sexta-feira, fevereiro 10, 2012

OS ACHADOS DA MAMÉLIA: DESENHO, FOTOGRAFIA, CURSOS ON LINE, FRUTAS E ALPISTE

Nossa, que mistura de assuntos! Mas é isso, meus últimos dias foram cheios...

DESENHO
No último post eu disse que iria visitar uma escola de pintura em tela e fui mesmo. Chegando lá, depois de conversar bastante, decidi começar com desenho artístico. É algo totalmente despretencioso, só pra brincar mesmo. Aprender coisas novas me faz um bem tremendo e aprender a pintar e a desenhar sempre esteve nos meus planos (ainda que essa nova competência sirva só para desenhar casinhas, árvores e patinhos para minhas netinhas). Depois de algumas explicações e tentativas consegui desenhar uma xícara rs. Vim para casa com muito dever-de-casa e fui desenhando tudo o que via pela frente, tudo meio tortinho e em alguns casos até escrevi o nome para não ter dúvidas do que se trata a figura rs.
Vamos ver quanto tempo dura a brincadeira. Podem me chamar de fogo-de-palha porque eu sou mesmo mas estou gostando de olhar minhas xícaras e potes com outros olhos. rs...sinceramente, acho que essa foi a coisa mais relaxante que fiz nos últimos anos.  

FOTOGRAFIA e CURSOS ON LINE
Há uns 15 dias fiz um curso on line de fotografia digital na escola virtual da Fundação Bradesco. O curso é gratuito e pode ser interessante para quem está no nível beeemm básico. É super rápido. Vale a pena para quem tem pouca experiência pois te coloca em contato com os termos técnicos numa linguagem bem simples. Para quem se interessar, acesse AQUI. Tem outros cursos gratuitos lá, principalmente na área administrativa e para iniciantes em informática. Vale a pena aprimorar os conhecimentos, principalmente para quem está procurando emprego.
Como o curso de fotografia é bem básico mesmo, achei que já era hora de avançar um pouco e depois de muito pesquisar, cheguei a esse manual da National Geographic. Comprei um exemplar usado, edição 2007 (esse da foto), mas já tem a edição 2012.
Recomendo muito para quem quer se aprofundar no assunto. A linguagem é bem acessível, gostoso de ler e tem muitas dicas preciosas, ilustrações explicativas, um capítulo dedicado ao arquivo das fotos, fotografia com filme,etc. Ainda não li tudo mas virou meu livro de cabeceira. Toda noite leio um pouco e estou realmente aproveitando bastante. Mas não compre por impulso, tem bastante coisa para ler e se você não estiver a fim de se aprofundar no tema não vai gostar do livro. A plantinha verde da foto não faz parte da capa do livro, é do meu vaso. (brincadeirinha de fotógrafa metida a besta rsrs)

FRUTAS
No último final de semana trouxemos algumas mangas e sabe como é, fruta de temporada amadurece de uma vez só...e....o que fazer com aquelas mangas todas? Na verdade eu só trouxe 7 mangas, mas elas eram enormes e na quarta feira olhei para a fruteira e já estava quase perdendo 1, tinha 5 maduras e apenas 1 ainda verde. Solução: polpa de manga congelada. Agora tenho um pequeno estoque de manga orgânica congelada. É só adicionar água ou suco de laranja (hummmm) que teremos suco durante os próximos dias. Isso é muito bom, pois decidi abolir os refrigerantes do meu mapa. Não só porque engordam, mas principalmente porque não acrescentam nada de nutritivo na nossa dieta (ai que novidade né?). Agora pretendo tomá-los bem raramente. Talvez como se fossem champanhe, um prazer para ocasiões especiais.  Ahh...bati a manga com um pouco de água mineral, apenas o suficiente para facilitar a vida do liquidificador.

ALPISTE
Bom, o alpiste é só uma brincadeirinha de criança. Na verdade, ter netas é uma ótima desculpa para brincar um pouco sem levantar muitas suspeitas de que no fundo ainda sou uma criança. Quando minhas filhas eram pequenas tinha algo parecido com isso no mercado. Não me lembro bem como eram, mas se não me engano eram feitos de barro e tinham muitos furinhos na cabeça para que os alpistes brotassem à vontade pelos buraquinhos. Em tempos de dengue eles mudaram um pouco e embora não sejam...digamos assim... decorativos, acho que ficarão bonitinhos quando estiverem cabeludos. Encontrei em um supermercado por 9,90, mas acho que dá para fazer em casa pois são feitos com meia de nylon e serragem. Os alpistes ficam no topo da cabeça do bonequinho. Tirei da embalagem na terça-feira e hoje, 3 dias depois, já estão brotando. O legal é que não fica água no pratinho pois a serragem absorve e mantém a umidade (fora dengue!!!) A Gi ainda não viu mas acho que vai gostar.
Bom queridos, já deu para notar que meu humor melhorou muito? Até minha irmã, leitora do blog, me ligou hoje cedo preocupada com meu desânimo. Engraçado como no meu caso o blog é útil. Minha irmã mora longe e através dele pode participar da minha vida e saber o que está acontecendo por aqui. Tudo isso de forma ilustrada. Não é o máximo? Minhas filhas também leem muito e apesar de estarem por perto me cobram novos posts quando demoro um pouco mais que o normal para aparecer por aqui. Vida longa à internet!
bjs otimistas para todos e um ótimo final de semana.

9 comentários:

  1. Esse bloguinho é bate papo de amiga né?? Tanta idéia e coisinhas interessantes juntas!!!
    Obrigadinha pelas dicas!!!
    Beijinho

    Ana

    ResponderExcluir
  2. Amelinha, pq meus comentáriosnão entram?

    ResponderExcluir
  3. Nova tentativa. Tive os mesmos problemas que você com os braços e mãos após a aposentadoria. Novas posturas, novas atividades, uma bem menos sedentária, uma necessidade muito maior dos braços e mãos. como vc disse, eles acordaram depois de um longo período de sedentarismo. perdi algumas noites de sono tb com muitas dores inexplicáveis. Mas depois passei a me monitorar e a entender. É tb paraeles uma fase de adaptação. Vai passar os meus já estão melhorando. Descobri que a hidroginástica ajuda muito. estou muiiiiito feliz nessa nova vida. beijos com saudades

    ResponderExcluir
  4. Rose my love!!!!! Que bom ouvir isso. Eu estava mesmo desconfiada que era a mudança de hábitos. Estou com saudades. Qd aparece aqui? bjbjbjbjbj

    ResponderExcluir
  5. falando por mim, e muito gostoso seus posts,a gente se sente em casa,batendo papo com amiga,é muito gostoso,continue sempre assim,não sou muito de ler mas quando passo aqui sempre leio.bjcs

    ResponderExcluir
  6. Olá Maria Amélia!
    Como sempre suas dicas imperdíveis!
    Já fiz minha inscrição e iniciei o curso on line de fotografia! Muito bom!!!
    Obrigada por compartilhar!
    Ganhei uma máquina profissional do marido e ainda não me encontrei com a bela! Muitos recursos, muitas compreensões a absorver...
    Estou pesquisando sobre o livro da National.
    Desejo um fim de semana feliz e abençoado!
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Bom dia,flor. Tb vou dar uma dica para os limões. Extraio o suco de vários,ponho nas formas de gelo,depois de congelados ponho em saquinhos (para alimentos)e deixo no congelador mesmo. Não tem desculpa para os mais preguiçosos. Colocou alguns cubinhos na água está pronto.

    ResponderExcluir
  8. Se isso é você desanimada, calcule animada... Adorei os desenhos, não pare. E gosto de ver tuas produções porque hoje vejo que a cirurgia da minha mão vai ficando inadiável...
    E quanto às dicas de fotografia e afins: super boas, estou querendo aprender a fotografar melhor objetos e alimentos, vou procurar o livro. E produção gráfica, queria tanto saber como ilustrar e depois digitalizar... Não sei quantos anos você tem, Mamélia, mas acredito que somos da mesma geração. E o fato de estarmos sempre querendo aprender algo novo contradiz o desânimo!
    BJô

    ResponderExcluir
  9. Que bonitinhas, eu adorei que elas ti rastreiam pelo blog hihihi, beijinhos e uma linda semana!

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelos comentários. Venham me visitar sempre!
Um abraço. Mamélia ;)


FEITO NO BRASIL