segunda-feira, agosto 12, 2013

BOLO DE IOGURTE COM NOZES OU O BOLO MAIS FOFO DO MUNDO. (E FÁCIL DE FAZER).


A receita quem me deu foi minha amiga Cássia. Esse bolo é daqueles que se você levar em uma reunião de amigas, já leve com a receita pois todo mundo vai pedir mesmo. rs. É assim que acontece, toda vez que a Cássia leva o bolo em algum lugar todos pedem a receita e como ela é generosa não vai se importar se eu publicar aqui para vocês.

Fiz um na quinta-feira e não tirei fotos. Ontem fiz outro, só que dessa vez não tinha nozes e usei castanha do Pará, mas ficou bom do mesmo jeito. A diferença é que com nozes ele fica mais escurinho e obviamente o sabor muda um pouco, mas como adoro toda e qualquer castanha... O próximo vou fazer com amêndoas.

Então aí vai a receita do bolo de nozes, com foto do bolo de castanha do Pará.

Ingredientes
4 ovos;
1 copo de iogurte natural (170g);
1/2 copo medida (do iogurte) de óleo (de preferência o de canola que não tem sabor);
2 copos medida (do iogurte) de açúcar;
2 copos medida (do iogurte) de farinha de trigo;
1 colher de sopa de fermento em pó;
aproximadamente 100 g de nozes para a massa;
50 g de nozes picadas para salpicar sobre o bolo.

Modo de fazer:
Primeiro ligue o forno pois a massa fica pronta rapidamente. Unte uma forma de furo no meio (eu unto com óleo e polvilho com farinha de trigo).
Coloque os 5 primeiros ingredientes no liquidificador e bata até a massa ficar homogênea. Acrescente 100g  de nozes e bata novamente. Por último acrescente o fermento e bata rapidamente, apenas para incorporar o fermento à massa.

Passe a mistura para a forma, coloque as nozes picadas sobre a massa. Eu costumo polvilhar um pouco de açúcar sobre as nozes, bem pouquinho mesmo, coisa de pitadas.

Leve ao forno 180º por aproximadamente 20 minutos. Faça o teste do palito para saber se está assado. Espere os elogios e distribua as receitas  rs. Delícia! 


Obs. Estes pontinhos pretos sobre a massa são sementes de Chia. Coloquei só para testar pois achei que elas podem substituir a semente de papoula, que não se encontra mais a venda no Brasil. Acho que deu certo.

Obs2. Ele fica mais fofinho com castanha do Pará.

Uma ótima semana a todos.


FEITO NO BRASIL