sábado, outubro 06, 2012

SEPARANDO CLARA E GEMA

Olá pessoal, lá se foi a primeira semana de curso e estamos quase chegando à cozinha. No último post não deu tempo de falar sobre o curso, estou fazendo Confeitaria Básica no SENAI com uma turma super bacana e bem heterogênea. A faixa etária vai dos 20 aos 52, as profissões são as mais diversas e muitos estão desempregados ou tentando entrar para o mercado de trabalho pela primeira vez. Tem ex bancário, analista de sistemas,  D.J., donas de casa que optaram por se dedicar aos filhos pequenos e agora querem trabalhar, aposentados que não tem o que fazer (brincadeirinhaa, aposentados tem muito o que fazer, baseiem-se em mim kkkk), bailarino, gente que já trabalha em casa com doces, bolos, etc...

Este é um curso profissionalizante voltado para quem pretende conseguir emprego na área, montar um pequeno negócio ou simplesmente saber como se faz. A primeira semana foi de integração e vocês não imaginam como tem sido enriquecedora essa convivência. Estava com saudade do relacionamento com pessoas fora do meu círculo de amizades. Isso é uma das coisas que mais sinto falta do tempo que eu travalhava. Amo gente, adoro conversar e saber como as pessoas vivem e encaram o mundo.

Estou me sentindo uma jovenzinha de 49 anos (tamanho de adolescente eu tenho rs). Usamos uniforme do SENAI, tênis ou bota (tem que usar calçado fechado) e na hora do intervalo todos se reúnem na mesa do pátio para tomar a merenda oferecida (1 lanche, 1 futa e um suco). É muito engraçado reviver a experiência de estudar e seguir normas, lá não tem aquela liberdade de um curso superior, é claro. Estou adorando e o SENAI é uma instituição admirável, tudo muito limpo, organizado e eficiente. É até bonito de ver, visitamos a escola toda e nunca imaginei que uma oficina de fábrica fosse tão limpa e organizada. As bancadas são arrumadas mesmo enquanto os alunos estão aprendendo.

Muito bacana mesmo e já que falei de confeitaria, há algum tempo encontrei este vídeo, no mínimo curioso, sobre como separar a clara da gema, achei tão original que vou compartilhar. Mas ainda prefiro o método tradicional. rs



E por falar em método tradicional, no link abaixo tem o vídeo da Rita Lobo onde lá pela metade ela ensina como se separa a clara da gema. O vídeo é bem engraçado e é o primeiro da série "Rita, Help", são ótimos para os novatos na cozinha, especialmente para aqueles que não sabem separar a clara da gema rs.

Gostou? Então assista também o Rita Help II. Acho que a Rita dispensa apresentações, mas se alguém ainda não conhece, é a símpatica, bem humorada e linda ex-modelo (deu pra notar que sou fã?), fundadora do site Panelinha (tem link para ele na barra lateral do meu blog), autora de vários livros de receitas e crônicas e apresentadora do Cozinha Prática do canal pago GNT. Para quem não tem tv paga é possível assistir os programas e ter acesso às dicas AQUI no site do GNT.

 
bjs a todos, semana que vem darei notícias sobre a experiência na cozinha. Ai ai ai, estou super ansiosa, não vejo a hora de começar.

6 comentários:

  1. Aproveitando o fim de semana para atualizar minhas visitas aos blogs que gosto. Li tudo e vou embora levando muitas sugestões e idéias otimas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom que vc gostou. O site do GNT é ótimo e o do Panelinha também.
      bjs.

      Excluir
  2. Que legal estas ideias...estas trocas são maravilhosas;;;abraços e bom domingo!

    ResponderExcluir
  3. Que post delicioso! E o vídeo, uma graça! Bom domingo,
    BJô

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jô querida, os vídeos da Rita são mesmo um graça e as receitas também. Já testei algumas. bjs

      Excluir

Muito obrigada pelos comentários. Venham me visitar sempre!
Um abraço. Mamélia ;)


FEITO NO BRASIL