quinta-feira, outubro 25, 2012

CONFEITARIA BÁSICA

Olá pessoal, finalmente fomos para a cozinha e colocamos a mão na massa (literalmente). Continuo adorando a experiência, ainda bem, porque eu já estava ficando com fama de "fogo de palha" de tantos cursos que começo e não termino, mas é que já passei da idade de fazer coisas por obrigação e se eu não gosto de algum deles abandono mesmo.

O único ponto negativo do curso é que ficamos em pé por 5 horas seguidas e para quem trabalhou sentada a vida toda, isso resulta em dores terríveis nos pés, mas acho que o pior foi no primeiro dia, hoje é o terceiro e já melhorou (acho que estou sendo otimista). Ainda que eu não aprenda nada de confeitaria, no mínimo aprenderei a manter o esqueleto em pé. rsrs.

É bem interessante ver o tamanho das coisas naquela cozinha, tudo é gigante aos meus olhos de dona de casa. A lata de leite condensado tem 2.600gr, o saco de farinha pesa 50kg, o vidro de essencia de baunilha ter 1 litro e por aí vai.

As receitas também são grandes, é até engraçado fazer 15 bolos de 750g de uma só vez. Hoje usamos 1,2kg de claras e 800gr de gemas em um bolo mármore.

A batedeira é enorme (quase não aguento com o peso do batedor de raquete), assim como o liquidificador, as assadeiras, os rolos de esticar massa, enfim, é tudo novidade aos meus olhos curiosos.

O trabalho também é grande. Somos em 11 alunos e todos fazem um pouco de tudo, desde pesar os ingredientes e preparar as receitas até lavar a louça, guardar e higienizar as bancadas. 

Mas chega de conversa que já é tarde e eu vim mostrar o que fizemos nos 2 primeiros dias. Obviamente eu fotografo tudo (só para não perder o costume rs).

Vale lembrar que o curso é de confeitaria básica e por isso produzimos receitas tradicionais, aquelas que encontramos em qualquer padaria, mas que são muito boas. O nome da receita está na própria foto.







Le Cordon Bleu que me aguarde rs.
Curiosidade: um curso no Le Cordon Bleu com duração de 9 meses custa a bagatela de EUR25.000 (sim, você leu euros mesmo), mas não se assustem, eles parcelam em 10 vezes e o material esta incluso rsrs. (Ô dó!)

Voltando à realidade dos cursos que consigo pagar (ainda que parcelados), dia 5 começo o de  fotografia profissional. Ainda não sei como darei conta dos 2 (o de confeitaria vai até o final de novembro), mas a cada dia que passa eu tenho a certeza de que, de todos os meus hobbies, fotografia é o que mais me fascina. Amo fotografar.

bjs a todos e darei notícias quando tiver mais fotos.

8 comentários:

  1. Multi-tarefas, você. Mas essa é a graça da vida, nessa altura do nosso campeonato. Fazer o que gosta, ou se divertir procurando o que gosta!
    BJô

    ResponderExcluir
  2. Hummm...quanta coisa boa, até me deu água na boca...beijos e bom dia!

    ResponderExcluir
  3. Olá Mamélia,
    será que já dá pra abrir uma padaria? rsrsrs...delícias de receitas.
    agora....o curso de fotografia quero detalhes. adoro também.
    Preciso seguir seu caminho e me inscrever em algum.
    bjão e um excelente dia.
    mari

    ResponderExcluir
  4. HOLA AMIGA, TUS TRABAJOS SON HERMOSO, TE FELICITO, QUE DIOS BENDIGA TU CREATIVIDAD.. AHORA TE SIGO, VISITAME PARA QUE VEAS LO QUE YO HAGO TAMBIEN MUY HUMILDEMENTE..!
    SIEMPRE SERAS BIENVENIDA..
    NOLYZ

    ResponderExcluir
  5. è maravilhoso quando temos a possibilidade de aprender algo que gostamos...meu sonho também é um curso de fotografia....quem sabe um dia arrumo um tempinho e me aventuro....tenha um ótimo final de semana...



    !!!!beijokas!!!!


    .

    ResponderExcluir
  6. Ainda bem que já jantei... se bem que aquela queijadinha ficaria ótima de sobremesa...
    Seria muito bom se todo mundo tivesse a oportunidade de aproveitar a aposentadoria pra fazer o que gosta ou aquilo que não teve chance antes.
    Beijos e bom fim de semana,
    Marcia

    ResponderExcluir
  7. Olá, adorei seu texto!! Eu também já estou pensando assim se não agrado não faço, rs.
    Menina...quanta coisa gostosa!!!
    Beijinhos

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelos comentários. Venham me visitar sempre!
Um abraço. Mamélia ;)


FEITO NO BRASIL