segunda-feira, fevereiro 06, 2012

XÔ DESÂNIMO! XÔ CALOR EXAGERADO!

Este final de semana fui recarregar as baterias e aproveitei para cozinhar um pouco. Fora o calor além da conta, nos divertimos bastante, demos boas risadas, conversamos muito e embora meus braços e mãos continuem doloridos e meio dormentes (o que tem tornado minhas noites bem mal dormidas),  voltei mais animada. Esse meu problema é antigo mas estava absolutamente sob controle. Imagino que ele retornou por conta da minha mudança de hábitos. Como deixei de trabalhar fora e alterei totalmente minha rotina no uso das mãos,  postura, etc,  acho que acabei despertando o monstro adormecido.

E é isso o que realmente está me tirando o ânimo, mas descobri um médico que talvez possa me ajudar. Além disso estou tomando outras providências mais simples e enquanto não resolvo o problema, vou tentando desviar a atenção para coisas mais agradáveis.

Aproveitei o final de semana para estrear meu modem da Vivo, porque lá na chácara só pega a Vivo. Fiz a assinatura mais baratinha pois só vou usar por 2 ou 3 dias no mês, mas os 500mb a que eu tinha direito (a uma boa velocidade), foram para o espaço em pouquíssimo tempo. Questão de horas. Daí eles te dão a opção de reduzir a velocidade (para menos de 10% da contratada no pacote) ou pagar adicional. Optei pela redução da velocidade. Aparentemente não houve diferença, continuou lento. Para quem está acostumada com o Speed, a experiência foi frustrante. Talvez porque eu não tinha a menor noção (e ainda não tenho) de quantos mb eu consumo durante uma navegação, sei lá. E esse negócio de ficar controlando não é comigo. Quando eu tinha internet discada era assim, controlava bastante e usava só nos horários mais baratos e principalmente nos liberados, como finais de semana. Mas não tenho mais paciência para esses controles. Melhor reduzir a velocidade mesmo pois se a conexão for muito boa é capaz de eu ficar mais tempo do que o recomendado no computador. rsrs

Mas agora que já descobrimos porque ando desanimada e reclamona vamos voltar ao assunto principal: no cardápio, nhoque de batata e doce de manga.

Para o nhoque eu usei 6 batatas grandes, 1 ovo, 1 colher de manteiga, trigo e sal. (não tenho as medidas pois faço no olhômetro)

 Cozinhei as batatas, amassei (é mentira, quem amassou foi meu marido hehehe) e juntei o ovo, a manteiga e o sal
 Acrescentei o trigo (pouco, só o mínimo necessário para dar liga à massa). Se possível use batata própria para fritura pois são mais sequinhas e necessitam de menos trigo. Eu usei uma que se chama "binge"
 Fiz rolinhos em uma superfície enfarinhada e cortei em pedaços
 assim
 Coloquei-os para cozinhar em uma panela com água fervente e retirei-os assim que subiram à superfície. Retire rapidamente senão ficarão moles demais.
 Escorri e coloquei-os em um recipiente de vidro.
 Como tinha 4 gomos de linguiça congelada, retirei as peles e refoguei como se fosse carne moída
 à parte fiz um molho de tomates
 Depois foi só montar o prato e nhac!!! levinho e gostoso demais.
Para sobremesa, aproveitamos a safra de mangas.
 Colhi 2 mangas - nem muito verdes nem maduras
 Piquei e coloquei para ferver com açúcar (aproximadamente a metade da quantidade de manga em açúcar)
 Deixei apurar até ficar com a calda parecida com a de pêssegos em calda, a propósito, o sabor até que lembra o de pêssego em calda. Geladinho ficou uma delícia.
Agora eu estou torcendo para uma frente fria aparecer logo, assim posso fazer uma sopinha de milho com cambuquira (broto de abóbora)
 é safra de milho também. Olha só que coisa mais linda!
E falando em frio, ele seria muito bem vindo pois o calor nesse final de semana foi terrível. Nosso termômetro registrou 32º na sombra. Pra mim, que gosto de temperaturas amenas, é demais! A chácara foi invadida por pernilongos e se um desavisado olhar para minhas pernas pode achar que estou usando meias de bolinhas rosadas. rsrs.  Desconfio que pernilongos apreciam as branquelas pois meu marido não levou uma picada. afff!
Nem mesmo os franguinhos, que ficam soltos no terreno estavam aguentando ficar ao sol. A todo momento eles mudavam de lugar, sempre acompanhando a sombra.
 Com o sol à pino foram procurar abrigo na copa da laranjeira
 E esse galo é lindo!!! Que xampu será que ele usa nas penas? Em que cabelereiro será que ele fez as mechas? Cansei de perguntar mas ele não revela nem morto. Adoraria ter um cabelo ruivo e brilhante assim. kkk Se tintura vermelha não desse tanto trabalho....
 E com todo esse calor, água limpa e fresca não pode faltar.
 Quase não me aventurei ao sol para tirar fotos mas não resisti a essa folhinha brilhante sobre a velha telha de metal enferrujado e carcomido.
 Só a roseira parece não se abalar com o calor
 Pelo contrário, mais firme e bonita do que nunca com toda essa luz fazendo o contraste com o verde ficar perfeito.
 Frutas mesmo só as típicas de regiões áridas como as acerolas, a horta foi praticamente dizimada, só se salvaram as couves e os temperos.
Amanhã vou ver um curso de pintura em tela. Sempre tive vontade de fazer mas os horários não eram compatíveis. Quero aprender a lidar com as tintas. Por enquanto é só uma visita para ver como funciona. Mas se eu gostar e minhas mãos colaborarem...
Ótima semana!
bjs a todos.

12 comentários:

  1. E que carga você deu nas baterias...
    Puxa essas "ites" encomodam a gente, costumo dizer que é uma dor pesada. Delícia, nunca comi doce de manga, vou experimentar. A propósito só fruta e açúcar, não vai agua?
    Acho que posso ajudar com o galo, ele deve usar aqueles reparadores de pontas ( silicone) olha o brilho...
    Cut beijos e uma semana com temperaturas mais amenas

    ResponderExcluir
  2. Que delícia de imagens... Tão acolhedoras, fresquinhas como a casa da gente... Adorei! =)

    ResponderExcluir
  3. Querida, amei as imagens, que lugar lindo, como ter desânimo assim? Impossível!!! E esses nhoques, doce de manga, hummmm... Nossa que delíciasss!!! beijos

    www.rosaacessorios.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Maria Amélia,com esse seu olhar que Deus te deu para fotografar os pequenos detalhes,faça o curso de pintura sim,que os quadros vão ser um espetáculo à parte.bjcs

    ResponderExcluir
  5. imagens gostosas.

    E curti a receita do nhoque, nunca fiz em casa (vergonha mode on...rs).

    E eu adoro usar a flor da abobrinha pra fazer empanada.

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi eu estou sempre por aqui, adoro seu cantinho... e o post de hoje esta lindo, estas dores mexem demais com a gente e o nosso humor. Ma vc teve um lindo fim de semana...a receita de nhoque parece se fácil e esta com uma cara ótima, amei as fotos.
    Desejo melhoras e que seus ias sejam sempre lindos e alegres.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Lindas fotos, Mamélia! É isso aí,menina! Vai voltando devagar.

    Beijos,

    Eneida

    ResponderExcluir
  8. Ótima recarregada nas baterias hein!
    Para as mãos, já tentou fazer Reiki? Homeopatia? Acunpuntura? Terapia térmica (quente/frio)?
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Já mencionei que sou ã desse teu blog? Imagens, cores, sabores e texto sempre deliciosos. Xô, desânimo mesmo, é muito coisa linda para te botar para cima!
    BJô

    ResponderExcluir
  10. Oii, Ma !!!

    Que lindas fotos e que coisinhas gostosas tem aqui, adoro comidinhas.hehehe E sou louca por mangas...q delícia!!!

    Nessa tua nova fase vc vai ter tempo de fazer só o q quer e gosta.É uma delícia,né.hehehe

    Beijinhos

    Ana

    ResponderExcluir
  11. Adoro nhoc e faço assim como você no olhometro tambem.hahaha
    Meu marido é louco por doce de manga, mas ainda não acertei o ponto sempre passa um pouco... O ideal é ficar bem firme, mas eu gosto de qualquer jeito... Beijo


    http://bethppinto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Fiz essa sua receita de nhoque na sexta, ficou muito gostoso.

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelos comentários. Venham me visitar sempre!
Um abraço. Mamélia ;)


FEITO NO BRASIL