terça-feira, agosto 09, 2011

FINAL DE SEMANA

Olá pessoal, a vontade de postar é tanta mas o tempo não rende...nem tenho tido tempo para ler os blogs da minha lista, o google reader está cheio de teias de aranha, às vezes olho para ele e vejo que os posts do pessoal só aumenta de número e nada de eu conseguir ler e quase que nem consigo postar este também. Andei assumindo novos compromissos, coisas boas que não posso deixar para depois então...não sobra muito tempo. Queria mostrar mil coisas. Estou com algumas fotos acumuladas e não consigo elaborar os posts. Quero mostrar algumas "aventuras" culinárias que andei fazendo mas não estou conseguindo. Acho que já falei para vocês, faz uns 4 ou 5 anos que comprei uma máquina de fazer pão e eu uso muito. Quase sempre para bater a massa e depois moldo os pães ou pizzas a meu modo. Estes dias fiz uns enroladinhos de salsicha muito fáceis e deliciosos. Fiz também uma pizza doce de nutella com morangos laminados que ficou incrível, massa fininha...ai ai ai, (depois quer ser magra rsrs). Qualquer dia farei um post dedicado à máquina de pão. Mas como tudo está muito corrido, tudo mesmo, fomos à chácara no final de semana mas não deu tempo nem para tirar muitas fotos. Saímos de casa no sábado à tarde e até descarregar o carro... Como na sexta-feira estava muito frio aqui em Jundiaí, levamos uma pilha de cobertores e edredons. A região da chácara é mais fria do que aqui. Não rolou o frio esperado e os cobertores foram só passear.

Pretendíamos voltar no domingo mas estava tão bom lá que resolvemos sair na segunda cedinho, por volta das 6 da manhã, mas a cama estava muito boa e acabamos acordando às 7. Na pressa para carregar o carro acabamos vindo de pijama kkkk já pensou se a gente tem que descer do carro? Foi divertido e isso me lembrou (vou contar um "causo") os tempos em que as meninas eram adolescentes e eu e meu marido nos revezávamos para ir buscá-las nas baladas de madrugada. Invariavelmente íamos de pijama. Mas embora seja engraçado é altamente arriscado pagar um mico. Certa vez meu marido foi levar as meninas para a escola, elas entravam às 7 da manhã, e ele estava com um short de pijama horroroso, todo manchado de nódoa de bananeira e furado em várias partes, sabe aquelas roupas confortáveis mas caindo aos pedaços? Então, ele foi com esse short. Na época tínhamos um golzinho muito "idoso" que vivia parando na rua e adivinhem o que aconteceu? O carro parou logo que saiu daqui e ele, que não usa celular até hoje, teve que descer do carro e procurar um orelhão para ligar pro mecânico. Minhas filhas que deviam ter entre 10 e 13 anos quase morreram de vergonha. Parece que esse acontecimento não serviu de lição. rsrs

Mas voltando à chacara, o calor estava terrível e a terra muito seca. Está dando pena das plantas. Tirando a horta que é sempre regada e está verdejante, o restante das plantas está de dar pena. O milho foi plantado com atraso e deu poucas espigas, quase todas banguelas de grãos mas os que se salvaram estavam ótimos. Cozinhei algumas espigas e os grãos estavam docinhos, nem coloco sal, gosto de comê-los ao natural.


Nessa época as flores rareiam muito. A única rosa era essa mas não fez feio sozinha. A beleza é grande.
Gente, to tão triste que o vaso azul se quebrou da última vez que estivemos lá. Meu companheiro de tantas fotos. Qualquer dia vou procurar um daqueles no mercado livre. As flores ficavam bárbaras nele...mas, fazer o quê? Tratei de improvisar um vaso de supermercado que eu tinha em casa. Adorei, achei que tem carinha de chácara. Não parece aqueles copos de massa de tomate que tentam imitar cristal? (Por aqui chamamos de cristal Etti rsrs). Muito fofo mas eu quero o vaso azul de volta...
E por falar em flores olha só os botões de cebolinha. Já que não tem vaso azul aqui vai o contraste das cebolinhas com o céu que estava um escândalo de lindo.
E ainda no contraste do azul, o cipó de São João também estava floridíssimo. Não sei se este pé está plantado no nosso lado da cerca ou do vizinho.
Apesar da seca, as laranjeiras estão em plena floração, o cheiro é delicioso e a beleza das flores...não me canso de olhar e fotografar.
 O domingo foi de faxina, acho que o dia super ensolarado me animou pois apesar do calor lá fora, a casa é muito fresca. Lavei o chão da cozinha, limpei a casa toda e ainda lavei os panos de chão e tapetes, tudo isso no tanque porque lá não tem máquina de lavar. Minhas mãos agradeceriam se eu usasse luvas mas não consigo...
O melhor de tudo é que marido fez o almoço. Restô dontê. Uma espécie de arroz de forno com tudo que sobrou do sábado rsrs. Eu que sugeri esse prato descomplicado senão era capaz dele declinar ao convite para preparar o almoço. Estava delicioso. Aí tem: arroz que sobrou do sábado, carne de vaca desfiada ( lagarto de panela), molho de tomate, milho verde, azeitonas e muçarela. A salada é da horta e a limonada do pé de limão vinagre. hummmmm
Achei um pedaço de favo seco caído no chão. Impressionante o trabalho dos marimbondos.
E para finalizar, há uns 6 meses nós plantamos duas mudas de araucária, as únicas que restaram das 5 sementes de pinhão que em 2008 ou 2009 eu plantei em um vaso. Uma delas não resistiu mas essa aqui segue firme e forte.
 Eu não poderia deixar de posar ao lado dela, afinal eu que arrisquei enterrar a semente de pinhão na terra. Não sei se ela dará pinhões, tomara que sim, mas só a beleza dessa árvore já está de bom tamanho.
 Pronto, já tive filhos, plantei um árvore e agora só falta escrever um livro rsrs. Nessa foto dá para ver bem como chão está seco...e como estou fortinha! Bem mais que a araucária rsrs.
bjs a todos e uma ótima semana.

12 comentários:

  1. Que final de semana gostoso, eu amo um lugarzinho calmo como um sítio, pra comer milho, macaxeira... bom demais! Esse almoço ficou lindo e parece delicioso.
    Parabéns, as fotos estão ótimas!
    Beijocas...

    ResponderExcluir
  2. Hummmm Juntou água na boca de ver aquelas espigas de milho...senti até o cheirinho e o sabor! Parabéns sortuda por ter essas maravilhas.
    BjOOs

    ResponderExcluir
  3. Adoro seus posts pós-fim de semana. São lindos e inspiradores. Posso sentir o cheiro da terra e o perfume das flores. E, hoje, o gosto do arroz temperado. Delícia!

    Beijos,

    Eneida

    ResponderExcluir
  4. Poxa que legal, eu ja plantei alguns pés de pinhao, ainda nao tenho filhos mas tenho cachorros, entao faltaria ter um filho acho q é pra ano que vem e escrever um livro rs....bjus
    Flor

    ResponderExcluir
  5. Olá Mamélia.
    Esse seu canto é mesmo o paraíso. E lavar roupa no tanque ...é muito bom mesmo, eu adoro.Pena que as oportunidades de o fazer são bem poucas.
    Nem sei dizer do que gostei mais nas suas fotos, acho que o melhor de tudo é disfrutar de todo esse ambiente envolvente, o cheiro das flores, da terra, mesmo seca, da frescura da água e das sombras, do calor do sol mistura do com os vários odores... tanta coisa.
    Quando postei os bastidores no meu blogue pensei logo na sua ideia para o atelier e foi por isso que os coloquei no meu blogue.
    Beijinhos e boa semana.

    ResponderExcluir
  6. Oi Amelia. Tudo bem com vc? Que fotos lindas as suas. Amo o seu blog. Venho ca sempre que possivel. Beijinhos
    Fique com Deus.

    Telma Correia

    ResponderExcluir
  7. Como não escreveu um livro? Basta pegar suas crônicas de fim de semana e teremos um bom texto para leitura.

    ResponderExcluir
  8. Oi Mamélia!
    Que lindo fim de semana!
    Adorei as flores!!
    Parabéns!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  9. Adoro qdo vc vai pra chácara, oh vida boa!!!

    Seu blog já é quase um livro, com leitores ávidos por uma nova crônica.

    Vida longa as pessoas que valorizam as pequenas coisas da vida!

    beijos...

    ResponderExcluir
  10. Um dia ainda apareço no fim de semana, pra tomar um café nesse lugar divino!
    Quem sabe assim teu marido se anima, e vem pegar uma praia aqui?
    Adoro tuas postagens.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. que delicia seu fim de semana....
    sabe que tenho pensado em comprar uma máquina de fazer pão, mas estou em dúvida. vou aguardar seu post sobre ela....hehehehe....
    um beijo........

    ResponderExcluir
  12. Oi, Maria!
    Aqui em casa também temos um pé de laranja e o cheiro delicioso invade a casa... que delicia, né?
    Meu sonho é ter uma araucária... você plantou o pinhão com a casca ou sem?
    Um beijão,
    Silvia
    http://athenaartes.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelos comentários. Venham me visitar sempre!
Um abraço. Mamélia ;)


FEITO NO BRASIL