quarta-feira, janeiro 18, 2012

Descubra como pintar uma parede

Ando meio ausente daqui porque estou trabalhando bastante em casa. Vejo que muitos ainda estão em férias e as atualizações estão devagar em quase todos os blogs. Mas é isso aí, férias tem que ser vividas no mundo real mesmo.
Na sexta-feira terminei de pintar o quarto, só falta retocar uns borrões que eu dei no teto (hehehe). Foi bem fácil e rápido. Fiz tudo na própria sexta-feira: desocupar o quarto, forrar o chão com jornal, as esquadrias com fita crepe e pintar as paredes (uma vez de branco e duas de verde). Ainda coloquei um border floral (que meu marido não gostou muito mas acabou concordando...fazer o quê né? rs).
Enquanto eu pintava o fundo branco surgiram algumas dúvidas como por exemplo o que eu deveria pintar primeiro, os recortes (em volta das janelas, nos cantos, etc) ou a parede? Procurei no Google encontrei este vídeo. Como achei super esclarecedor e bem rápido, resolvi compartilhar. Eu não estou fazendo propaganda da Suvinil pois usei o verde primavera da Coral para pintar o quarto, mas acredito que as duas marcas sejam muito boas.


A trinca deu um pouco de trabalho, fiz na base da intuição usando massa corrida. Quebrei as bordas dela com suaves marteladas, para tirar as beiradas que estavam cai-não-cai, e cobri com massa corrida. No dia seguinte completei a cobertura pois quando seca, ela dá uma "afundadinha". Depois lixei antes de pintar.

O resultado ficou melhor que o esperado e com a economia da mão de obra (e acho que mais um pouquinho) comprei algumas coisas novas para o quarto, como essa colcha que eu namorava há tempos e um abajur bem pequeno. Na verdade o que valeu mesmo foi a experiência e agora que já sei que consigo fazer o serviço (já estão me chamando de Pereirão aqui em casa) eu pretendo reciclar um cômodo por mês. Em fevereiro estou pensando em fazer a sala. Sempre gostei de fazer este tipo de coisas aqui em casa.
Agora só falta um espelho oval  e reemoldurar a aquarela abaixo, que comprei em 1995 numa exposição de uma artista de Campinas, na Caixa Federal aqui de Jundiaí. Na época a aquarela veio numa moldura que não valorizava nada o trabalho e durante todos estes anos eu olhava pra ela e queria trocar mas nunca encontrava tempo. Agora farei isso e depois volto para mostrar a diferença.

A propósito, o papel que estava colado atrás do quadro, com as informações da artista, está com o nome ilegível. Se alguém aí de Campinas reconhecer a assinatura me diga pois gostaria de deixar registrado.
bjs a todos e semana que vem eu volto para contar sobre a aula de encadernação que farei em São Paulo.

12 comentários:

  1. Ói, é o Pereirão mesmo. Eu que já pinto paredes a bastante tempo não dou conta de fazer tudo num dia. Fico fazendo intervalos para descansar, tomar um cafezinho, etc etc. A obra dura sempre mais tempo. Adorei o border e a gaveta, ficou aconchegante e romantico. Bjs
    Joana

    ResponderExcluir
  2. Coragem!!! Como eu invejo quem tem... E o papel de parede floral ficou muito bom.

    ResponderExcluir
  3. Ficou ótimo, e a colcha que linda, arrasou!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá Mamélia,
    Você já está aceitando empreita?
    adorei o resultado,ficou dez.
    Vontade e capricho só podem dar nisso.
    bjão e uma ótima quinta
    Mari

    ResponderExcluir
  5. adorei as dicas...
    tbm estou querendo pintar o meu quarto..ja tenho as tintas mas ta faltando coragem pra começar...
    seu quarto ficou lindo!!! parabens...

    ResponderExcluir
  6. ´Que delícia, começar o ano fazendo coisas pra nossa casa, não é mesmo?
    Este ano pretendo cuidar das roupas, fazê-las e vc reformar a casa, então boa empreitada pra nós!
    Adorei todas as dicas e confesso que estava com saudades!
    Bjs!!

    ResponderExcluir
  7. Ficou um charme o seu quarto! Parabéns viu!

    PS: Tá rolando um sorteio lá no meu blog que você vai gostar! Passa lá!

    beijocas

    ResponderExcluir
  8. Parabéns!!!tá tudo lindo,amei ,o quarto ficou romantico lindo!!!!

    ResponderExcluir
  9. Mamélia, estou conhecendo o seu blog e acreditando que o Universo conspira,pois me afastei do blog justamente, pq estou envernizando a casa inteira e pintando parede, tipo Pererinha, pois sou baixinha!!! Mas o fato é que estou apanhando da parede,tipo 3x0 para ela...vou assistir o vídeo correndo...quanto o seu quarto adorei!!!

    ResponderExcluir
  10. Oi querida, vim visitar o seu blog e amei tudinho aqui ;)
    Estou seguindo e já já eu volto
    beijinhus
    Bella
    http://dasbellas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Ficou muito bonito o seu quarto! Parabens mesmo!

    Aqui em casa temos o costume de renovar as cores a cada ano. E é sempre a mesma história, mesma dificuldade, e mesma sujeira, rs

    Um dia aprendemos.


    Beijos e parabens!

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelos comentários. Venham me visitar sempre!
Um abraço. Mamélia ;)


FEITO NO BRASIL