sábado, maio 11, 2013

SOBREMESA PARA O DIA DAS MÃES - PAVÊ DE BISCOITO CHAMPANHE

Fazia um tempão (acho que mais de 1 ano) que eu estava com vontade de comer aquele pavê de bolacha/biscoito champanhe que se fazia antigamente. Hoje resolvi procurar uma receita parecida com a das minhas lembranças e encontrei essa AQUI.

Como a receita do site serve 8 pessoas e a família é grande, dobrei as quantidades, exceto do creme de leite. 

Dicas valiosas:
Para fazer as raspas de chocolate, usei 2 barrinhas de cobertura de 50g de chocolate ao leite, amolecidas por 25 segundos no microondas e raspadas com o cortador de legumes que uso para descascar batatas. Dá certinho.

Outra dica MARAVILHOSA, encontrei AQUI, é sobre como tirar a pele de amêndoas. Talvez vocês já saibam, mas eu não sabia e achei super fácil. É só ferver água, colocar as amêndoas dentro e deixar por alguns minutos (acho que deixei uns 5 min). Tire uma para testar. Aí é só escorrer, passar pela água fria e tirar uma por uma apertando com os dedos (elas pulam). Saem com a maior facilidade.
A receita não pede, mas usei as amêndoas para decorar o pavê e depois de tirar a pele cortei-as ao meio no sentido longitudinal e torrei cuidadosamente em uma frigideira.
Só não vai dar para dizer se ficou bom porque a espertinha aqui não fez uma porção para teste. Amanhã eu conto se vale a pena, mas para ser sincera eu não tenho dúvidas de que ficou ótimo. Na foto abaixo uma tomada de "perfil", camada a camada.
Agora é só esperar se vai ter aquela perguntinha clássica: "É pra ver ou pra comer?"
Esse negócio de não fazer uma porção para teste me lembrou um furo memorável que eu dei há muitos anos. Eu fazia um quindim de microondas que ficava muito bom. Aí um dia fiquei de levar o quindim em um almoço de família, só que eu tinha trocado de microondas e como não percebi que o novo era mais potente, usei o mesmo tempo de cozimento. Por fora o quindim estava normal, amarelinho e brilhante, mas quando cortamos, ele estava cinza/esverdeado por dentro. Sabe quando a gente cozinha o ovo por tempo maior que o necessário e ele fica cinzento? Pois é. Foi a maior gozação e até hoje, quando eu tenho que levar a sobremesa, o pessoal pede: "Traz aquele quindim verde que só você sabe fazer" kkkk.

bjs a todos e um MEGA FELIZ dia das mães.

7 comentários:

  1. Que delícia!!!
    Feliz Dia das Mães!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Imagino a gozação do quindim, a gente fica sem saber onde enfiar a cara, mas acerta outras vezes e dá tudo certo.

    super beijo

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkkkkkkk... Imagino a onda que tiram com vc! Sem querer me peguei rindo, tb.. é mole?! rsrsrsrs..
    Mas tenho certeza que não sera o caso do Pave, viu.. Olha, eu passei um mico tb com esse lance de "Pavê". Eu fui almoçar em um restaurante qq no Porto (Portugal) e de sobremesa apontei pa ra sobremesa q estava na mesa de doces e perguntei: Moça, aquilo ali é Pavê? E ela disse: Não é pra comer mesmo, minha senhora! Dããããã..kkkkkkkkkkkkk E td vez que rola um pavê por aqui, meu marido faz a mesma brincadeira!
    Obrigada por compartilhar essa delicia..
    Bju grandeeeee!
    Joanna

    http://amourecafune.blogspot.fr/

    http://mapetitelima01.blogspot.fr/

    ResponderExcluir
  4. Olá querida... tenho acompanhado as postagens, mais sem comentar... o tempo tá tão curto, que leio tudo e vou passando... saudades de ti!
    PS: AMEI essa receita viu!
    Beijocas

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelos comentários. Venham me visitar sempre!
Um abraço. Mamélia ;)


FEITO NO BRASIL