Páginas

sexta-feira, dezembro 21, 2012

MOSAICO 2012

Não sei se ando atarefada demais ou preguiçosa, mas sei que por pouco não consigo criar coragem de fazer o mosaico deste  ano. Ainda bem que acabei fazendo pois nem foi tão difícil assim.

O legal de fazer issso é que dá para ter uma boa noção da maior parte das coisas que fiz neste ano e já nem me lembrava. Aqui está quase tudo, e até que não foi tão pouco quanto eu imaginava. Ressaltar o lado bom do dia-a-dia e ver que consegui produzir coisas bacanas é algo positivo e estimulante, ao menos para mim.

Fiz arte em papel, desenhei, pintei, encapei,
 bordei, crochetei, inventei
 costurei, customizei,
 cozinhei (e comi!),
 inventei, "viajei",
 estudei, fiz amigos, confeitei,
 estudei, fiz amigos, fotografei,
 passeei com as crianças,
 fiquei bem pertinho do verde.
Taí, não foi tão difícil quanto eu pensei, às vezes a gente reclama de barriga cheia.
Por que será que a parte difícil sempre fica mais viva na memória?
Acho que essa é mesmo a hora de fazer um balanço e lembrar das coisas boas.
Espero que ano que vem a gente consiga fazer um mosaico bem maior e ainda mais bonito.
bjbjbjbjbjbjbjbjbjbjbj

quinta-feira, dezembro 20, 2012

FELIZ NATAL E UM EXCELENTE ANO NOVO!!!


Passando para desejar um FELIZ NATAL e um ANO NOVO MARAVILHOSO para todos nós.
Que 2013 seja bem melhor que 2012, que não foi fácil por aqui não, embora eu reconheça que foi melhor que 2011.


bjs a todos e até janeiro de 2013 com o astral bem alto, que a gente tanto gosta e merece ter.

quinta-feira, dezembro 06, 2012

FOTOGRAFIA - EFEITO BOKEH

Pessoal, estou passando rapidinho para desejar um excelente final de semana a todos e agradecer pelos comentários dos últimos posts. Desculpem a ausência nos blogs (que não tem desculpa, eu sei), na verdade confirmei o que já desconfiava, o Facebook rouba audiência dos blogs e ultimamente ando muito por lá e pouco por aqui. Acho que em breve vou criar uma página do blog lá no face também.

Ano que vem quero estar mais presente no blog e vou retomar as costuras, tutoriais e afins. Semana que vem termino o curso de fotografia e depois das festas e férias das crianças em janeiro acho que voltarei com força total. Assim espero, pois ando com saudade dos tempos de alta produção artesanal.

Aproveito para mostrar uma brincadeira para fazer com fotografias e que fica bem bacana, principalmente agora no final de ano com tantas luzes coloridas por aí. Isso eu não aprendi na escola, foi na internet mesmo e a primeira vez que vi foi em um blog sobre dicas de fotografia (que eu adoro e recomendo),  o modo de fazer está nesse link "Dicas de Fotografia". Aproveitem para esclarecer dúvidas por lá.
Eu fiz 3 filtros para colocar na lente da câmera, com formatos de coração, quadrado e círculo mas você pode fazer no formato que desejar. É só pegar um círculo de papel no tamanho da lente, recortar o centro com o formato escolhido e cobrir a lente como na foto acima. Usei minha árvore de Natal como modelo mas ela não aparece bem na foto porque o fundo está desfocado. Quanto maior o desfoque maior o efeito da figura que a gente recortou no filtro.

Reparem na foto do anjo que fica no topo da árvore, o reflexo dos corações parecem sair da corneta.
 Vejam como o efeito das lâmpadas fica com o formato da figura recortada no filtro.
 Aqui com os mesmos filtros mas só com as luzes brancas da minha árvore.
E aí, gostaram da brincadeira?

bjs a todos.

sexta-feira, novembro 30, 2012

BOLO DE ANIVERSÁRIO


Essa semana foi aniversário do meu marido e eu resolvi relembrar os velhos tempos e fazer o bolo em casa, afinal agora sou confeiteira formada rsrs. O curso terminou na semana passada e deixou saudade, mas também deixou alguma habilidade, o que facilita na hora de botar a mão na massa. Além disso pude conhecer algumas técnicas e ferramentas interessantes.
O bolo foi inspirado no que minha mãe fazia quando éramos crianças. Embora de aparência mais simples e cobertura de claras em neve, o bolo da minha mãe tinha sabor divino. E como o aniversriante gosta muito do recheio de leite condensado cozido e calda feita com ameixas secas (ferver as ameixas sem caroço, água e açúcar), ficou fácil.
Eu queria ter usado claras pasteurizadas  para fazer a cobertura de marshmallow, mas não encontrei (tenho motivos para ter medo de salmonela). O jeito foi apelar para aquelas caixinhas com o marshmallow em pó, mas não é a mesma coisa. Da próxima vez vou encomendar com antecedência.

Usei um aro de 23x8cm sobre papel manteiga untado com manteiga para assar o bolo, que ficou com o tamanho final de 23x5cm. Aí foi só cortar o bolo em 3 discos e rechear. A cobertura é brincadeira, fácil fácil de preparar e de espalhar pelo bolo (siga o modo de fazer da embalagem). Eu usei o saco de confeitar mas percebi que não era necessário pois essa massa de bolo é bem firme e não tem perigo de soltar farelinhos e "sujar" a cobertura.
Acho que exagerei um pouco na quantidade de ameixas (usei 230g), mas mesmo assim ficou bem gostoso.
A receita que eu usei é igualzinha a esta AQUI, leva apenas 3 ingredientes:

300g de ovos (+ - 6 ovos)
200g de farinha de trigo
200g de açúcar
Não usei a baunilha porque tinha açúcar baunilhado.

Bata os ovos com o açúcar até formar um creme bem fofo, ele triplica de volume. Depois adicionar a farinha mexendo com cuidado só até incorporar. Asse imediatamente.

Não leva fermento e não precisa separar as claras das gemas, é só peneirar o açúcar e a farinha.  Mais simples impossível. E o melhor de tudo é que a massa pode ser feita na véspera, o que facilita muito o trabalho.

Acho que a partir de agora voltarei a fazer todos os bolos de aniversário aqui em casa, não só pela economia, que é muito grande, mas principalmente pelo prazer de fazer e por poder usar o recheio que der na telha.  Aqui por exemplo, não encontro bolo de aniversário com esse recheio em lugar nenhum, é muito simples para os tempos modernos...

bjs a todos e um excelente final de semana.

terça-feira, novembro 20, 2012

MINI SACOLA RETORNÁVEL

A Gi está com mania de brincar de atendente de supermercado. Dia desses ela abriu meu armário, achou minha caixa de luvas descartáveis e colocou um par, olhou para mim e perguntou se eu queria presunto e queijo. Essa foi a senha para a vovó aqui ficar com vontade de fazer as sacolinhas de tecido, que em conjunto com as não planejadas peras do post anterior, fizeram o par perfeito.

Inicialmente eu pensei em fazer as sacolas com babadinhos coloridos que vi no blog Minha Casa Meu Mundo, mas quando fui procurar os retalhos encontrei uma tira de quadradinhos que sobrou do acolchoado que eu fiz pra Gi há alguns anos AQUI, então resolvi usá-la. Os babadinhos vão ficar para a bolsinha que ainda quero fazer, são lindos. Rendeu 2 sacolinhas, agora quero só ver a carinha das meninas quando virem a novidade.
Não ficou fofa? O tamanho final aproximado é de 25 x 15 cm. Fiz no "olhômetro"

bjs a todos e uma ótima semana.

PERA EM TECIDO

Atualizando...fiz mais uma pera, agora à máquina.

A principal diferença entre a feita à máquina e a feita à mão é a folhinha que ficou bem melhor. Gostei de fazer isso.
Este era outro daqueles projetos da minha lista de coisas fofas que um dia quero fazer. Não é mais, fiz esta ontem à noite enquanto assistia TV. Por preguiça fiz à mão mesmo e por isso saiu meio tortinha mas agora que já sei que dá certo, farei outras à máquina. É muito simples e fica linda.

O molde eu peguei AQUI

sexta-feira, novembro 16, 2012

BOLAS DE NATAL EM CROCHÊ

Estou perdidamente apaixonada por estas bolas de natal em crochê. Quem fez foi a Kate do Greedy for Colour, mas eu fiquei sabendo através da Catarina Regina do blog Casa de Retalhos.
Ai eu quero!!!!!!!!!!!!!! PelamordeDeus, alguém pode fazer a gentileza de traduzir a receita?  Já não sou muito boa em seguir receitas de crochê em português imagina em inglês...
Trabalho e foto Greedy for Colour. Lá tem mais fotos desse maravilhoso trabalho.
bjs a todos e ótimo feriadão.

segunda-feira, novembro 12, 2012

MACRO FOTOGRAFIA

Olá pessoal, tá ficando difícil postar ultimamente, mas só faltam 2 semanas (6 dias úteis) para terminar o curso de confeitaria e aí talvez sobre mais tempo, digo talvez porque final de ano a gente sabe que é tudo muito corrido.
Dia 5 comecei o curso de fotografia e como eu já sabia, não entendo nada de usar o modo manual da máquina. Depois de 3 aulas teóricas sobre abertura, luz, lentes, etc...e de me sentir uma pequena ameba, eu comecei a perder o medo e aproveitei o final de semana (no meio do mato) para fazer algumas fotos de insetos e treinar o uso do modo manual da máquina. E aqui vai um pouquinho dos meus exercícios com macro fotografia usando lentes Canon 100mm. Espero que gostem. 



beijos a todos e uma ótima semana.

sexta-feira, novembro 02, 2012

MAIS CONFEITARIA

Continuo firme e forte no curso de confeitaria, embora derretendo com o calor infernal da cozinha. Gente, eu nunca imaginei que fosse tão quente, mas como a turma é muito bacana as 5 horas passam rapidinho . É engraçado mas parece até que nos conhecemos há anos.

Já fizeram até um grupo no facebook e estamos nos divertindo muito. Eu faço as fotos dos pratos em casa, pois no final do dia levamos parte da produção para casa. Com o transporte algumas coisas chegam meio amassadas ou quebradas e como só tiro fotos no dia seguinte por causa da luz natural, as coisas que guardo na geladeira perdem um pouco do brilho, por essa razão peço que desconsiderem os amassados e afins dos docinhos nas fotos, o caso mais grave é o do pedaço de pudim descadeirado (rs), mas um dia eles já foram perfeitos. rsrs. Meu amiguinho Charles faz as fotos da linha de produção e assim temos muitas imagens para ilustrar as receitas e lembrar da carinha dos doces (e pouquíssimos salgados) daqui a algum tempo.





Trabalhamos bastante desde as últimas fotos que postei aqui, não é mesmo?
Temos uns 10 dias úteis pela frente e ainda falta muita coisa.

bjs a todos e um ótimo final de semana prolongado.

terça-feira, outubro 30, 2012

REDESCOBRINDO A MÁQUINA DE BORDAR - RICHELIEU


Em maio de 2010 eu comprei uma máquina de bordar, das mais simples, e usei bastante para bordar toalhinhas de boca para a Gi, depois para a Bibia e para algumas amigas também. Na ocasião achei a máquina bem limitada, o que contei neste post AQUI. Depois desses bordadinhos acabei guardando a máquina, que ficou esquecida no armário até o último final de semana, quando descobri que a danadinha pode fazer muito mais do que bordar nomes em toalhinhas.

Minhas amigas de artesanato, por coincidência foram minhas amigas de trabalho também, descobriram uma professora de bordado à máquina, que veio dar uma aula para nosso grupo. Foi um dia inteirinho, da 8h30 às 19h30, com direito a almoço coletivo e muita conversa boa.

Resultado, descobri que limitadinha não era a máquina e sim a dublê de bordadeira aqui. Aprendemos algumas técnicas e descobrimos que a máquina borda guipir, richelieu, bordado inglês, trapunto e até faz toalhinhas de crochê (os dois últimos não deu tempo de testar). A professora disse que até bonecos ela costura na máquina de bordar...mas a máquina dela é bem mais poderosa que a minha, que nem sei se conseguirá encarar um trapunto e o crochê.

Como não deu tempo de fotografar tudo, fotografei só o meu preferidinho: as flores de richelieu (amo este tipo de bordado).

Vejam se não fica linda uma flor destas entre a xícara e o pires? Gente, esta xícara é cenográfica tá, aqui em casa não somos chiques assim não. Mas tem gente que eu conheço e que vai amar ganhar um jogo desses. Natal chegando, presentinhos a caminho...
E uma toalhinha de bandeja então? Isso eu uso aqui em casa e com mais 3 fileiras dessas eu terei uma toalha novinha. É só unir as flores pelas pontas das pétalas e voilà.
Das 10 flores que já fiz, só 50% passaram pelo meu controle de qualidade. Numa hora esqueço de apertar o bastidor que abre no meio do bordado, na outra a linha quebra e esqueço de voltar alguns pontos antes de reiniciar, mas agora já estou começando a ficar esperta.
Na minha máquina demora cerca de 30 minutos do início ao fim da flor, o bordado é feito em duas fases e após a primeira tem que recortar o miolo e em volta das pétalas.

E então, gostaram da minha descoberta da semana? Eu estou empolgadíssima.

Bjs a todos e uma excelente semana.

quinta-feira, outubro 25, 2012

CONFEITARIA BÁSICA

Olá pessoal, finalmente fomos para a cozinha e colocamos a mão na massa (literalmente). Continuo adorando a experiência, ainda bem, porque eu já estava ficando com fama de "fogo de palha" de tantos cursos que começo e não termino, mas é que já passei da idade de fazer coisas por obrigação e se eu não gosto de algum deles abandono mesmo.

O único ponto negativo do curso é que ficamos em pé por 5 horas seguidas e para quem trabalhou sentada a vida toda, isso resulta em dores terríveis nos pés, mas acho que o pior foi no primeiro dia, hoje é o terceiro e já melhorou (acho que estou sendo otimista). Ainda que eu não aprenda nada de confeitaria, no mínimo aprenderei a manter o esqueleto em pé. rsrs.

É bem interessante ver o tamanho das coisas naquela cozinha, tudo é gigante aos meus olhos de dona de casa. A lata de leite condensado tem 2.600gr, o saco de farinha pesa 50kg, o vidro de essencia de baunilha ter 1 litro e por aí vai.

As receitas também são grandes, é até engraçado fazer 15 bolos de 750g de uma só vez. Hoje usamos 1,2kg de claras e 800gr de gemas em um bolo mármore.

A batedeira é enorme (quase não aguento com o peso do batedor de raquete), assim como o liquidificador, as assadeiras, os rolos de esticar massa, enfim, é tudo novidade aos meus olhos curiosos.

O trabalho também é grande. Somos em 11 alunos e todos fazem um pouco de tudo, desde pesar os ingredientes e preparar as receitas até lavar a louça, guardar e higienizar as bancadas. 

Mas chega de conversa que já é tarde e eu vim mostrar o que fizemos nos 2 primeiros dias. Obviamente eu fotografo tudo (só para não perder o costume rs).

Vale lembrar que o curso é de confeitaria básica e por isso produzimos receitas tradicionais, aquelas que encontramos em qualquer padaria, mas que são muito boas. O nome da receita está na própria foto.







Le Cordon Bleu que me aguarde rs.
Curiosidade: um curso no Le Cordon Bleu com duração de 9 meses custa a bagatela de EUR25.000 (sim, você leu euros mesmo), mas não se assustem, eles parcelam em 10 vezes e o material esta incluso rsrs. (Ô dó!)

Voltando à realidade dos cursos que consigo pagar (ainda que parcelados), dia 5 começo o de  fotografia profissional. Ainda não sei como darei conta dos 2 (o de confeitaria vai até o final de novembro), mas a cada dia que passa eu tenho a certeza de que, de todos os meus hobbies, fotografia é o que mais me fascina. Amo fotografar.

bjs a todos e darei notícias quando tiver mais fotos.

sexta-feira, outubro 19, 2012

FOTOS

Pica-pau do peito amarelo ou pica-pau do campo que mora no abacateiro do vizinho da chácara.