar a janela do quarto e olha só com que me deparo, até os passarinhos pousaram nos galhos pra ver assistir o por do sol.
Porque será que o final de semana passa tão rápido? Amanhã é dia de sujar a roupa quando sair do carro. Tá um poeirão só...
bjs a todos e uma ótima semana. (que ela passe rápido pra chegar logo sexta-feira)
Ola, bom começar a semana com imagens tão lindas, tambem moro no interior e frutas, e paisagens são minha paixão
ResponderExcluirAdorei, e fiquei com agua na boca pensando o qto saborosas estão sua geleias.. e o almoço.. G-juiz que delicia
Deixo beijos.. tenha dia de alegrias
♥¸.•*´¯)Fuxicos e Retalhos/Renata Arruda
http://www.fuxicosretalhos.blogspot.com/
Ps: pergunta.. pq qdo clicar em comentar no seu blog sempre abre outra janela automaticamente .. é vc quem configurou para que aconteça isso??
Olá Mamélia
ResponderExcluirGosto muito de suas fotos na chácara...são lindas!!
E as geléias... que capricho...e deve ser uma delícia!!
Que vc tenha uma ótima semana!!
Bj
Nilda
Olá amiga,
ResponderExcluirfiquei com água na boca ,
parece tudo uma delicia...
As fotos são lindas...
Tenha uma óptima semana
bjssss
Um luxo!
ResponderExcluirMelhor postagem que voce ja fez na minha opiniao. Gosto muito de uma vida organica mais natural, interessante que eu estou nesta fase de conservas e compotas e tambem fico em duvida se vedei bem os vidros. Se estao bem vedados eles duram por volta de 1 ano fora da geladeira mas a duvida permanece ... Ficou tudo muito atrativo. Best post!!!!
Eita que final de semana bom heim? Recordei da época em que morei em fazenda (por 10 anos)! Também tinha esta fartura. Vida boa é isto. O resto é conversa. Mamélia, não sei se vc já fez suco de uvaia? É uma delícia. Experimente! Eu gostava muito de pescar tb. Ah, este cuscuz tem receita? Fiquei com água na boca. Bj. Amo seu blog
ResponderExcluirÁi, que fotos lindas! Afinal esse post é sobre o que? culinária, fotos, artesanato? Quem é bom esbanja né! Faz tudo de uma vez!Parabéns está tudo muito lindo e apetitoso. Impossível nao salivar quando se vê essas amoras, rsrsrsrs
ResponderExcluirQue coisa mais linda esse post!
ResponderExcluirParabéns pelas fotos e pelo texto deliciosos. Dá pra sentir o perfume das frutas, o sabor das geleias e o frescor das verduras.
Obrigada pelo lindo começo de semana.
Beijos,
Eneida
Oi,Amélia!
ResponderExcluirBom dia!
Que delícias...tudoooo ....
Vou voltar aqui mais tarde, para mostrar suas fotos ao meu filho de 5 anos, ele está na fase do por que.
Bjs!Fica com Deus!
Márcia França
Oi,adoro o seu blog todos os dias eu passo aqui para admirar as suas criaçao.Tambem gosto de costurar,e espero um dia criar o meu blog.
ResponderExcluirHa as suas geleias devem estar uma delicia.Tenha um otimo dia!!!!
Oi Mamelia que delicia poder desfrutar de um lugar assim, tudo lindo, e assas geléias tudo de bom, também gosto de fazer, mas na cidade grande é mais difícil de encontrar frutas diferente, então é sempre de morango. E o cuscuz, tem receita? Coloca pra gente copiar, tudo de bom!!!
ResponderExcluirNossa Má, que delicia...isso é que é vida viu!!!!! Eu adoro amora e estou pensando em plantar um pé la na minha chacrinha... minha duvida é: será que posso plantar perto da casa??? tipo uns 4 metros da construção??? as raizes dessa frutinha ficam muito grandes???? se vc puder me ajudar eu ficarei muito grata.
ResponderExcluirum beijo querida e inté.
Marcia Gullo
www.blogdagullo.blogspot.com
Aiii eu adoro geléia!!!
ResponderExcluirAqui em casa eu e a cachorra... rsrs....
Digo pro marido que devo ter sido um pé de amora em outras vidas... amo amora!!! Sabe que aqui em Ubatuba, na avenida de casa tem pés de amora plantados? O duro é competir com os passarinhos e a molecada nessa época....rsrs
Arrasou nas fotos, na produção e nas geléias... dá para imaginar o gostinho!!!
Beijo
Ana
Nossa que frutas mais lindas!!!
ResponderExcluirAs geléias devem estar deliciosas, eu tb. sou louca por frutas e geléias.
E que lugar maravilhoso, dá mesmo pena de voltar pra cidade.
Bjs.
Olha, isso é que é humilhação!kkkk
ResponderExcluirMinhas amoras são tão pequetitas que estou guardando-as em um copo, na geladeira, pra conseguir o suficiente pra fazer um liquor!
Mas os mamões estão de vento em popa, e os limões também.´
Esse contato com a natureza é demais né?
E a rolinha???
Acredita que a danada da Thora matou a daqui de casa?
Fiquei tão triste...
Mas coitada, ela tá certa...
Fique com Deus, continue admirando o que realmente é belo, e fazendo o que te dá prazer.
Quanto ao tempo? Qdo passa rápido é por que tá bão!
Bjks querida.
Nossa, que fotos lindas e que capricho em tudo!!!Fiquei até comovida com tanto capricho e beleza. Vc mora em Monte Alegre do Sul? Que lugar lindo hein?
ResponderExcluirBjo,
Ana.
Olá Mamélia.
ResponderExcluirAdorei os vidros de geléias. Ficaram muito fofos.
Realmente os finais de semana voam,e logo vem a segundona. Fazer o quê?....
Bjs.
marilene
Mamélia do céu, fiquei com a boca cheia de água... adoro geléia. Aquela frutinha que você chama de uvaias, eu conheço como ameixa amarela... hihihi...
ResponderExcluirMenina, e a vontade enorme que eu fiquei agora... daquelas que até as lombrinhas se coçam na barriga... só de ver aquele cuzcuz? Simplesmente AMO isso... amo e pronto!
Beijos querida
Olá, que lindos ... Parabéns pelas fotos, ficaram maravilhosas!
ResponderExcluirAbraços
Mabel
Oi, Mamélia
ResponderExcluirSuas fotos são sempre de encher os olhos!
Também não conheço uvaia mas tenho lembranças maravilhosas das amoreiras do quintal da minha infância... Da língua roxa e da roupa manchada na época da fruta e de me esconder lá nos últimos galhos p/ fugir da bronca da mãe (e da hora da injeção p/ amigdalite) rsrs
Feliz Primavera!
bjoooo
Eliana
Ai, Mamélia.
ResponderExcluirVc me fez viajar no tempo, sabia ?
Quando criança, eu frequentava a casa dos avós do meu vizinho, que moravam uma rua depois da minha.
Na frente da casa deles tinha uma árvore enorme (bem, eu tinha meus 8 ou 9 anos, então talvez ela nem fosse tão grande, eu é que era pequena, mas enfim... ) dessas frutinhas amarelas. Quando perguntei o nome, entendi que era 'orvalho', e achei que estivesse certo.
Pois bem. Hoje (em pensamento) eu voltei lá na casa dos meus nonos (sim, eles eram italianos, fofos e tão carinhosos. Que saudade me bateu agora !) e comi de novo as frutinhas, agora sabendo que o nome certo é uvaia. Nunca mais vou me esquecer disso.
Eu adoro o seu blog. Aqui sempre me sinto em casa.
Suas geléias ficaram com uma carinha... hum ! Delícia !
E concordo com vc, geléia caseira tem que estar num pote assim, como os seus: etiquetados e com essa tampinha luxo ! rs
Beijos.