


O dia amanheceu cinzento e a chuvinha deve começar a qualquer momento. O chão ainda está molhado da chuva que caiu ontem e com esse tempinho eu acordei só às 8h30 da manhã. Eu não gosto de acordar tarde e apesar de ser um pouco preguiçosa sempre me esforço para estar em pé às 6h30, mas nessa época do ano confesso....é difícil.... Tem gente que produz melhor à tarde ou à noite. Eu sou da manhã. Adoro a luz do dia, o sol. Devo ser movida a energia solar (risos) por isso gosto de levantar cedo. E por isso sinto tanta preguiça em dias nublados como hoje.Hoje quando acordei fui direto preparar um cafezinho, como faço todos os dias. Como não tinha pão, bolachas e nem torradas (deconfio que descuidei da dispensa), pensei em ir até a padaria, olhei pela janela mas não me animei a sair de casa. Pensei em fazer o pão, assim não teria que sair, mas até a massa crescer e assar, todos já estariam acordados e famintos. Então me lembrei do pão de minutos (vou chamá-lo assim, no plural mesmo), aquele que leva fermento para bolo e não precisa esperar crescer. Nunca tinha feito, sempre achei que ficasse seco. Deu certo!! Sabe que ficou gostoso e macio? Muito mais que um ótimo "quebra galho". Alterei a quantidade de sal na receita de 1/2 colher rasa (de sopa) para 1 colher rasa (de café) pois a minha amiga Elba fez e também achou que ficou salgado. Descobri que o nome da receita não é propaganda enganosa, eu não marquei o tempo mas todo o processo não deve ter passado de 30 minutos. O melhor é ver a manteiga derreter no pão quentinho. Para quem precisar numa emergência, segue a receita que usei:


Risque a máscara no avesso do tecido. Deixe uma margem para recortar pois a costura deverá ser feita sobre o risco (antes de recortar). A 1ª máscara que fiz, eu costurei já recortada e ficou toda torta.
Aplique o enfeite do lado direito do tecido cuidando para que não fique muito próximo ao risco e não seja "comido" pela costura (eu quase fiz isso).
Atenção para esta etapa. A ordem dos fatores altera o produto :):).
Costure deixando as aberturas nas laterais (para passar o elástico) e no alto (para virar a peça).
Coloque o elástico pela abertura lateral entre os 2 tecidos (como na foto) e empurre até que a outra ponta do elástico chegue na extremidade oposta.
Agora alfinete as pontas do elástico e feche as aberturas laterais costurando 2 vezes para prender bem o elástico.
Desvire e costure a abertura superior com pontos invisíveis.
Presponte o contorno da máscara. Eu gosto assim bem rústico (ou seria primitivo? :):)) mas se preferir faça na máquina de costura, fica mais refinado porém menos artesanal. Espero que tenham gostado. Ficou muito confuso? Bons sonhos!!! 


























