domingo, fevereiro 07, 2010

MAIS COISAS ANTIGAS

Licoreira de vidrão antiga. Minha avó paterna tinha esta licoreira e uma outra em tom rosa. Essa outra tinha a garrafa em formato de vestido e a tampa em formato de cabeça, compondo o corpo de uma linda mocinha. As duas licoreiras serviram muitos licores de jabuticaba e de folhas de figo. Minha avó tinha estas plantas no quintal e ela mesma fazia os licores. Me lembro de ter provado o de folhas de figo pois como era bem criança naquela época não pude saborear de verdade. Desde aqueles tempos eu adorava louças e copos, então pedi uma das licoreiras para minha avó e ela me deu esta de presente. Acho que eu tinha uns 13 anos quando ganhei. Adoro esse tom de azul. Infelizmente tenho pouquíssimas coisas de família e o que tenho são coisas bem simples mas que para mim não tem preço pois pertenceram a pessoas que eu sempre amei.

Da minha avó paterna restaram apenas estas 2 taças de vidrão e dois copos que eu consegui salvar. Ela tinha uma cristaleira cheia de coisas lindas,  que minha mãe ganhou de presente de casamento e deixou com ela. Não sei se as outras coisas se quebraram ou foram distribuídas.

Esta tigela era da minha mãe. Ela adorava tomar sopa nela, e olha que a tigela não é tão pequena assim (risos).

Estas são de prata 90 que comprei há alguns anos (de segunda mão). Ficaram guardadas por mais ou menos 1 ano e olha o estado delas na primeira foto. Ontem resolvi limpar para enfeitar a mesinha da sala e olha só a diferença. Agora vão ficar expostas enquanto estiverem brinlhantes e depois voltam para o esconderijo até dar coragem de limpar de novo. (risos)

10 comentários:

  1. Olá Maria Amélia
    Nossa...fiquei um tempão namorando suas preciosidades...eu sou apaixonada por coisas antigas que tem história de família!!!
    Bom domingo!!
    Bj
    Nilda

    ResponderExcluir
  2. lindas peças e boas recordações!:) também fiquei com uma garrafinha de licor muito bonitinha que tem 54anos!beijinhos lindos

    ResponderExcluir
  3. Oi, Mamélia !!!

    Lindo post, lindas fotos !!! Eu tb adoro louças (tenho muita coisa que guardo com imenso carinho e cuidado:), objetos de decoração, roupa de cama,mesa e banho...vixe, isso aqui vai longe.:) Adoro coisinhas, aqui em casa eles dizem que até demais. hehehe

    Tuas peças são lindas...adorei.Assim como o licor de jabuticada , pois o de folha de figo não conheço.:)Mas já tomei licor de pétalas de rosas..que delícia!

    Linda semana prá vcs

    Beijinhos

    Ana

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente nem todos pensam em guardar esses preciosos tesouros de família.
    Na minha também foi assim... foram desaparecendo...
    Mas são lindos, não é mesmo?
    Bkjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Amélia.
    São lindos.
    A mamis tem um jogo de licor igual a este,ela faz licor e adiciona nele.E sabe?!?! não deixa ninguém mexer,herança da minha bisavó.
    abçs.Richard.

    ResponderExcluir
  6. Adoro tudo que é antingo aqui em casa eu coloco tudo pra fora do armario e tenho muitas coisas que foram de tia, avó, bisavó e da minha mãe.
    Herdei isso da minha mãe que amava tbém...
    bjssss

    ResponderExcluir
  7. Olá.
    São peças lindas e certamente de grande valor.O conjunto de prata também é lindíssimo!
    Boa semana,
    Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Mª Amélia, as peças são lindas! Adoraria ter algumas da minha família, como você. Mas tudo foi se perdendo... uma pena!
    :o)

    ResponderExcluir
  9. Sabe o que eu faço? Quando as pratas estão guardadas, embalo em papel filme... dai elas conservam por mais tempo o brilho e não ficam tão escuras... dão menos trabalho, na hora de polir... experimente e depois me conte...

    Esse bule para café, é simplesmente encantador!

    ResponderExcluir
  10. Obrigada meninas,
    Vanessa, obrigada pela dica. Farei isso. bjs

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelos comentários. Venham me visitar sempre!
Um abraço. Mamélia ;)


FEITO NO BRASIL