terça-feira, novembro 29, 2011

ANIVERSÁRIOS DE NOVEMBRO E A VERDADEIRA COLCHA DE RETALHOS

Oi pessoal, sei que já virou clichê dizer que ando sem tempo mas é a mais pura verdade. Nem sequer tenho aberto o reader e pouco sei do que está se passando pela blogsfera - a não ser por uns 4 blogs que visitei semana passada.

Corre-corre de final de ano é assim mesmo. Sobra pouco tempo para navegar...por isso não estranhem se eu andar sumida. Tenho feito muitas coisas no mundo real. Coisas boas.

No final de ano, entre tantas outras coisas, eu sempre me encontro com os amigos de longa data. E como nessa minha vida eu tenho feito muitos amigos...

...o final de ano vai ficando cheio de compromissos reais, mas ando com saudade daqui. Imagino que vocês não estejam muito diferentes: preparativos para o Natal, presentes, Ano Novo... e por aqui ainda temos vários aniversários.

Este mês foram 3. Eram 4 pois meu sogro faria no dia 30, mas infelizmente esse é o terceiro novembro sem ele. Eu gostava muito dele e a chácara que eu tanto amo e que vocês também gostam tanto, foi ele quem comprou, plantou, cuidou. Quando comprou não tinha nada além do pé de uvaia e um pé de cortiça, era só um terreno coberto de sapé. Foi com ele que aprendi a gostar de fotografia e nós nos divertíamos muito. Ele era terrível, muito engraçado e despachado. Faz muita falta...mas não quero ficar triste pois essa palavra não fazia parte do vocabulário dele. bjs seu Amaury!

A festinha foi na chácara e a decoração chiquérrima - rsrs - ficou por conta de alguns balões de borracha, uma faixa com feliz aniversário e as flores da época.
 Num bolo gigantesco se equilibavam as velinhas dos 3 aniversariantes do mês, com destaque especial para os 54 do marido que foi justamente no domingo. Os 23 da minha caçulinha e os 56 do cunhado foram no dia 17.
 Gente, esse bolo é demais. Massa branca com um creme branco e cobertura de marshmallow com chocolate. Eu não tenho a receita pois é da doceria Florença aqui de Jundiaí. Super leve e perigosíssimo, pois justamente por ser leve o risco de se empanturrar triplica. Nesse caso não houve risco pois o bolo era minúsculo e quase tivemos que distribuir senhas. rsrs.
A decoração, para variar, foi feita com as garrafinhas de cerveja que estou juntando.
 Lindas dálias
 flores de picão
 palmas
 agapanto
 esqueci o nome desta
 
 Quase não tirei fotos (fora as da festa) mas estas se salavaram. Eu, os insetos e as folhas. Olha só que lindos Inseto e folha pintadinhos
 Antes que alguém fale alguma coisa vou avisar que odeio tirar cutículas pois elas crescem arrepiadas e doloridas.  (Se eu não avisasse ninguém ia notar né?) rs
 Mãos super hidratadas. Meu sonho de consumo é conseguir encarar a manicure ao menos 1 vez por mês. Atualmente acho que faço 1 vez no ano e olhe lá. Mas juro que não me orgulho desse meu lado ogro. Embora eu não consiga me ver colhendo (era isso que eu fazia quando encontrei o inseto) ou debulhando feijões de luvas.
 No mês passado descobri esta colcha esquecida em um cantinho da prateleira lá na chácara. Trouxe para a casa, lavei e já levei de volta. Provavelmente foi a mãe da minha sogra quem fêz. Notem as emendas nas tirinhas claras. Estes são retalhos mesmo!
Olha isso, O quadrado parece um log cabin (eu acho que é mesmo, aprendi no blog Casa Al Mare), eles tem um lado escuro e outro mais claro, iluminado pela chama da fogueira que fica no meio da cabana ou algo assim. Vejam o post da Beti que fala dessa técnica AQUI. Acho que a bisavó avó do meu marido nem imaginava que estava fazendo algo com nome tão estranho. Ela usou tecidos pouco prováveis para os dias de hoje. Pareciam retalhos de roupas masculinas, uma espécie de tergal misto e não os usuais tecidos 100% algodão de hoje em dia.
Olha só que bacana o efeito na peça toda. O legal é que ela usou o que tinha e até onde foi possível, fez as combinações. Tenho a impressão que depois que acabaram os retalhos ela foi colocando o que encontrava para completar a peça.
O avesso foi feito com aquele saco de farinha de trigo, muito usado antigamente para fazer roupas para a casa e até mesmo para vestir. Na casa da minha avó materna tinha toalhas de banho com esse tecido.
Mais um pouquinho da colcha de retalhos. Acho que apaixonei por ela.
E na hora de vir embora as flores que enfeitaram a festa vieram pra casa, junto com o coentro porque essa semana eu quero fazer moqueca. hummmm
 bjs a todos e até a próxima.

sexta-feira, novembro 18, 2011

GRAMA AMENDOIM

Nessa época do ano eu fico apaixonada pelas calçadas e jardins forrados por essa grama tão linda. O nome, imagino, vem da semelhança com a folha do amendoim e é mesmo super parecida pois temos uma meia dúzia de pés de amendoim lá na chácara para comprovar a semelhança. Qualquer dia eu fotografo e coloco a comparação aqui. Ultimamente tenho passado em frente a uma escola no caminho para o trabalho da minha filha, cuja calçada é forrada por essa grama. Quase em frente a esta calçada, a gente dá carona pra uma amiga da Lu e outro dia comentei sobre a beleza do gramado e para meu espanto ela nem tinha observado isso antes. Eu costumo dizer que a gente olha mas não enxerga. rsrs. Ao vivo é muito mais bonito...
bjs a todos e um ótimo final de semana.

terça-feira, novembro 15, 2011

BRINCANDO EM NOITE DE CHUVA

O que fazer com uma menininha serelepe de 1 ano e quase 10 meses, em uma noite chuvosa, enquanto papai e mamãe deram uma saidinha rápida?

Eu adoro desenhar e ficar perguntando pra Gigiba o que é aquilo que acabei de fazer. A danadinha quase sempre acerta e eu fico orgulhosa, não sei se porque ela acerta ou porque meus desenhos talvez não sejam assim tão ruins. rsrs. Eu sei que desenhar uvas, maçãs, bananas, corações, estrelas, árvores, casas..não é tão complicado assim né?

Acontece que a brincadeira vem se repetindo há semanas e desconfio que ela já decorou o meu repertório, então ontem eu resolvi variar um pouco e ela me ajudou a fazer arte com  cola, giz de cera, botões e papel de revista cortado à mão.

Ela gostou da brincadeira e conseguiu se entreter com isso por looongos minutos. A parte que ela mais gostou foi a de colar os olhos do sapo. Eu pingava a cola e ela colocava o botão com o maior cuidado, muito bonitinha. Quando acabou falou: "mais!".

Obviamente eu direcionei onde ela deveria colar os olhos e as pétalas da flor mas as tiras coladas em volta foi decisão dela.

Depois voltou a correr pela casa fazendo a alegria de todo mundo. Até Bibia que anda dodói por conta de uma virose, se divertiu com a priminha arteira. Pena que não fotografei  a sala depois da brincadeira. Vocês não tem noção da "zona" que ficou aquilo.rs. Ai que delícia! Sinceramente falando, adoro casa bagunçada de alegria de crianças.

Gosto também de uniforme de escola sujo. Sinal de muita brincadeira. Me lembro bem que adorava ver as meninas saindo da escolinha com a camiseta que era originalmente branca quase marrom de tanta terra.
bjs a todos e um feriado de aconchego, pois com essa chuvinha que cai por aqui é só nisso que dá para pensar.  Ah, e para quem tem crianças:  -  muita cola, papel picado e deliciosas gargalhadas. Bolinho de chuva também vai bem. Acho que só fiz isso uma vez na vida mas agora me deu uma vontade...vou procurar uma receita agora mesmo. Se alguém tiver uma boa, de bolinhos bem sequinhos, please, me passa vai. Bora lá arrumar aquela sala porque à tarde vai começar tudo de novo...

domingo, novembro 13, 2011

JOANINHAS E COLEÇÕES

Ontem me esqueci de mostrar o body da Bibia. Eu sou apaixonada por esse body de joaninha. Alíás, adoro joaninhas...então vim mostrar para, quem sabe, inspirar alguém.


E falando em joaninha, vejam se essa sandália não lembra uma....(adoro sandálias e anéis dicretos kkk)
 Como ela também me lembrou a Minie, fui procurar minha coleção e encontrei o Mickey de preto e vermelho...ah, mas eu queria a Minie, por causa do laçarote...
...mas ela tava vestida de rosa, não combinou...
 Fofos...fazem parte de uma das minhas pequenas coleções...
...de bonequinhos...
 ...tem as princesas...
 ...hello kitty com cheiro de frutinhas...
 ...kokeshi...
 ...os politicamente incorretos Simpsons (adoro!)
 ...parece até que não tive infância, brinquedos eu quase não tive mesmo.
 E tem até os poupançudos, monstrengos super fofos. Adoro monstrinhos e dinossauros também.
Adoro colecionar coisas e tenho muitas pequenas coleções. Acho que o que mais me encanta é o colorido delas. Ai ai ai, quero só ver o dia em que a Gi descobrir estes tesouros...por enquanto ela só sabe dos poupançudos...
bjs a todos e ótima semana.

sábado, novembro 12, 2011

ENFEITES DE NATAL EM FELTRO, PRODUTOS CHINESES, GERENCIAMENTO DO BLOG, FLORES, AI,AI,AI...HOJE EU TÔ CHEIA DE ASSUNTO...

Hoje em dia é fácil comprar enfeites de natal. Em qualquer loja de 1,99 encontramos uma variedade incrível de coisas lindas e super acessíveis. Com a "invasão" chinesa nosso poder aquisitivo "bugiganguístico"  aumentou demais.

Há 25 anos, logo que me casei, lembro que conseguia comprar poucos enfeites a cada ano. Hoje tenho tantos que, se quiser, consigo montar 2 tipos diferentes de árvores de tamanho médio. Lembro que sempre enfeitava só a parte da frente da árvore pois não havia o suficiente para o traseiro da pobrezinha, que ficava sempre a descoberto rs.

Há que se questionar a "invasão" chinesa pois a mesma que nos possibilita comprar muitas coisas, aos poucos vai tirando nossos empregos e deixando nossas fábricas à mingua. Outro dia li uma coisa interessante sobre o assunto e me chamou a atenção um ponto de vista que era mais ou menos assim:

"hoje não compensa fabricar coisas que a China vende a preço de banana, mas daqui a alguns anos esse "precinho camarada" pode ir às alturas e aí nossas fábricas já terão fechado há anos e os empregados que detinham o conhecimento já estarão velhos demais e não teremos mais o conhecimento para recomeçar a produzir rapidamente".

Isso é coisa para se pensar...mas quando resolvo investigar um assunto gosto de ir fundo, pegando todos os caminhos que se ramificam e isso pode levar tempo. Agora to com preguiça...e esse não é  momento para "economia de butiquim". Qualquer hora a gente fala sobre isso. 

Fiquei com vontade de fazer alguma coisinha de natal, para entrar no "espírito" da coisa e também para alimentar meu bloguinho. Já li em algum lugar que blog é igual a Tamagotchi. Vocês se lembram daquele bichinho eletrônico que foi febre nos anos 90? (acho que foi nos anos 90 pois minhas filhas tinham esse bichinho e houve um dia em que eu tive que levá-lo ao trabalho para alimentá-lo rsrs). Se a gente não os alimentasse eles morriam.

Falando em blog, gerenciamento e tal, vou aproveitar para dar uma dica, já faz tempo que eu assino o feed do "Gerenciando Blog". É um blog super legal que, obviamente, dá dicas para gerenciar nossos blogs. Recomendo! Estes dias o Adelson Smania, dono do blog, publicou um artigo interessante:  "Evite a tentação de escrever um blog Fácil" . Vale a pena ler. Eu sei que cada um faz o que quer com o próprio blog, mas de repente a gente está fazendo uma coisa e querendo outra...então não deixem de ler. As dicas são super úteis.

Finalmente vamos lá. Eu me inspirei no livro "Fa la la la Felt" para fazer a bola de natal em feltro. Bem simples como tudo que é de feltro. Feltro já deve nascer com o propósito de ser lindo. Tudo que é feito em feltro ganha graça e o bordado ajuda a ressaltar essa beleza. Até quem não tem o hábito de fazer coisas em feltro, e  não sabe bordar tão bem, consegue fazer coisas legais (eu, eu, eu).

Esse não é um tutorial mas é como foi feito. Vamos ao material.
 Montei as flores e fixei com pontos simples. Veja a diferença entre as sem pontos e com pontos de bordado. Para o círculo usei um copinho de iogurte natural como medida.
 Bordei os cabinhos com ponto haste.
 Uni as duas partes com ponto caseado e deixei uma abertura para colocar plumante.
 Eu coloquei pouco, só para dar um aspecto mais fofinho.
 Olha só que fofa penduradinha no arbusto do vaso.
 Mais de perto.
 Coisas feitas à mão não são perfeitas, mas é esse justamente o seu charme.
 Aproveitando para mostrar minha rosinha do sol...
 Não a encontrava em floriculturas mas no começo do ano encontrei em um convento e pedi uma mudinha. Estão começando a florir, bem pequeninas e super fofas.
 bjs a todos.

terça-feira, novembro 08, 2011

SACO PARA ROUPA SUJA


Eu sempre gostei do horário de verão mas este ano acho que estranhei um pouco. Tá difícil dormir antes da meia noite.
Por estes dias eu fiz um saco em tecido, forrado com plástico (plástico Cristal, aquele que é vendido por metro nos armarinhos), para colocar a troca de roupa da Beatriz. Muito útil e bem simples. É só costurar separadamente o saco em tecido e o saco em plástico. Depois colocar o de plástico dentro do de tecido, fazer a bainha e passar o cordão.
É para ser usado dentro da bolsa que vai para a escolinha e assim, mesmo que a troca de roupa esteja suja e úmida, não tem perigo de molhar as roupas limpas.
bjs a todos

FEITO NO BRASIL