Páginas

domingo, novembro 29, 2009

O TAPETINHO DA DONA ZILDA






Este tapetinho L I N D O foi feito por uma senhora de quase 90 anos que adora violetas perfumadas.
D. Zilda.
Ela utilizou  várias técnicas diferentes, entre elas o crochê e o fuxico. O trabalho foi feito com sobras de tecidos utilizados na confecção de trajes de praia de uma de suas netas. Não é lindo?
É lindo o tapetinho e é lindo saber que uma senhora de quase 90 anos faz artesanato e se lembra do aroma das violetas perfumadas de sua infância e ainda planta suas sementes. Eu nunca vi a D.Zilda mas me tornei fã dela, quero ser assim quando tiver essa idade.
Nossos caminhos acabaram se cruzando graças à Internet. Um dia publiquei um post sobre Violetas Perfumadas aqui no blog. Desde criança eu não via estas flores mas nunca me esqueci delas pois me traziam boas recordações. Certa vez navegando por blogs europeus me deparei com a florzinha, como minha sobrinha estava morando na europa pedi que ela procurasse as sementes por lá e ela as encontrou. Fiquei tão contente que resolvi mostrar no blog.
Algum tempo depois recebi um e-mail do Sr. Osmar que ao procurar pelas violetas em algum site de busca encontrou meu blog. Como sua mãe faria 90 anos em breve, ele queria presenteá-la com as violetas pois estas traziam boas recordações a ela. Como não as encontrava em lugar algum, resolveu me perguntar sobre as sementes e eu passei o endereço do site da floricultura onde foram compradas e então ele foi atrás das violetas.
Nesse meio tempo minha sobrinha voltou para Portugal, então me lembrei do Sr. Osmar e de sua mãe e encomendei mais alguns saquinhos de sementes. Quando chegaram enviei um para D. Zilda.
Em agradecimento ela me mandou este tapetinho que eu adorei e que estou usando como toalha na mesa de centro da minha sala pois é tão lindo que tenho pena de pisar nele.
Eu acho que uma das coisas mais bacanas da internet é isso, a possibilidade de conhecer pessoas...muitas pessoas, pessoas de longe...de muito longe, de lugares que a gente nem tinha ouvido falar ou até mesmo as que estão por perto mas que se não fosse pela internet provavelmente nunca cruzariam nosso caminho (é o caso da D.Zilda). É incrível como a internet encurta as distâncias e nos possibilita não só conhecer outras culturas como também nos permite interagir em tempo real com pessoas de qualquer canto do planeta, é só saber um pouco de inglês porque o mundo todo consegue se comunicar nessa lingua.
Eu sempre falo que nasci bem antes do computador se tornar popular aqui no Brasil, acho que isso deve ter acontecido em meados dos anos 90 (não o meu nascimento mas a popularidade do computador rsrs), eu acredito que sou de uma geração que presenciou o maior salto tecnológico de comunicação dos útlimos tempos e isso me deixa muito feliz. Feliz por ter presenciado, por ter vivido o antes e o depois e por estar me beneficiando disso, saltamos da máquina de escrever para o computador, do telex para o e-mail. Das notícias que levavam tempo para chegar e que hoje chegam em segundos de toda parte do mundo. Da pesquisa feita somente em bibliotecas e enciclopédias de papel, de segunda à sábado no horário comercial, para a incrível velocidade das pesquisas on line disponíveis 24h por dia...
As fronteiras praticamente não existem no mundo virtual (exceto por alguns ditadores que ainda impedem o livre acesso à rede em seus países).
Na verdade o que eu queria mesmo era mostrar para vocês esse tapetinho que para mim tem um significado muito especial. Obrigada Sr. Osmar, obrigada D.Zilda e obrigada a minha sobrinha Elisa por terem me dado essa linda história para contar. Espero que as sementinhas germinem e que dêem flores muito perfumadas trazendo de volta as boas recordações da vida pois é isso que conta. Agora quando olhar para as violetas perfumadas terei mais uma boa recordação.

sábado, novembro 28, 2009

RECORTES - TECIDOS DE BOLINHAS







Hoje voltei a trabalhar um pouco no acolchoado e recortei as pecinhas acima. Quero ver se vai dar certo o que estou planejando.  Acho que vai dar um pouco de trabalho....

RICOTA CASEIRA






Olha só o que eu consegui fazer!!!  Nem acreditei. Graças a minha amiga Loredana do blog La Canella (obrigada Lore). A forma eu improvisei nessa vasilha que comprei no início do ano quando tentei fazer queijo e não deu certo mas a ricota ficou perfeita e é muito fácil de fazer. São só 2 ingredientes: leite B e vinagre branco. Não dá o menor trabalho e é uma ótima base para patês. Vale a pena.  Receita aqui.





segunda-feira, novembro 23, 2009

DESCOBRINDO A EDIÇÃO DE FOTOS DO PICASA

Não faz muito tempo que baixei o Picasa mas até agora eu só usava para fazer colagens. Hoje descobri que ele tem um montão de recursos e comecei a brincar com um deles, o "preto e branco focalizado". Gostei, preciso navegar mais nele.







sábado, novembro 21, 2009

AGORA VAI....NATAL À VISTA!!

Pronto! Encarnei o espírito natalino. Ando um pouco lerda ultimamente se bem que pensando melhor acho que antigamente eu só começava a decorar a casa no primeiro dia de dezembro. Na verdade eu devo estar no tempo certo mas o comércio é que anda se antecipando a cada ano. Ontem coloquei as luzes na frente de casa, hoje enfeitei o blog e amanhã vamos montar a árvore. A ida ao shopping hoje à tarde me animou a desembalar os enfeites. Fomos eu, minha sogra, a Jú, o namorado e a Lú que está grávida e foi comprar um jogo de panelas para a futura casinha dela. A decoração estava bonita durante o dia mas é à noite que paira aquela magia no ar... aquelas luzes todas sempre me encantaram. Aliás o Natal sempre me encantou. E uma das coisas que eu mais gosto de fazer nessa época é assistir aquele filme "Esqueceram de mim"  só para ver a decoração de natal dos americanos e para acreditar que tudo sempre acaba bem e que o bom menino (meio malvadinho nesse caso) sempre vence o homem mau. Acho que já assisti umas 10 vezes. Gosto de verdade desse filme. Acho que vou pedir um dvd dele no natal.

Nessa época de natal, me lembro que quando era criança nós não tínhamos dinheiro para essas coisas de decoração natalina, afinal meus pais tiveram 7 filhos e ainda não existiam as lojinhas de 1,99 e a China era apenas um enorme país comunista que não fabricava todas estas quinquilharias (que eu adoro). As bolas de natal eram de vidro e nós tinhamos só algumas, por isso quando alguém quebrava uma era uma tristeza só. Eu queria as bolas de vidro de volta, essas de plástico são bonitinhas mas aquelas eram muito lindas. Será que alguém ainda tem delas? Não tínhamos pinheirinho de natal mas fazíamos a árvore com um galho seco e algodão para imitar a neve. Era o máximo. Eu e meus irmãos ficávamos muito orgulhosos das nossas árvores. Os presentes eram raros, poucos brinquedos que eram compartilhados por todos e nem por isso ficávamos tristes, pelo contrário, a gente valorizava mais. Este ano vou usar os enfeites vermelhos (a maioria está no meu banner de Natal aí em cima), bateu uma saudade... alguns tem quase 25 anos, todos têm uma história legal e fazem a gente lembrar de momentos felizes. (Acho que estou nostálgica demais hoje). Dizem que o vermelho espanta os males então vou apostar nele, acho até que vou ressuscitar o meu tapete cereja que está enrolado lá na lavanderia desde que mandei lavar no ano passado. Vermelho é uma cor poderosa, pena que enjoe rápido.

Como a época é de presentes vou colocar AQUI o link para o passo-a-passo das embalagens recicladas que eu fiz no ano passado. bjs a todos e acho que amanhã também não vou costurar, meu pai e minha irmã vem almoçar em casa, vamos assar um peixão que ele deu pra gente no mês passado e estava ocupando todo o espaço do freezer (menos!! acho que exagerei um pouco no tamanho, tô parecendo pescador Kkkkk). Adoro peixe. ;)


sexta-feira, novembro 20, 2009

RECEITA DE CASCAS DE LARANJA CRISTALIZADAS E QUILOS A MAIS (não por causa das cascas de laranja)


Gente, socorro!!! Minha filha é que está grávida e eu é que engordei 3 kg nos últimos 3 meses. E isso é demais para alguém que tem míseros 1m52 (faço questão dos 2cm embora já deva estar entrando naquela fase em que a gente começa a diminuir, cruzes!!)
Mas o pior de engordar é que em março fiz uma "promessa" de que não compraria roupas por 1 ano (já se foram 8 meses e continuo firme) e agora com este calor e com os kg a mais..........não tenho o que vestir. Ontem às 8 da manhã o termômetro da minha cozinha marcava 31º (detalhe, só pega sol à tarde na minha cozinha). Essa coisa de coloca-uma-roupa-e-não-fica-bom-põe-outra-e-fica-pior-ainda, dá um suadouro!!! ou seria suadoro??!! ....o bom dessa promessa é que serei obrigada a emagrecer. Mas a essa altura do campenato não é nada fácil pois o final de ano é farto por aqui. Parece que quase todo mundo que eu conheço e que costuma fazer festas de aniversário nasceu no segundo semestre....tá difícil!!!! E pensar que ainda faltam 30 e poucos dias para a comilança do final de ano começar. afffe!!! Quem sabe este calor ajude a derreter as gordurinhas... ;) ;) ;)

Falando em comilança, eu encontrei a receita que procurava há tempos, "casca de laranja cristalizada", quase não precisa de receita pois é super simples, embora demore uns dias para ficarem prontas, mas em todo o caso eu peguei a receita aqui. Consegui fazer mas não ficaram como eu imaginei então gostaria da ajuda de quem entende do assunto. Eu sei que o pessoal do sul faz sempre pois ouvi dizer que usam para adoçar chá e chimarrão. É verdade? Percebi que deveria ter cortado as cascas bem mais finas pois elas ficariam mais bonitinhas e mais açucaradas.  Pena que não deu para experimentar direito pois quem consegue tomar chá quente com esse calor? Então coloquei no chá e esperei esfriar mas acho que não é a mesma coisa que tomar com o chá quentinho. Vou fazer novo teste e fico devendo a resposta assim que o outono chegar. ;) ;)

Lu, do jeito que ficaram não dá para dar de presente de natal naquele potinho de vidro como eu havia pensado, elas vão estragar antes do tempo esfriar, ou não.....com esse tempo maluco, vai saber.....

Para quem quiser testar no próximo inverno eu fiz assim:



Lave bem as laranjas e descasque normalmente, pique bem mais fininhas do que nas fotos, as minhas ficaram muito largas. Sua família pode nem gostar de chá com cascas mas com esse calor vai adorar encontrar as laranjas descascadas na geladeira, aqui em casa fizeram muito sucesso.

Lave bem e deixe de molho na geladeira por 4 dias, trocando a água 2 a 3 vezes ao dia. Eu achei algumas receitas que pediam só 2 dias de molho mas eu deixei os 4 porque não tive tempo de fazer antes.

Escorra e coloque numa panela com açúcar, eu usei 1/2 medida de açúcar cristal para 1 medida de cascas. Leve ao fogo mexendo de vez em quando. Quando começar a açucarar mexa vigorosamente até cristalizarem.

Quando esfriar coloque em um pote bem fechado.
bjs a todos e um ótimo final de semana. Amanhã pretendo fazer um pouco do acolchoado e aí eu mostro para vocês.

segunda-feira, novembro 16, 2009

ACOLCHOADO







Bom gente, como minha filha foi rápida tenho que ser também. Ontem fiquei fazendo os quadrados do acolchoado e já terminei, agora falta recortar as molduras, fazer uma tira de quadradinhos para costurar em volta do acolchoado...sendo muito otimista termino no final de semana prolongado. (aqui é feriado na sexta!!!!Oba!!). Vendo essa foto com os quadrados estou me sentindo a verdadeira vovozinha, colcha de retalhos é mesmo coisa de vovozinha. (risos) Tô adorando!!! Eu retoquei a primeira foto para cores ficarem mais nítidas mas a segunda é que corresponde à realidade. Bjs

domingo, novembro 15, 2009

PROJETOS........BEBÊS, TECIDOS, JABUTICABAS......

Oi pessoal, parece que cada dia fica mais difícil postar. Primeiro porque o tempo anda escasso e depois porque ando correndo atrás de várias coisas, coisas boas e nem tão boas assim mas os problemas estão aí para serem solucionados e afinal de contas, quem não tem problemas? Acho que só quando somos crianças é que não os temos, ou pelo menos não temos consciência de que os temos. Mas vamos falar de coisas bacanas e eu quero compartilhar com vocês uma notícia MMMMUUIIIITTTOOO legal. Não contei antes porque tinha muita coisa acontecendo ao mesmo tempo, uma loucura!!!!  mas a notícia é que serei vovó!!!! E em breve. Gente, sem brincadeira, essa é a melhor notícia dos últimos 20 anos aqui em casa. Estamos todos muito felizes. Acho que crianças são a alegria do mundo e faz tempo que não temos bebês em casa. Todos aqui amamos crianças, meu marido sempre cuidou das meninas comigo e hoje elas trabalham com criancinhas e adoram.  O melhor de ter crianças em casa é que a gente volta a curtir brincadeiras, a assistir desenhos sem precisar de desculpas (na verdade nunca precisei)  o universo da gente volta a ficar mais colorido. Estou cheia de planos de costura para o quarto do bebê, enxoval da minha filha, uma correria deliciosa. Adoro correr atrás de coisas boas. Como só estou achando tempo para postar no final de semana tenho várias coisas para mostrar e dessa vez mostrarei todas no mesmo post (ai ai ai, queria tanto separar por temas, que mania..).

Começando com as costuras:
Sabe aquele rolo de tecido da Moda Bakeshop que eu mostrei aqui outro dia? Olha ele todo aberto.


Hoje resolvi que farei um pequeno acolchoado, desses que se coloca no chão pro bebê ficar brincando ou deitadinho. Pretendo fazer também uma bolsa para a minha filha carregar o acolchoado.
Essa é a fase de planejamento. Andei vendo algumas possibilidades de combinações e resolvi que farei assim, pode até ser que eu mude de idéia mas a princípio é isso. Parece bem fácil de fazer estes blocos mas quero só ver na hora de fazer o quilting à maquina....depois mostro para vocês.


Organizei os tecidos (adoro fazer isso) e já coloquei na ordem certa para costurar, quem vê pensa que sou organizada em tudo mas estou mmuuiiito longe disso. Às vezes meu marido brinca comigo quando tem alguma bagunça que se sobressai  aqui em casa e me pergunta: Porquê não coloca isso no blog? Por isso não se iludam com a ordem aparente... Kkkkkk


Agora os tecidos:
Estes tecidos e fitinhas são uma encomenda que minha sobrinha trouxe de Londres, como ela estava morando lá por alguns meses eu pedi que comprasse algumas coisas, adorei as fitas e os tecidos de fuscas, coelho e bicicletinha, são muito fofos mas são caros demais...


Eu ainda não conheço a Europa mas pretendo conhecer em breve. Acho facinante a idade das coisas por lá, olha só a sacola da loja....125 anos...e deve ser novinha esta loja. Aqui no Brasil, um país tão jovenzinho, eu sei que são pouquíssimas as empresas que tem mais de 100 anos. Uma dessas empresas é a Caixa Econômica Federal que tem quase 150 anos.


Dessas coisinhas fofas que ela trouxe o que mais gostei foi deste galão de anjos, com jeito vintage, que eu quero usar para customizar uma bata ou camisa, ainda não sei, como quase tudo por aqui vai passar uma temporada no armário até surgir inspiração.



As jabuticabas.....A d o r o! ! !
Na casa do meu avô paterno, em Descalvado/SP, tinha 1 jabuticabeira e na do meu avô materno tinha 3. Uma delas era ótima para subir e na época de jabuticabas a gente não saía de cima do pé pois eram doces e suculentas. Ô coisa boa. Eu tenho uma num vaso gigante aqui no meu quintal mas os passarinhos são os verdadeiros donos dela. Dessa vez resolvi tomar uma atitude para poder aproveitar algumas. Olha só como estou malvada (pelo menos foi isso que disseram aqui em casa). Coloquei algumas tiras de saquinho de pão, aqueles de papel craft, que são bem resistentes à chuva e consegui experimentar algumas jabuticabas. Acho que são do mesmo tipo das que meu avô plantou. Doces.....agora vou tirar os papéis e dar uma trégua para os passarinhos.





As fotos de flores também são do meu quintal. Tirei ontem quando estava o maior sol. Hoje felizmente choveu um pouco mas o calor continua terrível....não sei o que será da gente neste verão.... Agora vou prepar o almoço, minha filha está com vontade de comer lentilhas (risos)
Gd beijo e uma semana maravilhosa para todos.

Minha sogra deu uma mudinha bem pequena dessa samambaia de metro. É linda.

Moréia

Russélia

quinta-feira, novembro 05, 2009

É PRIMAVERA...

Algumas das flores que fotografei no final de semana.
Passei rapidinho para compartilhar toda a beleza dessas flores da chácara da minha sogra. Essa primeira deve ser da família das moréias mas não sei o nome dela. Um grande bj a todas e obrigada pelos recadinhos carinhosos. Infelizmente não estou conseguindo retribuir todas as visitas rapidamente mas leio todos os comentários e fico muito feliz.

HIBISCO


ORQUÍDEA


AGAPANTO


segunda-feira, novembro 02, 2009

PRESENTES E ENFEITES DE NATAL


Esta semana recebi o cachecol que ganhei em um sorteio do blog Tricô e Afins da Márcia Palamim . O cachecol ficou lindo. Ela escolheu uma cor que eu gosto muito e usou uma lã super diferente. Amei. E para embalar o cachecol ela fez um saquinho de piquê com a logo do blog. O fechamento é com um cordão arrematado por 2 tulipinhas. Tudo muito caprichado, inclusive o cartãozinho. Obrigada Márcia.

Ontem e hoje tirei muitas fotos na chácara mas estou sem tempo de formatar. Assim que puder coloco aqui (se meu micro não tiver problemas de novo pois semana passada fiquei sem navegador, provavelmente por causa de um vírus do pen drive da minha filha). Uma ótima semana para todos.






Os bonequinhos são enfeites que comprei para pendurar na árvore de natal.