sexta-feira, agosto 06, 2010

SOBRE CONSERTAR COISAS

Eu sou simpatizante e praticante de reciclagem. Não sou radical e muito menos "a ecologicamente correta". Diria que estou aprendendo e me conscientizando,  quem sabe um dia eu possa ser "a ecologicamente correta", eu gostaria, ainda que isso pareça muito chato. Bem antes de reciclagem se tornar o assunto da moda eu já me questionava em relação ao tempo de vida muito curto dos utensílios domésticos e a dificuldade em consertá-los. Alguns exemplos:

O FERRO DE PASSAR.

Eu sou casada há 25 anos e acho que já tivemos no mínimo uns 6 ferros de passar nesse tempo, 2 deles por causa do cabo que estourou e uns outros 4 porque eu não aguentava mais limpar as coisas grudadas embaixo deles. Tentei consertar alguns sem sucesso mas ainda tenho o primeiro guardado como back up pois esse era do tempo em que as coisas eram feitas para durar e por isso ele teve conserto. Tá certo que eu nunca fui uma dona de casa muito cuidadosa e isso deve ter contribuído para a curta vida dos passantes. Nunca tivemos empregada e por aqui cada um sempre passou sua própria roupa, exceto meu marido. Sendo assim fica difícil cuidar do eletrodoméstico com o carinho que ele talvez merecesse, mas 6 em 25 anos dá mais ou menos 1 ferro de passar a cada 4 anos... O da minha mãe deve ter durado uns 25 anos...

O ESTABILIZADOR 

No final de 2008 eu comprei um estabilizador novo, com mais tomadas. Depois de menos de 1 ano de uso ele disparou a dar aqueles cliques e eu tive que desligá-lo. Como não achava o manual, voltei  à loja onde comprei para obter informações sobre o conserto e a moça  me disse que provavelmente não valeria a pena consertar, era mais fácil e recomendável comprar outro. Fiquei inconformada em descartar um equipamento praticamente novo e voltei para casa disposta a localizar o manual. Fiquei muito feliz quando o encontrei e descobri que o aparelho tinha garantia de 3 anos, isso mesmo: 3 anos,  mas só tinha uma autorizada aqui na cidade. Mandei consertar e já estou com ele em pleno funcionamento há alguns meses. Já pensou que desperdício se tivesse ouvido a moça da loja? Um aparelho novinho em folha descartado como se fosse lixo?

O CHAPEX TOSTADOR

Ontem fui à feira livre aqui perto de casa para levar meu chapex tostador para consertar. Esse é o segundo chapex tostador em 25 anos. Chapex Tostadores são mais duráveis que ferros de passar e muuuiito mais duráveis que estabilizadores rsrs. O primeiro, herdamos do avô do meu marido e como já era bem velhinho acabamos trocando por um novo (que já está bem velhinho também). O metal desse último é forte e resistente, bem diferente dos de hoje em dia que são muito fininhos. Um dos 2 cabos plásticos quebrou há algum tempo e agora quebrou o cabo de metal. Como a rosca ficou presa dentro do buraquinho, não dava mais para usá-lo. Nas feiras livres aqui da minha cidade sempre tem aquelas bancas que vendem tampas de panela, parafuso, botão de fogão, sacolas e tudo que se possa imaginar. Além de vender todas essas coisas eles consertam cabos de panelas. Fui lá toda animada com meu chapex tostador, certa de que voltaria com ele quase novo...e...nada. Eles disseram que não tinham as peças necessárias e que se tivessem que providenciar me custaria uns 10 reais sendo que eles tinham um chapex tostador novinho ali por apenas 7,50. Enquanto ele me explicava isso, foi analisando a peça e conseguiu tirar a rosca do cabo que tinha quebrado. Voltei para casa e coloquei o cabo de volta no lugar onde ele tirou a rosca e voltei a usar o velho chapex tostador. Meio capenga, é verdade, mas já garantiu meu café da manhã de ontem.

Engraçado que quando eu chego em algum lugar procurando conserto para alguma coisa, as pessoas geralmente ficam me olhando como se eu fosse a maior pão dura do mundo, o que não é verdade, até sou consumista demais pro meu gosto (embora tenha melhorado muito). A questão é outra, tem horas que o lado financeiro até perde a importância. Será que é mesmo necessário ter sempre que substituir as coisas? Desperdício não é uma coisa bacana. Trocar, só se não tiver jeito mesmo. Acho que vou iniciar um movimento pela volta dos "Faz tudo" de antigamente. Tá cada dia mais difícil  (e mais caro) encontrar alguém que conserte coisas. Com isso vamos aumentando o lixo a nossa volta e desestimulando o trabalho, muitas vezes artesanal, de recuperar peças.

Acho que deveríamos fazer um estágio de reciclagem em Cuba. Lá sim eles entendem desse assunto e sabem consertar as coisas e mantê-las funcionando como ninguém. Não pensem que sou simpatizante do regime comunista cubano não, na verdade sou totalmente contra e acho lamentável impedir o progresso e a liberdade de alguém, mas é que me lembrei daqueles carros antigos e velhos que continuam funcionando há décadas, mesmo sem estoque de peças originais para reposição. Não precisamos e nem devemos chegar a tanto, mas aumentar um pouco o tempo de uso de um objeto ou equipamento faria bem não só para o planeta, mas também para nossos bolsos.

9 comentários:

  1. Nossa, você precisa conhecer meu pai!!!! Ele faz milagres com qualquer coisa. Já tranformou panelas de pressão em panelas normais, móveis em prateleiras, prá dizer o mínimo. É incrível e eu sou fã número um dele!
    Por essa razão fico muito decepcionada com o maridão, que manda mal prá caramba nesse assunto. Ele até tenta, coitado, mas não adianta. Acho que é da criação.
    O chuveiro, já perdi a conta de quantas vezes ele arrumou. Uma vez meu ferro de passar quebrou e a consumista foi lá comprar outro. Aí eu dei o velho prá ele levar pro vizinho que recicla e sabe o que ele fez? Consertou, tá lá o danado, funcionando!
    Deus abençoe esse meu paizinho, rsrsrs
    Agora, vou te dizer. Eu tenho um "trem" desses aí, mas nunca imaginei que ele se chamava chapex, kkkkkk
    Vivendo e aprendendo. Ah, e faz tempo que não uso, mas amanhã vou por ele prá trabalhar prá mim, porque fiquei com muita vontade desse pãozinho aí,kkkk
    Beijao e um lindo final de semana
    Valéria

    ResponderExcluir
  2. Maria Amélia, antes de mais nada, desculpe pela demora por passar por aqui, mas antes tarde do que nunca certo?!
    Como você, eu estou tentando me afastar um pouco da net e me dedicar á outras coisas, como antigamente fazia.
    Como você, sou adepta do conserto dos electrodomésticos e tudo o mais que dê para eu fuçar. Se depois disso não funcionar, aí eu compro outro!

    E, finalmente, feliz Aniversário, atrasado!!!!

    Um beijão!
    :o)

    ResponderExcluir
  3. Gosto da sua maneira de pensar, se mais pessoas pensassem assim, como seria diferente o nosso mundo!!!
    Tb aprendi com meu pai a fazer pequenos consertos em casa e me orgulho muito disso e que cria um espanto enorme em minhas amigas!
    adoro seu blog!!
    beijinhos!

    ResponderExcluir
  4. Oie Bom Dia!!!

    Passei pra dizer q amo seu blog, suas fotos a maneira como vê a vida, guerreira valente, e concordo com vc que hj em dia se fazem as coisas descartáveis de mais, lembro de na minha infancia antes de mudarmos pro interior de rondonia(morávamos no Rio de Jneiro) por incrível q pareça sou carica, mas sinceramente me sinto mais rondoniense que carioca, queria q aqui tivesse coleta seletiva, q as pessoas fossem mais concientes mas não são, não posso cobrar muito tbém pois eu mesma tbém não sou a ecologicamente corrdta mas pretendo chegar lá, bjus e um ótimo final de semana. há seu post me fez voltar no tempo, na minha infancia comi muito pão de chpex mas nem sabia o nome até hj, bjuuusssss

    ResponderExcluir
  5. Realmente em tempos de conscientização ecológica o Brasil parece que está andando para trás. É um absurdo não termos opção em comprar produtos mais duráveis como os de antigamente. Tudo é descartável numa época em que não poderia ser. Como sermos ecológicos se o comércio e a indústria (principalmente a chinesa) não estão nem aí para isso? Enquanto na Europa e EUA os produtos estão cada vez mais ecológicos (verdes) aqui parece que só o que importa é vender, "crescer". Não gosto dessa filosofia. Aprendi com meus avós que tudo pode ser aproveitado desde que saibamos fazê-lo.
    Precisamos ensinar nossos filhos e netos a filosofia de nossos avós, porque em minha opinião eles vão precisar desses conhecimentos se o planeta não for cuidado de forma urgente.
    Abraço,
    Ana - Artes da Cris

    ResponderExcluir
  6. QUerida, outro ponto em comum entre nós! kkkk
    Sabe que no ateliê muuuuitas coisas são recicladas? Não só pela questão preço não! É que... se vc não usá-las, o que fará? Jogarás fora algo ainda bom?
    A mesa era minha prateleirona da despensa, uma outra mesa era um vidro lindo da minha sócia, nossas estantes são recicladas, como as cadeiras também.
    Adoro reciclar, inovar o velho.
    Velho não é lixo... não é podre... só é velho... Como nós ficaremos um dia, e lixo não seremos.
    Vá em frente! E eu tô bem atras.
    Um beijo enorme! Bom fds

    ResponderExcluir
  7. Oi, Mamélia
    Seu post me fez lembrar de um episódio de quando eu era recem casada (lá se vão 14 anos). Marido sempre gostou desse tal chapex (que aqui chamamos de tostador mesmo) e comprou um, apesar da gente ter a tal sanduicheira elétrica.
    Numa bela manhã de domingo, ele usou o bendito e fechou o fogão (novinho!!!) sem desligar o fogo! Adivinha, o maior estouro e vidro p/ todo lado. rsrsrs
    Fiquei anos com o fogão sem tampa porque não achava substituição e não dava p/ comprar um novo (também não tinha cabimento , né? rsrsrs)
    Ri muito com a lembrança agora.
    Bom domingo, querida.
    bjooo
    Eliana

    PS: Não passei aqui p/ contar mas fiz uma almofada, inspirada nos seus squares.

    ResponderExcluir
  8. Se você não colocasse a foto eu ia dormir curiosa pensando no que é chapex. rsrsrsr

    ResponderExcluir
  9. Maria Amélia, você é fabulosa. Tem um modo de ver a vida muito interessante, já tinha reparado nisso noutras mensagens que aqui nos deixa e nos fazem pensar. A mim também me incomoda sabe o quê? A quantidade de toalhetes que se utilizam para tudo e mais alguma coisa e que logo se juntam ao lixo.
    Dizem que é progresso, mas progresso... de quê?
    Beijinhos e bom Domingo
    Luz

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelos comentários. Venham me visitar sempre!
Um abraço. Mamélia ;)


FEITO NO BRASIL