quinta-feira, fevereiro 10, 2011

NOVO PROJETO

Meu novo projeto tem tudo a ver com a foto aí de baixo. Daí sairá uma sacola para carregar livros e cadernos. Assim espero.
Nos últimos tempos notei que minha memória andava falhando. Não sei se é o tal peso da idade ou se é o tanto de informações que recebemos todos os dias ..mas, de uma coisa tenho certeza, eu preciso exercitar a massa cinzenta.
Nos últimos anos a maior parte das coisas que estudei foi pensando na vida profissional e não me arrependo disso não, pois acho que desenvolver competências não serve só para o trabalho, a gente sempre usa em tudo na vida, mas agora que estou perto de me aposentar decidi investir mais na vida pessoal. Acho absolutamente lógico que assim como me preparei para entrar no mercado de trabalho, eu devo me preparar para sair dele. E por isso decidi que tudo que eu estudar a partir de agora será pensando na vida pessoal.
Nada mais de coisas chatas, de teoria da administração, mercado financeiro, gestão, blá blá blá..., pelo menos nos próximos anos (pode ser que um dia eu fique com saudades, nunca se sabe rsrs). Na verdade já tenho feito isso desde 2008 quando comecei a me interessar por costura e a praticar um pouco de fotografia, crochê, culinária... e como coisas boas atraem coisas boas...

...surgiu o coral com os colegas da empresa. Desde o final do ano nossos ensaios acontecem uma vez por semana e são apenas 90 minutos semanais nos quais nos desligamos de tudo e nos concentramos em algo que antes parecia impossível...♫♫...cantar...♫♫. Nossos ensaios são divertidos pois erramos bastante mas somos tão "sem noção" que não temos o menor problema com isso. Pelo contrário, é um desafio gostoso que relaxa e nos faz sonhar. Todas as vezes saímos de lá bem mais leves do que chegamos.

Embora eu acredite que cantar exercite algumas partes antes pouco usadas do meu cérebro, não era só isso que eu queria. No segundo semestre do ano passado eu comecei a sentir falta de estudar. Talvez a palavra certa não seja exatamente estudar, acho que é  aprender.  E foi pensando nisso que em outubro me inscrevi para fazer um curso de francês. Como o curso é gratuito e tem fama de ser de bom nível, a turma seria formada por sorteio dos inscritos. Essa foi minha segunda tentativa, mas achei que não conseguiria pois fiquei na lista de espera e por incrível que pareça, 12 candidatos sorteados antes de mim desistiram. Essa semana comecei meu tão sonhado curso que terá duração de dois anos. Eu sempre quis aprender francês. Quando eu estava no ginásio, na escola pública, o ensino do francês era obrigatório. Aprendíamos francês na 5ª e na 6ª série e inglês na 7ª e na 8ª, mas não lembro mais nada do que aprendi, e olha que  faz só 36 anos..rsrs. ô memória fraca. rsrs.

Dizem que aprender um novo idioma é um dos maiores desafios para o cérebro e pelo visto muita gente pensa assim. A minha sala parece ser bem eclética, tem os jovens de vinte e poucos que precisam do idioma porque trabalham em empresas francesas ou com comércio exterior, tem até uma secretária bilingue que quer ser trilingue. A turma dos trinta e poucos quer viajar para a França e Canadá ou também precisa do idioma para o trabalho. Por fim tem a turma dos "enta" (olha eu aí) que quer exercitar a mente ou viajar (ou as 2 coisas). Vamos ver como me sairei nessa, se eu não conseguir aprender francês ao menos vou aprender um pouco da cultura de lá pois a professora é muito bem preparada. Ela faz mestrado em francês, é estudiosa de história grega e super bem humorada. Só isso já está valendo o tempo investido. Adoro conhecer pessoas novas e acho que num ambiente assim tão diversificado a gente aprende muito.
bjs a todos e aí vai uma foto da minha última mania, reaproveitar latinhas como vasos de flores. Essa pequenina nós esvaziamos no final de semana e para variar achei tão bonitinha que não consegui descartar.
À bientôt
(não foi na aula que aprendi, foi com a Cínthya, uma blogueira brasileira que vive na França e com quem quero trocar muitas figurinhas quando souber alguma coisa do novo idioma kkkkk)
Ana, copiei as ♫♫notas ♫♫ musicais♫♫ de vc. Adoro suas notinhas. bjs

9 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa. É isso mesmo. Aproveita e vem fazer um mergulho cultural. A França é maravilhosa. Não conheço Paris e os grandes pontos turísticos. Na verdade não me interesso por eles. Gosto mais de conhecer pequenas cidadezinhas e o dia a dia do povo. Acho que é aí que se conhece de fato um lugar e seu povo.
    A latinha é linda mesmo. Ainda mais porque leva meu sobrenome, rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Ooooo lugar gostoso de passear é esse blog. Adoro. Bons projetos.

    ResponderExcluir
  3. Olha só...além de delicioso o Azeite Gallo ainda da um lindissimo vaso

    Beijos

    miriam regina

    ResponderExcluir
  4. É isso ai Mamélia, tô gostando de ver.....Afinal a vida não começa aos quarenta? Quem sabe começamos a viver como queremos a partir daí. Só o que gostamos...só o que queremos....Eu também sou louca por frances, mas ainda não deu pra fazer...Bom aprendizado...
    bjão
    mari

    ResponderExcluir
  5. Amiga, que legal!!!!!! Eu particularmente acho que estudar línguas é uma delícia. Vá em frente!
    Eu adoraria achar uma "boquinha" dessas pra estudar outra língua (tenho inglês, adoro),mas ainda estou na fase de gastança com os filhos. Inclusive tenho que matricular a mais nova esse ano ainda. Eles tem prioridade, rsrsrs
    Adorei o vasinho!
    Beijocas
    Valéria

    ResponderExcluir
  6. Oii, Ma !!!

    Se eu fosse tua vizinha ia contigo para o curso. Tb tive aulas de frances e ingles no ginásio( abafa:) e depois fiz curso de ingles, me formei e agora tantos anos depois perdi muito da fluencia, mas dá para o gasto. :) E sempre fui deixando o frances p/ depois.

    Pode copiar o que vc quiser, o faniquitnho é nosso. Oh vou contar como faz ... se vc quiser essa ♫ vc aperta o alt e tecla o 1 e o 4 ...se vc quiser essa ♪ ♪ vc aperta alt o 1 e o 3 ...simples assim!!! Ah e tem o coração...adoooro!!! Vc aperta alt e o 3 ♥. Muito lindinho, né.

    Agora ... a bolsa com essa estampa vai "parar tudo " nas aulas de frances.Ah vai !!!

    Bom findi

    Beijinhos

    Ana

    ... a que quase não fala. hehehe

    ResponderExcluir
  7. Ma chère amie! Nous pourrons pratiquer ensemble!
    Brincadeiras à parte, já que vc tá na onda francesa, e gosta de cantar, corra pra banca de jornal mais próxima, pois a Folha lançou uma coleção de óperas, com toooda a história, dos termos usados, dos autores, e... pasme: na lingua original e com a tradução para o portuguÊs!
    Eu comprei hoje. O nº 1 é Carmem. Menina... que qualidade.
    Tô até parecendo garota propagandakkkk
    Acho ótimo vc planejar a tua primeira aposentadoria!
    Uma beijoca!

    ResponderExcluir
  8. Ai Mamélia que maravilha esse curso hein, e ainda mais de graça. Eu tenho muita vontade de aprender francês e italiano, mas ainda me falta um detalhe $$$...rs Aproveita bastante esse curso e fico feliz em sabe que no meio desse mundaréu, ainda existem pessoas assim como ti com vontade de aprender.
    Bjks...Aninha

    ResponderExcluir
  9. Delícia de blog! Você está de parabés, est une fille très sympa, verá que o francês não é tão difícil. Sou professora de francês, dou aulas para todas as idades e para minha alegria, minha mais nova aluna é minha mãe, 65 anos e está aprendendo rápido. Parabéns pelo blog, pela leveza dos seus textos e se precisar de ajuda il sufit de le dire.
    À bientôt,
    Lulu Maurin

    lulumaurin@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelos comentários. Venham me visitar sempre!
Um abraço. Mamélia ;)


FEITO NO BRASIL