sexta-feira, março 19, 2010

19 DE MARÇO - HOJE É DIA DO ARTESÃO

Hoje é dia do artesão, mais um dos nossos dias. No caso das mulheres temos o dia das mães, dia da mulher, dia do aniversário...e por aí vai. Eu nem sabia da existência dessa data mas hoje recebi vários e-mails de lojas parabenizando pelo dia e de curiosa fui ao dicionário Houaiss para ver a descrição e entendi que me enquadro direitinho nela. Parabéns a todas nós que mesmo tendo um dia cheio de trabalho, uma jornada no mínimo tripla (mãe, dona de casa, profissional...) conseguimos materializar as idéias fofas que temos e apesar do tempo curtíssimo arrumamos disposição para enfeitar nossas casas  e o mundo com nossos trabalhos tão coloridos, originais e cheios de amor.  Sei que direcionei este post mais para as mulheres que são a maioria entre os leitores desse blog mas estendo essas palavras a todos os artesãos do sexo masculino. bjs aos artesãos do mundo todo.


artesão


Datação
sXV cf. IVPM

Acepções


■ substantivo masculino
1 indivíduo que pratica arte ou ofício que dependem de trabalhos manuais
1.1 artífice que exerce sua profissão em oficina própria

Etimologia
it. artigiano 'que atua numa produção em caráter doméstico e tradicional, não em série, com instrumentos de sua propriedade e com utilização de mão-de-obra pouco numerosa', der. de arte; cf. fr. artisan < it. (1546) 'aquele que exerce uma arte manual'; f.hist. sXV artesaãos


Sinônimos
ver sinonímia de artífice

Parônimos
artesã(f.)/ artesa /ê/ (s.f.)

Gramática
fem.: artesã; pl.: artesãos

5 comentários:

  1. Oi, Maria Amélia!
    Sim, parabéns a todas (todos) nós!
    Ontem, pesquisando sobre o plural da palavra artesão, encontrei o seguinte:
    A palavra "artesão" tem dois significados: quando for "artista de trabalhos manuais", seu plural é “artesãos”; quando for "tipo de adorno arquitetônico", seu plural é “artesões”.
    .
    Eu nem imaginava... Vivendo e aprendendo...
    Beijos,
    Vanessa

    ResponderExcluir
  2. Beijos a você, também, Maria Amélia.
    Obrigada pelo seu lindo blog.

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga,
    Já é tardinha mas tá valendo. Feliz dia do artesão!
    Beijos e bom fim de semana.
    Valéria

    ResponderExcluir
  4. Parabéns!!
    Tem dias que a tarefa tripla: mãe/dona-de-casa/artesã, parece que não vai dar certo...mas a gente sempre consegue terminar esse dia com tudo em ordem...ou quase, rsrsrs.

    beijos e um ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  5. Parabens pelo dia, tudo bem? estou voltando devagar consegui reinstalar o pc e comprei um modem da vivo, minha filha e neta se mudaram, estou com muitas coisas pra reorganizar mas devagar consigo arrumar tudo. Aliás fui arrumar meu blog e quase perdi tudo, me deu até vontade de chorar.

    Saudades, beijos
    Loredana

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelos comentários. Venham me visitar sempre!
Um abraço. Mamélia ;)


FEITO NO BRASIL