sábado, março 10, 2012

Adoro Crochet

Quem é novo por aqui deve se perguntar por que o blog tem este nome se ultimamente só se fala em comida e fotografia nele? Mas nem sempre foi assim. O blog, é claro, segue a cabeça e o coração do seu autor e se o novo visitante se embrenhar por aqui, vai logo descobrir que o crochê foi o início de tudo: a pedra fundamental! 
Descobri a blogsfera em 2008, procurando receitas de flores de crochê, e a partir daí me apaixonei pelos blogs e quase que instantaneamente decidi criar o meu próprio. O primeiro blog que visitei foi o da fofa e gentil Andréa do "Maravilhas do Crochê" e a delicadeza com que ela, que na época morava no Japão, se comunicava com os leitores me inspirou  a criar o blog. 
Depois do primeiro post em junho daquele mesmo ano, não parei mais. Esse mundo me fascina e me possibilita compartilhar e descobrir tanta coisa que não consigo me imaginar fora dele. Às vezes pinta uma certa paranóia e fico me questionando sobre compartilhar a vida pessoal aqui e com certa frequência tenho uns rompantes de temor e tiro todas as fotos e ou posts pessoais demais, uma pena pois ultimamente tenho tirado fotos tão lindas que gostaria de compartilhar...não sei, é coisa para se pensar com calma e só com a cabeça. Vocês também tem estes momentos de insegurança na rede?
Mas voltando ao crochê, estes dias senti uma saudade enorme desse craft tão simples, que precisa apenas de agulha, linha e tesoura para transformar fios em arte, roupas, acessórios, utilidades e por aí vai. Quando penso em crochê imagino cores em profusão, alegria e leveza.
E para matar a saudade nada melhor que um projetinho rápido e alegre: um jardim de porta copos.

A inspiração veio DAQUI, mas não ficaram iguais, creio que por estes  motivos:

primeiro porque eu não consegui entender muito bem, já tenho certa dificuldade com receitas em português e esta é em inglês (me confundo muito com as siglas do crochê em qq idioma...rsrs);

segundo porque eu finalizei com uma carreira de ponto baixo para dar mais firmeza e a receita não pede isso. Por conta disso as pétalas dos meus porta copos ficaram menos salientes que as do modelo inspirador. 

Além desses motivos aí, tem o fato de eu não conseguir seguir receita nenhuma, até na culinária isso fica difícil. Sou uma indisciplinada por natureza.

E tem também o fato de meus pontos terem ficado mais fechados, não sei se a linha que usei é mais grossa (usei a Bella da Pinguim e agulha 2,5).

Reflexões à parte, gostei muito deles. Ficaram como eu imaginava, alegres e úteis.
Não ficaram lindos e felizes?
Aproveito para mostrar como guardo minhas linhas. Pode ser útil para alguém. Como faço crochê poucas vezes no ano, guardo as linhas em grandes caixas plásticas, assim não pegam poeira e só de olhar eu já sei onde estão.
 Na tampa da caixa colo um rótulo da linha para não esquecer o número da agulha que devo usar e o nome da linha para caso de reposição.
 No estojo de agulhas eu coloquei uma rosinha para diferenciar as agulhas mais finas, que uso para linha, das mais grossas, de tapeçaria.

Aproveito ainda para agradecer as visitas e comentários, e me perdoem por continuar faltando com a retribuição que todos certamente merecem. É que agora que me aposentei tenho menos tempo ainda do que quando trabalhava. É sério. São tantas coisas que quero fazer que fica difícil parar muito tempo em uma só atividade. Engraçado que sempre tem alguém que me fala: Nossa, você já se aposentou? É tão cedo, não vai mais trabalhar?
Eu vou trabalhar sim, já estou trabalhando e muito, só que agora eu escolho meus trabalhos e não tenho mais patrões. rsrs
Sei que muita gente tem medo de se aposentar e de ficar pensando besteira mas é só se apaixonar por alguma coisa legal que não vai sobrar tempo para caraminholas não. Tem tanta coisa boa para fazer que vai continuar faltando tempo. Aliás, não sei como antes eu dava conta de tudo isso e mais o trabalho fora...
Aff! Falei demais e misturei as estações. Coitado do marido hoje, vai ter que me aturar com a língua solta e os pensamentos dispersos.rsrs

 bjs a todos.

13 comentários:

  1. Também adoro crochê, já fiz (muitos anos atrás) e é a correria de todo dia que não me deixa tempo para isto. Mas já estou trabalhando no meu projeto aposentadoria e este dia ainda vai chegar.

    ResponderExcluir
  2. Tambem gosto muito de crochê , porem não tenho paciência para fazer...começo e páro no meio enjoou de fazer, guardo..depois de um tempo pego de novo...acho lindo estes portas copos...mas tbm não consigo fazer nem com gráfico...erro sempre..
    Boa semana pra vc..bjo!

    ResponderExcluir
  3. Minha querida! Há quanto tempo.
    Fico muito, muito, mas muito feliz mesmo de ver que a tua aposentadoria segue, segundo o que vc sonhava.
    Que voce seja feliz.
    Enquanto vc estiver longe da net, por esses "felizes contratempos", eu fico feliz por ti.
    Um grande bj

    ResponderExcluir
  4. Mamélia, como meu laptop resolveu pifar e o computador de mesa se comporta como se tivesse 1000 anos, imagens não foram possíveis de visualizar hoje. Fico então com o questionamento: sim, acho que a gente se expõe em nossos blogs, e às vezes também tenho arroubos de ir tirando coisas muito pessoais. Aí passa e começo tudo de novo. Vá entender...
    BJô

    ResponderExcluir
  5. Lindos porta copos...seu blos sempre muito inspirador...
    Bom descanso.
    Bjo
    Helena
    http://mariatilda.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. olá mamelia

    ficaram lindo mesmo.
    amo crochê, mas ainda não sei fazer.
    baci

    ResponderExcluir
  7. Sempre postando coisas.. belas e simples da ate pra sentir.... rs suas coisas...
    Minha ame tb fez muito croche ganhava em sao paulo dinheiro vendendo suas coisinhas.... mais hoje em dia ela e quase cega de um olho e n pode mais fazer..... tanto como antes....
    um xero flor!

    ResponderExcluir
  8. Oi Mamélia, eu sempre admiro quem faz crochê e tricô, são trabalhos tão delicados e de muita concentração e equilíbrio. Suas flores são de uma delicadeza só e me faz lembrar uma madrinha já em outro plano que me ensinou a arte do crochê, ela fazia tão bem assim quanto você!! beijos com saudades,

    ResponderExcluir
  9. Olá Mamélia,
    Lindooooooooo...
    Também gosto muito de croché, embora ultimamente não tenha feito muito...
    Beijinhos e tenha uma BOA noite.
    Paula

    ResponderExcluir
  10. O,tá rolando sorteio de aniversário do meu bloguinho e os mimos são lindas vasilhas da Tupperware e conjunto de bijous. Passa lá e participa!
    Bjos...

    ResponderExcluir
  11. Bom dia

    Venho por este meio divulgar o meu blogger ainda recém nascido...
    Se tiveres um tempinho passa por lá...
    http://pontopontinho12.blogspot.com/

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi Mamélia!

    Lindinhos, adorei a ideia!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  13. Olá Maria Amélia, também adoro crochê, vira e mexe invento alguma coisa, mais o tempo não tem sido meu aliado últimamente... rs.

    Malu
    Blog Varal da Malú

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelos comentários. Venham me visitar sempre!
Um abraço. Mamélia ;)


FEITO NO BRASIL