segunda-feira, abril 27, 2009

NECESSAIRE DE ROSINHAS



Esta eu fiz bem parecida com uma das necessaires (um trio) de material plástico que comprei há alguns anos, só que o modelo tem o dobro da altura. Eu precisava de uma mais compacta para escova de dentes, creme dental.... Falta arrematar as costuras por dentro com ponto invisível. Essa parte eu sempre deixo para depois (rs). Vocês vão ver muito esta estampa por aqui pois como eu gosto muito comprei alguns metros dela, de 4 cores diferentes.

domingo, abril 26, 2009

NOSSA HORTA HOJE CEDO

Acabaram-se os figos. Agora temos que colocar frutas para alimentar os pássaros. Parece que gostaram dos caquis.

3 momentos da rúcula.


O terreno é cercado com malvaviscos.

Vem mais bananas aí.


Novas "vizinhas". São da casa ao lado. Tem um galinho que está aprendendo a cantar. Muito lindos. Adoro essas galinhas vermelhas. Já tivemos em casa. É muito bom colher os ovos de gema amarelinha.

SOBREMESA DE MARACUJÁ

Esta sobremesa é daquelas que você prepara em 15 minutinhos. Alguns chamam de mousse de maracujá.
O bom mesmo é que não tem como errar.

É assim que se faz:
2 maracujás azedos;
1 lata de leite condensado;
1 lata de creme de leite com soro;
1/2 lata de suco concentrado de maracujá (use a lata de leite condensado como medida).

Faça primeiro a calda:
Coloque no fogo uma panelinha com a polpa dos 2 maracujás adoçados a gosto e acrescente um pouco de amido de milho para engrossar levemente a calda.
Reserve.

Numa tigela misture muito bem o leite condensado, o creme de leite com o soro e o suco concentrado de maracujá. Enquanto estiver batendo você vai perceber que a mistura começa a endurecer. Coloque-a então em potinhos individuais ou em um recipiente único. Cubra com a calda e leve à geladeira.

Decore com flores.

Além do visual bonito, fica uma delícia!!!
*

segunda-feira, abril 20, 2009

COMO ABRIR COSTURAS SEM TER QUE USAR O FERRO DE PASSAR A TODO INSTANTE



Pessoal, tenho uma dica bem simples para as costureiras iniciantes como eu. Pode até parecer muito boba mas funciona e eu gosto de compartilhar soluções econômicas. Eu vi na feira de patchwork uma espátula plástica para abrir costuras. Custava R$12,00. Não comprei porque achei caro e com esse valor poderia comprar 1 metro de tecido (hehehe). Quando cheguei em casa fiquei procurando nos meus "guardados" algo que fizesse as vezes da tal espátula pois a gente perde muito tempo passando as costuras a todo instante. Quem costura bastante sabe bem disso. Não encontrei nada de plástico mas encontrei palitos de sorvete. Isso mesmo, aqueles de madeira!!!! São ótimos para abrir as costuras. Vejam a sequência de fotos. Não parece que foram passadas a ferro? Funciona super bem.

domingo, abril 19, 2009

SAQUINHOS PARA PRESENTE




MEUS PRIMEIROS QUADRADOS DE FOUNDATION





Foundation é uma técnica do patchwork. O trabalho parte de uma base ou fundação ou foundation em inglês, como é mais conhecido. A base nesse caso, é uma entretela com o risco do desenho que você quer formar. Estou gostando muito de fazer. Você exercita a atenção/concentração pois tem que seguir uma sequência para costurar os pedacinhos de tecido. A figura geométrica é divida em peças e em alguns casos em blocos também (o pássaro tem 3 blocos). As peças são numeradas e depois você emenda para formar a figura final. É uma espécie de quebra cabeças. Ficaram tortinhos mas gostei mesmo assim. No caso do pássaro vou refazer o biquinho pois costurei errado uma das partes.

ALFINETEIRO JOANINHA

Acho que estou colecionando alfineteiros. Para quem gostou da minha joaninha aqui vão as medidas:

Para a joaninha usei um pires de chá como medida (aprox. 14 cm), fiz um fuxico e enchi com plumante.

Costurei com linha preta para dar o formato de joaninha e por fim pintei o rostinho com canetinha preta para tecido;

Para as pétalas da flor de fuxico usei 6 círculos de tecido com 8 cm (usei 2 estampas diferentes);

Para a base 1 círculo com 8 cm.

Enfeite com botões e com alfinetes, é claro.



FLORES DO MEU JARDIM (DOS MEUS VASOS)




Tirei estas fotos agora cedo. Estamos com 3 orquídeas abertas hoje. A 4ª foto é de uma flor que chamo de azulzinha. Uso como forração nos vasos, está sempre florida.

sexta-feira, abril 17, 2009

TOALHA COM APLICAÇÃO DE ESTRELAS I




Nas aulas de patchwork estou fazendo essa toalha de mesa com aplicação de estrelas. Essa técnica que minha professora ensinou é muito bacana. A toalha está ficando com cara de Natal.
Veja mais aqui:

quinta-feira, abril 16, 2009

FEIRA DE PATCHWORK EM SÃO PAULO

A foto acima é de alguns dos painéis premiados durante o 3º BRAZIL PATCHWORK SHOW em São Paulo.

Ontem fui à feira de Patchwork em São Paulo. Esse broche super fofo da foto abaixo não fui eu que fiz não. Foi a organizadora do grupo que nos presenteou com ele. Foi feito por uma de suas alunas. Como estávamos em um grupo bem grande e nem todos se conheciam ficou fácil identificar a mulherada pelo broche no meio daquela multidão. E que multidão!!!! Tinha gente que não acabava mais. No ano passado foi bem mais tranquilo mas a feira estava boa. Tinha coisas lindíssimas, algumas novidades, stands de grandes marcas do ramo, stands de ateliês de costura, editoras de revistas, máquinas de costura poderosíssimas, lojas de tecidos, artesãos, importadores, etc... Tinha muitos tecidos importados maravilhosos (e caros). Tinha tecidos nacionais muito bonitos também. Um verdadeiro shopping center do patchwork. Pena que seja tudo tão caro.... Os preços não eram promocionais, estavam praticamente iguais aos das lojas. Encontrei poucas coisas a preços atraentes. Mas valeu pelo passeio, pela companhia das amigas, pelo contato com trabalhos tão lindos e diferentes, por saber o que tem de novo no mercado, ver de perto o que as pessoas estão fazendo, a inspiração.... voltei cheia de idéias e de planos. Falta só conseguir mais tempo para colocá-los em prática. Estes 7 trabalhos da foto acima não são meus, eles estão entre os premiados e ficam expostos logo na entrada da feira. São painéis lindíssimos com diversas técnicas. Infelizmente não tirei foto da identificação dos autores mas vou procurar e se encontrar coloco. Havia ainda outros painéis premiados mas nem todas as fotos saíram boas. Ano que vem tem mais.

COMEÇAR DE NOVO

RÚCULA

ALFACE MIMOSA

ACELGA


Novas mudinhas de verduras. Meu marido plantou no sábado. Vamos ver se elas vão vingar com esse friozinho que está vindo por aí. Tomara!!

FEITO NO BRASIL