quinta-feira, junho 03, 2010

MANGOSTIN ou MANGOSTÃO - A RAINHA DAS FRUTAS TROPICAIS.


Eu adoro frutas, quase todas, mas o mangostin é sem dúvida uma das minhas preferidas, talvez por encontrá-la raramente eu goste tanto dela. Não faz muito tempo que a conheci e experimentei, acho que foi no mercadão de São Paulo há uns 3 anos. Gente, lá tem cada fruta diferente...Foi paixão a primeira vista. Essa fruta que por fora se parece um pouco com a romã (a casca é durinha) ou com o caqui (o cabinho), tem um sabor delicioso. Fiquei pensando em como descrever o sabor  dela e acabei chegando a conclusão que lembra o da jabuticaba (amo jabuticabas). Acabei de testar com as jabuticabinhas do meu vaso. São muitas as semelhanças, a cor da casca é bem escura, algo entre preto e marrom café e quando cortada tem uma coloração vinho escuro, a polpa é branca e a camada que envolve o caroço tem consistência muito parecida, embora a da jabuticaba seja mais líquida.


Só a parte branca, que tem aparência de uma cabeça de alho, é consumida in natura. Se comparada às outras frutas tão abundantes no Brasil ela não é barata, cada uma saiu em média por 2,50 (19,90 o Kg) no supermercado perto de casa, enquanto uma banana pequena saiu por 0,15 (1,50 o Kg).  Parece que a produção nacional ainda é muito tímida e a maior parte delas é importada, por isso o kilo sai tão caro.
Quer saber mais sobre o mangostin ou mangostão? Veja aqui .






4 comentários:

  1. olá amiga Maria Amélia,

    Seus posts são feras, admirio a forma em que consegue esxpor sua opnião de forma carinhosa, objetiva e realista.PARABÉNS, por nos presentiar sempre com temas fábulosos.
    Quanto essa fruto me deixou curioso e com agua na boca.
    Obrigado amiga pelas Delicias Visuais.
    Abraços

    Ramirez

    ResponderExcluir
  2. Oi Lindinha,

    Fiquei com água na boca, eu adoro jabuticaba, tenho dois pés plantados em casa, mas esse mangostão eu não conheco, acho que por aqui não chega.

    Bom final de semana,

    Beijos...

    ResponderExcluir
  3. Nunca tinha visto nem ouvido falar, mas amo aprender, mas vou procurar aqui na minha cidade, quero experimentar... bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá menina!Hummm parece ser deliciosa,amo jabuticabas,ano passado comi tanta e fiz até geléia das minhas jabuticabas.Será que essa casca do mangostin não é boa para tingir,lã por exemplo?Dá para tingir com cascas de cebola,com a água do pinhão,quem sabe com a casca do mangostin?Grande abraço,bom fim de semana,dá um beijão na neta linda.

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelos comentários. Venham me visitar sempre!
Um abraço. Mamélia ;)


FEITO NO BRASIL