quarta-feira, novembro 02, 2011

DO QUE É MESMO ESSE BLOG?

Tá parecendo blog de culinária. Não que eu goste tanto assim de cozinhar (já gostei bem mais). É que lá na chácara me animo a testar algumas receitas, principalmente aproveitando o que tem plantado lá mesmo. E agora as galinhas estão botando que é uma beleza...então fico super inspirada. Só falta mesmo uma vaquinha leiteira mas não tem espaço...quem sabe umas cabras resolveriam a questão láctea rsrs. Mas como esse é um espaço de variedades e o que aparece por aqui reflete muito da minha personalidade e do que anda passando pela minha "cachola", hoje resolvi colocar um assunto novo, algo que eu quero que fique registrado aqui, afinal este é meu diário - ou seria semanário, quinzenário...sei lá, mas vamos lá:

Acordei meio de sobressalto naquela quarta-feira. Esperava por ela há quase duas semanas. A ansiedade andou me roubando a concentração e me atrapalhei com algumas coisas. A mais séria foi que na véspera cometi um erro no trabalho e isso me deixou inquieta. Só descobri o erro por volta das 8 da noite e aí já era tarde para consertá-lo. E o pior é que nem daria para chegar mais cedo no trabalho pois o compromisso que me aguardava era inadiável. Se fosse preciso arcaria com o prejuiízo mas não perderia por nada o horário agendado.

Escolhi um sapato bacana, uma calça jeans e um cardigã com estampa suave de oncinha. Coloquei brincos e pulseira, prendi o cabelo, coloquei meus enormes óculos escuros e saí de casa me sentindo poderosa, feliz e digamos assim...perua "light" e um pouquinho ansiosa. Ultimamente andava meio desanimada para me arrumar mas naquele dia acho que queria parecer mais jovem. Peguei minha pasta de couro guardada desde os meus tempos como assitente e como gerente, já não a usava há mais de 4 anos mas naquele dia ela me seria muito útil.

Estacionei o carro no lugar de sempre e caminhei quase 3 quadras até o local. Informei que tinha um horário marcado e me pediram para aguardar no fundo do salão, pois seria chamada pelo nome. Eu já sabia disso pois no final do ano passado tinha feito uma visita para ver se tudo estava conforme.

Me sentei para esperar e comecei a observar os atendentes e a imaginar qual seria o melhor, o mais competente para me atender pois o que estava para acontecer era esperado há tanto tempo e tinha que dar certo.

Um dos atendentes se levanta para chamar alguém e numa rápida análise achei que ele tinha as características esperadas...mas ele chamou uma outra moça...que pena!

Resolvi relaxar e comecei a tentar ligar na empresa para avisar sobre aquele erro do dia anterior mas todos estavam em reunião.

Olhei no relógio e já se passavam 10 minutos do horário agendado. Comecei a ficar impaciente, não com o atraso (totalmente tolerável) e sim com a aproximação da minha hora.

Me distraí com alguma coisa e depois tentei ligar novamente na empresa mas eles ainda estavam em reunião. De repente ouvi meu nome sendo chamado por uma moça. Levantei um pouco tensa e me sentei para ser atendida. A moça era séria e me perguntou se eu mesma era Maria Amélia. Me pediu os documentos. Peguei a pasta com toda a documentação e passei para ela. Durante uns 5 minutos ela folheou a documentação confrontando tudo com a tela do computador, sem dizer uma só palavra. Eu que sou falante e extrovertida, estava calada e pensando em alguma forma de quebrar o gelo sem parecer idiota. Fiz algumas perguntas e deu certo. Ela sorriu para mim e confirmou algumas informações. Depois de mais uns 5 minutos ela me peguntou sorrindo: você trouxe uma caixa de lenços? Perguntei se havia algo errado e ela me disse: não, é que vou dizer o valor do seu benefício. Perguntei toda feliz se eu já estava aposentada. E ela me disse que sim. Perguntei mais uma vez pois fazia apenas uns 15 minutos que eu estava ali sentada e ela confirmou. Saquei minha planilha com a simulação que tinha feito no site há 2 meses e a essa altura, já totalmente relaxada e feliz, vi que o valor dela deu 14,00 a mais que o meu.

Bingo!! Parecia que esse  dia não ia chegar nunca. Valeu a pena ter ido lá no ano passado para checar se os dados estavam ok. Valeu a pena ter revirado o site do INSS para fazer as simulações disponíveis e planejar esse dia. Foram 15 minutos para bater o martelo. É impossível descrever a alegria e a sensação de missão cumprida. E embora o maldito fator previdenciário tenha "levado embora" 44% do benefício, ainda assim saí de lá feliz da vida. O atual sistema penaliza quem começou a trabalhar cedo pois a expectativa de vida é mais alta. No meu caso deram 30 anos de expectativa. rsrs

Já do lado de fora do prédio, ali mesmo na calçada, disparei meu celular pois queria compartilhar o bom momento com todo mundo que caminhou comigo nesses anos todos.

Para quem ainda não chegou lá, um plano de previdência vai bem nessa hora e ajuda a gente a sair de lá feliz mesmo com com quase metade do valor surrupiado. Comece cedo, pois assim o valor investido pode ser menor. A aposentadoria pode reduzir drasticamente o padrão de vida. Um plano B de trabalho, fazendo o que gosta para não estressar, também funciona.

Agora é acertar a data de desligamento da empresa. Ainda não sei se será no final deste ano ou no início do outro mas o que sei é que cheguei lá. Merecidamente, depois de 30 anos de trabalho. Agora é começar uma nova fase e eu já tenho muitos planos em andamento.

Para quem leu o post e chegou até o final, desculpem a enrolação mas é que eu quis dar uma enfeitada em um acontecimento que não durou 2 horas (da hora que me levantei da cama até a saída do prédio já com a carta e o número do benefício), mas que para mim tem um significado muito bacana.

Quanto ao erro no trabalho, acabou dando tudo certo. E quanto a querer parecer mais jovem, acho que era por causa da aposentadoria...sabe como é, agora que sou uma senhora aposentada e ainda por cima vovozinha 2 vezes, preciso esconder a idade...rsrs. Brincadeiras à parte, me orgulho de tudo isso, ser vovó, aposentada, 48 anos...na verdade me sinto pronta para mais 48 e não só para os "trintinha" que o INSS pensa que vou durar...ainda vou recuperar esse 44%...kkkk

Enfim, de pernas e de papo pro ar! (quase, quase lá)
bjs a todos.

14 comentários:

  1. Parabéns pela conquista! Muitos e muitos anos de vida!

    Beijos,

    Eneida

    ResponderExcluir
  2. Olá Mamélia
    Parabéns jovem vovó aposentada!!!
    Agora é curtir a vida!!!
    Bj
    Nilda

    ResponderExcluir
  3. Tenho pensado muito nesta questão de idade e o que é ser velho. O noticiário sempre diz: idoso de 57 anos foi atropelado, idosa de 61 anos foi para a faculdade e assim por diante. A expectativa de vida mudou e para mim é a qualidade de vida que determina qual a sua idade.

    ResponderExcluir
  4. Yesss...li tudinho e fico feliz contigo tb !!!

    Mas (sempre tem um mas :) já sei que as perninhas pro ar é só no sentido fugurado...as perninas ficarão mesmo na máquina ...eh laiá !!!! hehehe

    Parabéns, véinha aposentada. hehehe

    Beijinhos

    Ana

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Maria Amélia!
    Já sabia que este texto teria um final feliz.Missão cumprida, não acabada.Que seus dias sejam de muita Paz!beijos

    ResponderExcluir
  6. Poxa vida Mamélia, meus parabéns! Que você possa curtir a sua tão almejada aposentadoria... e tenho certeza, de que muitos crafts virão!
    Beijos querida

    ResponderExcluir
  7. obrigaa meninas,
    espero aproveitar um pouco essa nova fase.
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Mia querida! Que vc seja muito, mas muito feliz mesmo!
    E que os proximos anos te tragam ainda mais momento s felizes.
    Parabens

    ResponderExcluir
  9. Tempo de colheita, coisa boa, Mamélia! Que ela seja farta, como mereces. Beijão!

    ResponderExcluir
  10. Olá querida,
    Parabéns por essa conquista.
    Será que chego lá?
    Adoro seu blog.
    Quando mostras a sua colheita fico mais apaixonada.
    Aproveite bastante..
    Beijo grande!!

    ResponderExcluir
  11. Ah! Tá feliz né! Só hoje vim aqui. Parabéns! Que a nova fase venha com tudo e com muita alegria e realizações.

    ResponderExcluir
  12. 48 anos, voce ta brincando!!!! aposentada, vo de dois anjinhos e feliz da vida.... eu tenho 43 e minha filha esta com 13 anos..... ai Jesus sera que um dia chego lá?????kkkkkkk.

    Beijinhos querida e parabens pelas conquistas, ainda mais num pais enrolado que nem o nosso.
    Um beijo Dona aposentada,kkkkkkkk

    http://blogdagullo.blogspot.com/

    ps.: o texto ta maravilhoso, já pensou em escrever, tipo.... um livro????

    ResponderExcluir
  13. Holaaaa Soy de Uruguay...Frontera con Brsil por lo tanto hablo los dos idiomas...no se si entenderas,pero Ameeeeeee tus comentarios y tu blog....tengo floreria en Urugauy y me encantan las manualidades y la fotografia como a ti...te deseo mucha suerte amiga linda brasilera........

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelos comentários. Venham me visitar sempre!
Um abraço. Mamélia ;)


FEITO NO BRASIL