segunda-feira, maio 27, 2013

FÉRIAS POR TEMPO INDETERMINADO

Bom dia pessoal, passei para avisar que estou em férias. Viajei por uma semana e fiquei totalmente desconectada, voltei quinta passada mas resolvi esticar as férias para descansar e colocar as coisas em ordem. Talvez até comece uma mini reforma aqui em casa e por isso estarei ausente aqui do blog. Volto assim que tiver alguma novidade. Bjs a todos.

sábado, maio 11, 2013

SOBREMESA PARA O DIA DAS MÃES - PAVÊ DE BISCOITO CHAMPANHE

Fazia um tempão (acho que mais de 1 ano) que eu estava com vontade de comer aquele pavê de bolacha/biscoito champanhe que se fazia antigamente. Hoje resolvi procurar uma receita parecida com a das minhas lembranças e encontrei essa AQUI.

Como a receita do site serve 8 pessoas e a família é grande, dobrei as quantidades, exceto do creme de leite. 

Dicas valiosas:
Para fazer as raspas de chocolate, usei 2 barrinhas de cobertura de 50g de chocolate ao leite, amolecidas por 25 segundos no microondas e raspadas com o cortador de legumes que uso para descascar batatas. Dá certinho.

Outra dica MARAVILHOSA, encontrei AQUI, é sobre como tirar a pele de amêndoas. Talvez vocês já saibam, mas eu não sabia e achei super fácil. É só ferver água, colocar as amêndoas dentro e deixar por alguns minutos (acho que deixei uns 5 min). Tire uma para testar. Aí é só escorrer, passar pela água fria e tirar uma por uma apertando com os dedos (elas pulam). Saem com a maior facilidade.
A receita não pede, mas usei as amêndoas para decorar o pavê e depois de tirar a pele cortei-as ao meio no sentido longitudinal e torrei cuidadosamente em uma frigideira.
Só não vai dar para dizer se ficou bom porque a espertinha aqui não fez uma porção para teste. Amanhã eu conto se vale a pena, mas para ser sincera eu não tenho dúvidas de que ficou ótimo. Na foto abaixo uma tomada de "perfil", camada a camada.
Agora é só esperar se vai ter aquela perguntinha clássica: "É pra ver ou pra comer?"
Esse negócio de não fazer uma porção para teste me lembrou um furo memorável que eu dei há muitos anos. Eu fazia um quindim de microondas que ficava muito bom. Aí um dia fiquei de levar o quindim em um almoço de família, só que eu tinha trocado de microondas e como não percebi que o novo era mais potente, usei o mesmo tempo de cozimento. Por fora o quindim estava normal, amarelinho e brilhante, mas quando cortamos, ele estava cinza/esverdeado por dentro. Sabe quando a gente cozinha o ovo por tempo maior que o necessário e ele fica cinzento? Pois é. Foi a maior gozação e até hoje, quando eu tenho que levar a sobremesa, o pessoal pede: "Traz aquele quindim verde que só você sabe fazer" kkkk.

bjs a todos e um MEGA FELIZ dia das mães.

terça-feira, maio 07, 2013

MAIS UM SACO PARA COLOCAR ROUPINHAS SUJAS


Quem tem bebê sabe, sair de casa sem uma troca de roupa é muito arriscado. Não é difícil ter que voltar para casa com roupinhas molhadas dentro da sacola e para não correr o risco de sujar o que está limpo, nada como um saquinho de tecido forrado com plástico cristal para guardar as roupinha trocada.
Eu já tinha feito para minhas duas netinhas AQUI e AQUI. Como são realmente úteis, minha filha me pediu um para dar de presente a menininho que está para nascer.

Como é bastante chato costurar o plástico cristal, pois ele gruda na máquina de costura e não corre como acontece com os tecidos, eu usei esta dica do Make it & Love it, só que usei fita crepe ao invés de durex.
Dica simples e eficiente. Aprovadíssima.

Detalhe do pingente.
bjs a todos.

segunda-feira, maio 06, 2013

BACALHOADA NA PANELA ELÉTRICA.



Quinta-feira encontrei filés de bacalhau salgado em promoção no supermercado. Eles estavam com uma aparência ótima e eu não resisti. Levei para fazer na chácara no final de semana, e como estamos sem forno lá, resolvi fazer na panela elétrica e ficou muito bom. Eu fiz do jeito que minha mãe, que era filha de portuguesa, fazia:

1 filé de bacalhau salgado (aprox. 800g)
6 batatas médias com casca
1 pimentão vermelho em fatias
2 tomates grandes em fatias
Aprox. 12 dentes de alho
4 cebolas médias em fatias grossas.
4 ovos cozidos e cortados em 4.
azeitonas pretas
azeite extra virgem
cheiro verde
pimenta do reino.
Como a panela elétrica pode queimar no fundo se deixarmos muito tempo ligada, eu refoguei os ingredientes antes de montar o prato nela.

Primeiro lave bem o filé e retire o sal. Deixe de molho em água fria durante umas 6 horas e troque a água umas 3 vezes, prove para ver se é necessário deixar mais tempo de molho. Eu não gosto de retirar todo o sal, deixo salgado o suficiente para não ter que acrescentar mais durante o preparo. Escorra e coloque em uma panela com água quente, afervente por uns 5 minutos, retire o peixe e desfie grosseiramente.

Nessa mesma água cozinhe as batatas, que já ficarão salgadas. Deixe esfriar um pouco, tire a casca e corte fatias grossas. 

Em uma frigideira grande refogue no azeite os dentes de alho inteiros, ou cortados ao meio se preferir, acrescente as cebolas e refogue até murcharem, tempere com pimenta do reino e acrescente o bacalhau desfiado e cheiro verde. Reserve.

Na mesma frigideira coloque mais um pouco de azeite e refogue rapidamente o pimentão, acrescente cheiro verde.

Agora é só montar:
Azeite extra virgem
 Batatas
 O refogado de bacalhau, cebolas e dentes de alho
 Os pimentões
 Ovos e azeitonas
Tomates, cheiro verde e mais azeite
 Coloque na panela em temperatura baixa entre 20 e 30 minutos, agitando a panela de vez em quando para não queimar.
Ficou muito bom.
Uma ótima semana para todos.

quinta-feira, maio 02, 2013

PHYSALIS


Faz tempo que eu tinha vontade de experimentar essa frutinha tão linda. Confesso que não me apaixonei pelo sabor, mas a aparência é linda, tão linda que decidi fotografar, fiz um "ensaio" com a physalis. Quando as comprei a data de validade estava quase expirando e logo provei algumas. As demais  deixei enfeitando a fruteira de madeira. Como vi que elas não estragavam nunca, fui deixando e quando tirei as fotos já estavam "vencidas" há mais de um mês. E estão lá até hoje...





bjs a todos e um ótimo quase final de semana.


FEITO NO BRASIL