sexta-feira, fevereiro 22, 2013

UM BREVE DESABAFO

Ainda incrédula e perplexa com a recepção que a cubana Yoani Sànchez teve em nosso país. Por mais que eu me esforce, não consegui até agora entender o que move esses poucos jovens que contra ela protestaram. Só podem ser pessoas desinformadas com relação à ditadura cubana. 
Será que eles imaginam que se morassem em Cuba, não teriam a mínima chance de protestar, de usar seus celulares de última geração, de ter livre acesso à internet, de ter direito de ir e vir e liberdade de expressão? Isso para não falar da privação de produtos básicos que aquele povo passa.

Certamente servem de massa de manobra, os pobres desinformados. Talvez esteja se formando em nosso país, uma geração de rebeldes sem causa, ou melhor, rebeldes defendendo causas das quais não conhecem absolutamente nada. Pessoas inconsequentes. É o preço que se paga em um país que não tem dado a devida importância às escolas, um país que não cultiva sua memória, mas cultiva a impunidade e a cara de pau dos políticos que fazem o que bem entendem e continuam no poder há décadas sob nosso pacífico consentimento. 

Fiquemos espertos porque provavelmente seja assim que ressurgem as ditaduras, porque juro, não imaginava nem de longe que esse protesto totalmente sem sentido pudesse acontecer...e aconteceu. O problema maior é que mesmo em número reduzido, os protestantes conseguiram seu objetivo e até fizeram parecer que a maioria dos brasileiros era contra a cubana.

O grande problema é que não cultivamos a memória do país, parece que não ensinamos direito às novas gerações sobre a diferença entre democracia e ditadura. Somos um povo que não valoriza suas conquistas, já não se comemora devidamente o 7 de setembro, o 15 de novembro, só se sabe que é feriado. Não se comemora a transição do regime militar para o democrático. Um povo que não valoriza suas conquistas e não passa isso para as futuras gerações está correndo um sério risco de reviver o passado obscuro e está ignorando o sacrifício de todos que lutaram (inclusive perdendo a própria vida) para que hoje possamos expressar livremente nossas opiniões e ideais.

Algumas vertentes da esquerda tem doutrinado suas crianças com a cartilha que bem entendem, inclusive patrocinados por quem defenderam durante os protestos. Isso pode representar um enorme problema num futuro bem mais próximo do que podemos imaginar. É bom atentarmos aos sinais. Que esse incidente sirva para reflexão de todos nós. Principalmente orientando nossos jovens, com fatos históricos reais, sobre nosso nebuloso passado recente.

4 comentários:

  1. Por mais que a imprensa tenha mostrado nos últimos dias o absurdo da situação, onde passa existe sempre um pequeno grupo a provocar esta situação. E no barulho, sem diálogo, conseguem interromper a apresentação da cubana. Ao lado de onde moro tem uma faculdade - particular e cara. Hoje saiu o resultado do vestibular e um grande grupo, pintados e coloridos, trazia cartazes no peito pedindo "uma esmola, pelo amor de Deus". Na rua, os bares lotados de jovens tomando cerveja e eu imagino que estes já haviam conseguido dos motoristas o que queriam. Isto, às 11 horas da manhã. Penso então que os valores já estão invertidos desde o início e esta escola muito pouco vai poder fazer por eles. Será também que elas estão preocupadas com a formação moral destes jovens?

    ResponderExcluir
  2. Maria, vc consegui colocar em texto tudo aquilo que senti por causa desta confusão. Protestar, até concordo, pois vivemos numa democracia. Agora xingamentos, gritaria, confusão, para mim são pessoas que não sabem argumentar e por isso perdem a razão.

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente!
    Abaixo a ditadura.
    Bjus e bom sábado.

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelos comentários. Venham me visitar sempre!
Um abraço. Mamélia ;)


FEITO NO BRASIL