Páginas

quinta-feira, janeiro 31, 2013

CORAÇÔES DE CROCHÊ


Hoje vi um lindo coração de crochê com tutorial super bem explicadinho e com fotos e gráfico aqui no blog JOSÉ CROCHE É tão bem explicado que consegui fazer rapidinho, com alguns erros, eu sei, porque eu consigo fazer coisas quadradas e retangulares mas quando arredonda, aumenta ou diminui eu confesso, me perco toda. Mas ficaram lindos.

A medida final ficou em 7 x 7cm. Usei a linha de sempre, Bella, e agulha 3. Olhem só:

Na minha busca pelo Google também encontrei este vídeo (do blog LITTLE BIRDIE SECRETS) e aí não tem desculpa. Este é mais fácil e dando alguns "pauses" no vídeo não tem como errar.
Olha só como ficaram pequeninos, com 3 x 3 cm. São mais simples, mas não menos bonitinhos que o outro.
Para ter uma melhor idéia de tamanho, os dois juntos:

Pesquisando um pouco mais encontrei também o PAP da Ana do blog FANIQUITO (com fotos). Vejam AQUI.

E olhem só, encontrei até um coração que eu  fiz lá no início do blog, em 2008. Gráfico no post AQUI.

bjs a todos

terça-feira, janeiro 29, 2013

BANDEIRINHAS DE PÁSCOA?!?!?!


Faltando vontade para postar ou ficar no face, triste pela tragédia que vitimou tantos jovens em Santa Maria. Meu carinho para quem está sofrendo a perda de entes tão queridos.

Quase sem coragem de ligar a TV nos últimos dias, ontem resolvi fazer estas bandeirinhas que eu vi aqui no "Simple as that" um blog que eu gosto muito. É de uma fotógrafa que vive no Canadá. Ela faz coisas bem bacanas de papel, quase sempre coisas fáceis como os pingentes que usei para enfeitar as sacolas de papel craft que mostrei AQUI.

Vejam também as outras bandeirinhas que ela fez: Halloween,  Outono, St. Patrick's Day e Natal

Material:
Nas minhas usei colantes que comprei na Mega Artesanal de 2012, retalhos de papel para Scrapbook, botões e silhuetas de coelhinhos. As  bandeirinhas foram feitas com as folhas do índice daquele Atlas antigo que usei para encapar minha prateleira (AQUI).
 Eu ia usar olhinhos nos bichinhos mas acabei optando só por mini botões

O resultado me agradou bastante, sem contar que o custo é baixíssimo, pois se eu não tivesse os colantes poderia ter feitas apenas com sobras de papel de scrapbook, recortando as silhuetas de coelhinhos que estão disponíveis para download grátis AQUI e AQUI. Eu nem cheguei a fazer o download, apenas copiei da tela do computador. Fui dando "ctrl + ou -" até chegar no tamanho desejado. As bandeirinhas ficaram com tamanho final aproximado de 12 x 18cm.


quinta-feira, janeiro 24, 2013

SAIA EXPRESS

Hoje a Gi me pediu uma saia e eu que estava morrendo de saudades da máquina de costura resolvi atender ao pedido, só que tem um pequeno detalhe: eu não sei fazer saias, minhas 5 aulas do curso de corte e costura (já abandonado) não me permitiram essa autonomia "costurística", mas em se tratando de crianças isso é apenas um detalhe e passou a ser uma brincadeira. Como gosto de brincar fiz logo 2, uma para a Bia também. As costureiras que me perdoem, mas as meninas gostaram tanto que resolvi mostrar aqui.

Medi a cintura e a altura (45x20) e cortei uma tira de 15cm de altura do tecido rosa e duas de 10cm do tecido azul de bolinhas. 

Costurei as tiras azuis na barra e no cós da saia e fiz a barra. Ficaram com aprox. 5cm cada. Fiz as 2 de uma vez só porque as tiras ficaram com aprox. 1m50.
  Depois cortei ao meio e fechei a lateral (cada peça ficou com uma cintura de aprox. 75 cm de comprimento)
 Passei elástico de 45cm em um dos lados.
E as meninas saíram super felizes com suas sainhas caipirinhas. Ficou bem parecida com as roupas que minha mãe fazia pra gente quando éramos crianças.
 O bom de fazer roupas para criancinhas é que elas acham tudo lindo. Nem precisa saber a técnica rsrs.
Brincaram a tarde toda se achando "as lindas" (e são) de roupa nova.

bjs a todos e um ótimo final de semana.

terça-feira, janeiro 22, 2013

POMPOM DE PAPEL CREPOM


Foi aniversário da Gigi e eu fiz alguns pompons para decorar a sala. Muito fáceis de fazer e o efeito é surpreendente. Cada pompom mede aproximadamente 40cm de diâmetro. 
Eu já tinha visto no site da Martha Stewart e em vários outros, mas eu aprendi mesmo foi AQUI nesse vídeo do youtube (das Casamenteiras). O pompom do vídeo é feito com papel de seda, mas como eu só tinha papel crepom foi com ele que fiz. Deu super certo.
ótima semana a todos.
.

segunda-feira, janeiro 21, 2013

CUPCAKES DE BANANA E CHOCOLATE

Alto verão: época de férias, alegria, praia, pernilongos, mutucas, borrachudos (argh!) e bananas! Sim, aqui em casa é época da fruta, temos vários pés de banana "nanicão" no quintal, daquelas gigantescas. Acabei de medir uma delas e acreditem, tem 27cm considerando a curvatura externa (curiosidade inútil essa rsrs). 

Este mês já colhemos 2 cachos e embora tenhamos distribuído para a família, vizinhos e passarinhos (tenho um comedouro no quintal), ainda sobra muita coisa. Ontem reunimos a família aqui em casa para um cachorro quente e resolvi fazer os bolinhos de sobremesa. A princípio ia fazer de cenoura com cobertura de chocolate mas aí me lembrei que seria uma ótima oportunidade de usar as bananas. Ficaram deliciosos, por isso vim aqui recomendar.
A receita é novamente a que aprendi no blog da Filipa e que já fiz muitas vezes com pequenas variações de recheio. Dessa vez eu fiz 2 receitas que renderam 23 bolinhos:

Ingredientes:
1 ovo
1/2 xícara de chá de açúcar
1 xícara de chá de farinha
1 1/2 c. de chá de fermento em pó
6 c. de sopa de manteiga (cada colher pesa 15g)
1/2 c. de chá de essência de baunilha
1/2 xícara de chá de leite

Cobertura:
01 lata de recheio de chocolate cremoso, tipo um brigadeiro mole, que já vem pronto (uma lata rosa daquela marca famosa de leite condensado). Deixei na geladeira por aproximadamente 2 horas, ou que facilitou na hora de usar no saco de confeitar.

Preparação:
Numa tigela misture a farinha e o fermento em pó. 
Numa outra tigela bata a manteiga com o açúcar até obter um creme. 
Junte o ovo e a baunilha. 
Cuidadosamente vá juntando a mistura da farinha, alternando com o leite. 
Mexa até os ingredientes estarem bem incorporados. 

Coloquei 1 colher de sopa da massa em formas de papel, espetei um pedaço de banana e não cobri com massa a fim de que se formasse uma cavidade no bolinho depois de assado. Caso não deseje que se forme a cavidade, coloque um pouco de massa para encobrir a banana. Levei para assar em forno moderado (180º)durante cerca de 20 minutos.
Retirei do forno e esperei esfriar completamente antes de colocar a cobertura.
Na hora de confeitar eu preenchi a cavidade com a cobertura.

Depois foi só comer, ai que dificuldade...
bjs a todos e uma ótima semana.

quinta-feira, janeiro 17, 2013

LUVAS EM TRICÔ - PARA AS TRICOTEIRAS DE PLANTÃO

Esta não foi feita por mim, infelizmente mal sei fazer o básico em tricô, imagine conseguir fazer um par de luvas e ainda por cima com anel, quem me dera! 
Sei que o inverno está muito longe, mas não pude resistir a essa fofura. O detalhe do anel fez toda a diferença.
'
Foto:  The Purl Bee
Projeto: AQUI (em inglês)

Desde domingo, e até o próximo domingo, eu estarei de babá de um filhotinho de Maltês muito fofo e encantador, que não para um minuto sequer. Sendo assim, não consegui fazer nada, medo dele comer botões e alfinetes rsrs. Quem sabe a partir de segunda eu consiga fazer 2 sacolas simples para colher coisas lá na chácara. Tenho sentido a necessidade de uma sacola a tiracolo para ficar com as mãos livres enquanto colho coisas pequenas como quiabo e tomatinhos por exemplo. Tenho em mente algo muito simples e prático, se eu fizer volto para mostrar.

bjs a todos e um ótimo final de semana. 

segunda-feira, janeiro 14, 2013

SUPERFICIALIDADES DA VIDA MODERNA

Final de semana sem TV, com chuva, friozinho e assistindo Casablanca, no computador, porque quando digo que fiquei sem TV, foi sem o aparelho mesmo e não apenas sem sinal. Na verdade foram 4 dias que serviram também para pensar sobre quanto tempo eu tenho aproveitado mal nos últimos anos. Eu sou louca por coleções e tenho uma da Folha de S.Paulo com clássicos do cinema. A coleção é de 2009 e acreditem, dos 15 DVDs  que eu tenho (são 20 no total mas não sei se esqueci de comprar o último lote ou se ele está perdido em um dos triângulos das bermudas aqui de casa), uns 10 ainda estavam lacrados e os que estavam abertos eu ainda não tinha assistido. Um verdadeiro absurdo, prática comum a considerar os inúmeros livros de artesanato/costura que enfeitam a minha estante. Os livros, que embora não estejam lacrados, estão sem o uso que eu imaginava fazer deles e depois de apenas folheados foram morar lá e raramente saem para um pequeno passeio. Desperdício, eu sei e não gosto disso, embora não tenha feito muito para mudar o panorama.

Não sei se é só culpa da internet, mas vejo muita gente reclamar que ultimamente não se consegue mais assistir um filme inteiro, falta paciência. Já não se conta estórias para as crianças, a tv tem desenhos ótimos e assim sobra tempo (pra que mesmo?). Dos jornais só se leem as manchetes, das revistas só se olham as fotos, lê-se muitas receitas mas na hora de comer é mais fácil um nada nutritivo semipronto. Talvez seja exagero, mas às vezes tenho a impressão de que, ao contrário do que imaginamos, estamos perigosamente nos "emburrecendo" com tantas e superficiais informações.

Mas, devaneios à parte, o filme Casablanca é excelente e dura mais que 1 hora, tempo absurdamente grande para quem ultimamente se contenta (e gosta) com bobagens ultra rápidas da internet. O filme me fez relembrar as aulas de história pois se passa na década de 40, em meio à Segunda Guerra Mundial. Muito interessante ver os figurinos da época, a beleza sem chapinhas de Ingrid Bergman, a elegância de Humphrey Bogart e principalmente o charme que um filme em preto e branco continua tendo.

A partir de agora pretendo voltar a assistir filmes, ler mais livros e produzir mais coisas demoradas. Legal saber quem foi para o paredão ontem,  mas é bom contrabalancear com coisas mais consistentes e que exijam mais, não só da massa cinzenta, do corpo também. rsrs

bjs a todos e aí vai um pouco do final de semana de muita chuva e comida nada light, mas deliciosa, que o friozinho recomendou.

Colhemos bastante quiabo, adoramos! Aqui cozidos no vapor e temperados com limão, cheiro verde, azeite, sal e pimenta (do reino). Gosto de servir gelado Detalhe da flor do quiabo.
Carne seca de panela com molho de tomate cereja, abóbora refogada e arroz.
Bateu um saudosismo daquelas festas de casamento do meu tempo de criança, quando serviam batatinhas condimentadas e pão com bife na chapa.
 Desejo realizado, ou quase, faltou a batatinha mas acrescentamos cebolas.
 Pão fresco e vinagrete sem vinagre(cebola, tomate, cheiro verde, azeite, limão, sal e pimenta-do-reino)
 Mais bife e cebola.
 Comeria mais um desses hoje.
Para aproveitar o arroz que sobrou, refoguei bacon, cebola, acrescentei o arroz, cheiro verde, azeitona e farinha de mandioca. Super "light" rsrs
 Numa rara trégua da chuva, um céu incrível ao anoitecer.

terça-feira, janeiro 08, 2013

COROA EM FELTRO FEITA À MÃO.

Faz um tempão que tenho vontade de fazer uma coroa de feltro para minhas princesinhas. No final do ano ganhei da minha irmã algumas contas cor de rosa e aproveitei para colocar o velho projeto em prática. Ontem tirei a medida da cabeça e hoje, em poucos minutos terminei a primeira. Agora estou fazendo a segunda. Não vejo a hora de ver as duas brincando com elas. Amo fantasias e sempre que posso compro ou faço alguma coisa para as meninas, afinal, sem contar o carnaval quando podemos nos fantasiar, em que outra época da vida e com que idade podemos ir ao supermercado, ao shopping ou a outro lugar público vestida de princesa, de fada ou do que a imaginação permitir sem parecer estranho? A hora é essa, a infância.

Usei 2 pedaços de feltro com 50cm de comprimento, agulha, linha, tesoura e algumas contas. 
 Cortei usando o molde que peguei AQUI e ampliei para 120%.  Meça o tamanho da cabeça e se necessário amplie mais.
Cortei os 2 pedaços de feltro
 Juntei as duas partes e alfinetei
 Uni com ponto de alinhavo  e costurei as contas
 Depois é só unir as duas pontas com a mesma linha do alinhavo e pronto. Simples e rápido. Ficou bem fofa. Dá para enfeitar muito mais usando fitas, sianinhas, botões e tudo mais que a imaginação mandar. Hoje eu estou meio clean então optei por adornos mais simples. rs
Gostaram? Querem mais idéias? Vejam AQUI. Tem uma mais linda que a outra.

bjs a todos.

domingo, janeiro 06, 2013

SALVANDO A COLHEITA

Tem épocas que a gente vai para a chácara e volta quase de mãos abanando, um pezinho de alface aqui, uns limões ali e nada mais. Final de semana passado porém, a colheita foi farta. Muita uva, milho, mangas, várias maçãs, cebolas e pimenta comari.

Apesar de distribuirmos parte da colheita para os amigos e parentes, ainda sobrou bastante aqui em casa. Como a gente acompanha o plantio, ajuda a cuidar, espera o crescimento, os frutos e fazemos a colheita, sabemos o trabalhão que isso tudo dá e ficamos muito tristes quando algo estraga. Por isso essa semana foi de correria para darmos conta de aproveitar ao máximo tudo que pudemos e nessas horas a internet é uma grande aliada. 

Dessa vez eu fiquei só na parte do congelamento, o resto foi meu marido quem fez, inclusive a colheita da semana, porque eu estava viajando. Mas não pensem que é sempre assim não, difícil ele estar com esse espírito cozinheiro.

Descobri na internet que é possível congelar uvas para fazer suco ou bolos. É só colocar em uma forma e depois de congeladas, desprender os grãos do cachos e acondicionar em sacos plásticos. Com esse calorão eu descobri um outro uso para elas, pegar as bolinhas congeladas e colocar na boca. Elas descongelam rápido e a casca sai fácil. Super refrescante.


 Sobraram algumas mangas que meu marido descascou e picou. Congelei em aberto e depois coloquei em saquinhos. São ótimas para suco. Ano passado eu bati no liquidificador antes de congelar mas acho que assim é mais prático. Ficam deliciosas se batidas com suco de laranja.


 O canteiro de cebolas também surpreendeu na produção e as últimas que colhemos estavam pequeninas, então viraram picles com cenoura e pimentão. Essa também foi produção do marido.


 Uma parte do milho foi consumida cozida, com outra meu marido fez curau (ainda não provei) sobraram algumas espigas que vão virar refogado com banana, queijo fresco e farinha de milho. 
 A pimenta comari com alho na cachaça também foi obra do marido.
 O bolo fui eu quem fiz, tínhamos umas 10 maçãs da chácara, algumas bem pequenas, outras com partes estragadas e todas bem azedinhas, separei tudo que estava bom e fiz aquele bolo maravilhoso da Rita Lobo que já mostrei AQUI. Ficou ótimo.
 E para terminar, isso não tem nada a ver com a chácara, hoje fiquei surpresa com as batatas de tulipa. Há alguns meses eu comprei um vaso e quando as flores murcharam eu cortei a haste e abandonei o vasinho em um canto, imaginando que as batatas não brotariam de novo. Pelas cascas marrons, como se vê na foto, achei que tinham apodrecido e hoje tive a grata surpresa de vê-las assim. Não sei se darão flores mas só de ver os verdinhos já fiquei contente. Coloquei o vaso no banheiro que é o lugar mais fresco e bem iluminado da casa. Vamos ver no que vai dar.
bja a todos e uma ótima semana.